19 de abril de 2011

Gone - Desaparecer

««««««
[ótimo]
Eu recomendo: Gone - Desaparecer
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo século

Wake:
Gone é o último livro dessa trilogia, se você não leu os dois primeiros livros, Wake e Fade, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Janie não consegue achar paz, depois de ter trabalhado como espiã no caso relacionado ao abuso dos professores, todos querem se aproximar dela para saber o que realmente aconteceu e o quanto ela foi afetada pela situação. Tentando se livrar dos problemas ela viaja com Cabe para passar um tempo na cabana alugada junto com o irmão dele. Mas Janie não consegue paz em lugar nenhum, afinal sonhos não tiram férias, não é mesmo? E ela como uma apanhadora de sonhos se vê sugada para os pesadelos do próprio namorado, que falam dela, da cegueira e imobilidade resultante de ser uma apanhadora. Como se a situação não pudesse ficar pior ela recebe ligações preocupadas de sua amiga, algo aconteceu com sua mãe. Voltando para a casa desesperada descobre que sua mãe apenas está bêbada como sempre, quem está na UTI na verdade é seu pai há muito tempo desaparecido. O aparecimento dele traz a Janie muitas dúvidas, ela descobre que ele também é um apanhador e que talvez haja uma alternativa diferente para ela e seu dom.

Meu cantinho:
Apesar desse livro não ter um caso policial como o livro passado, que foi muito instigante, ele também não fica para traz. Toda a tensão do caso passado ainda está presente, as pessoas se aproximando de Janie querendo detalhes do que aconteceu na festa, é horrível, ela não faz idéia de como lidar com a situação pavorosa. Os sonhos – talvez seja melhor dizer pesadelos – de Cabe são horripilantes, ele sonhando com Janie e as deformidades que ela vai sofrer por conta de ser uma apanhadora, e ela tendo que presenciar tudo, sem conseguir escapar dos pesadelos faz com que eu sinta muita pena dela. O pior de tudo é que ele não se lembra desses pesadelos, ele não conversa sobre isso com ela e Janie fica sem saber como esclarecer tudo com ele, como dizer a Cabe que se ele não está disposto a agüentar a situação ele não precisa ficar com ela. A mãe de Janie e suas atitudes são desprezíveis, ela nunca deu valor a filha, nunca faz nada em casa, apenas fica bêbada e causa problemas. De repente ela quer ter razão, estar no controle e ainda mandar na filha, como se alguma vez na vida tivesse feito qualquer coisa boa para alguma das duas. A volta do pai de Janie, Henry, faz com que essa história esteja repleta de tensão e mistérios, envolvendo ser um apanhador e como evitar o fim deplorável que Janie via como inevitável. Tudo isso e muito mais faz com que você não consiga largar esse livro, definitivamente a escritora conseguiu fechar essa trilogia com chave de ouro!

Último volume.

2 comentários:

  1. ainda não li esse livro, mas quero muito terminar a trilogia!

    J.
    -the eater of books

    ResponderExcluir
  2. Devo dizer que essa é uma das minha trilogias preferidas! Fica atrás apenas de Gemma Doyle, minha paixão. A leitura é realmente apaixonante, e Cabe é muiito fofo.

    ResponderExcluir