28 de abril de 2011

A Mediadora - O arcano nove

[muito bom]

Eu recomendo: O arcano nove - A mediadora
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record

A Mediadora:
O arcano nove é o segundo volume dessa série, se você não leu o primeiro livro A terra das sombras, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Mudar para Califórnia tem suas vantagens e suas desvantagens. Sua mãe está feliz, mas em compensação ela ganhou irmãos. Ela encontrou outro Mediador, o padre Dominic, mas ele acha que ela não faz bom uso do seu dom (que ela vê como maldição) e que ela não deve usar violência contra as pobres almas atormentadas (o principal método dela). Ela tem um fantasma morando no seu quarto, mas ele é um fantasma bonzinho, lindo, por quem ela se apaixonou. Ela está finalmente gostando de alguém, mas esse alguém morreu a mais de 400 anos, ou seja, não é de carne e osso e parece não gostar dela (não da forma que ela gostaria). Suze ganha seu primeiro beijo e é chamada para um encontro, mas não é pelo garoto que ela gosta e sim por Tad. O lado positivo é que Tad é de carne e osso, mas é provável que seu passado tenha ligação com o espírito de uma mulher atormentada que não larga do pé de Suzannah. O que parecia estar ficando bom começa a ficar um tanto perigoso.

Meu cantinho:
Eu não sei exatamente o que aconteceu, da primeira vez que eu li esse livro (e todos os outros dessa série) eu achei eles maravilhosos! Perfeitos! Entretanto, relendo Arcano Nove eu percebi algumas coisas que me desagradaram que eu não tinha visto antes. Acho que quando li pela primeira vez estava encantada com a série e acabei deixando passar batido alguns detalhes que acabei percebendo na segunda leitura.
Bem, o livro é muito bom em uma primeira leitura, porque ele é envolvente e com muitos detalhes e alguns devaneios de Suzannah (que conta a história), mas percebi que em uma segunda leitura esses detalhes e devaneios dela podem ficar um pouco enfadonhos, portanto, talvez quem goste de uma leitura mais leve, direta, sem enrolação esse livro seja um pouco cansativo (sendo na primeira ou segunda leitura). Mas eu gosto muito dele no geral, li algumas críticas e a maioria das pessoas gostam do livro, mas criticam sempre dois pontos: o primeiro que o curso da história se assemelha muito ao do livro passado, Suzannah, tentando se adaptar, levar uma vida normal, tentando resolver tudo na base da porrada, a situação saí do controle e ela acaba precisando de ajuda para se livrar desse problemão. Segunda crítica é que às vezes Suzannah é muito imatura. Gostaria de rebater essas duas críticas. Confesso que a primeira está certa, o enredo desse livro se assemelha muito com o primeiro, mas os próximos livros da série não são assim. E mesmo que sejam semelhantes não são idênticos, o problema é outro, o mistério é outro, apenas a curiosidade e vontade de devorar o livro são as mesmas. Portanto, acho que isso não prejudica em nada a qualidade da historia. Quanto à segunda crítica, eu sou totalmente contra ela! Primeiro que essa série é denominada “infanto-juvenil”, direcionada a um público mais jovem e eu acho que Meg tentou fazer uma personagem adolescente e até certo ponto “imatura” com quem seu público pudesse se identificar. O fato dela ser impulsiva e briguenta – que oferece a ela um ar ainda maior de imaturidade – é apenas a personalidade dela. Quanto a ela ser imatura em relacionamentos, bem, se você passasse sua vida inteira enfrentando fantasmas, sem qualquer chance de desenvolver uma vida social, acho que você também teria dificuldades no campo amoroso. Acho que a personagem Suzannah é muito bem construída, forte, decidida, briguenta, de quem eu gosto muito.
Uma última observação que eu quero fazer (o post já está grande o suficiente) é sobre o pai de Suze, eu adorei ele logo de cara, ele é engraçado, divertido e gosta muito dela (apesar dela duvidar disso), ele tirando satisfação com Jesse foi ótimo! Adoro!

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série A Mediadora é Reunião. Você já pode conferir a resenha clicando aqui!

2 comentários:

  1. particularmente não gosto dessa série da meg, só li ao primeiro livro e não tive vontade de ler os próximos - mas adoro essas novas capas! rs.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. OI!
    Eu estou doida para ler essa série! todos dizem que é divertido.
    Realmente é na releitura que ccnhecemos um livro. Há vários livros q eu li e amei e depois de reler, deixei de lado.

    Adorei a resenha!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir