4 de abril de 2011

Resposta ao Anônimo - Anjo das Trevas


Hoje eu abri meu e-mail e vi que havia um comentário anônimo em uma postagem antiga, no livro Anjo das Trevas – O início. Eu sempre confiro os comentários dos meus leitores e fiquei muito surpresa com o comentário anônimo e não consegui ficar sem dar uma boa resposta, já que fui mau interpretada além de insultada. Espero que meus leitores me concedam esse espaço para falar sobre isso e dar a minha resposta. O comentário que eu recebi foi o seguinte:

“Se gostou do livro por que criticou tanto? Vampiros são vampiros. São lendas, não precisam ficar sendo inventados de formas diferentes o tempo todo como na ridicula versão de Stephenie Meyer em que vampiros brilham no sol. O livro é sim muito bom e você deve ser uma nerdzona que se dedica mais em ler e criticar do que com sua vida pessoal.”

E a minha resposta para você querido anônimo, que está inclusive nos comentários da postagem em questão é a seguinte:

“Bem, eu gostei muito do livro, tanto que classifiquei ele como "muito bom" caso não tenha visto, e sim, eu tenho críticas, é a minha opinião, se você discorda, tudo bem! Mas acho que para isso você deveria ter lido com mais atenção o que eu escrevi e deveria ter pensando melhor na sua resposta.          
Você diz que vampiros são lendas, que não precisam ser inventados. Eu acho que cada autor tem a liberdade para fazer o que quiser. Meyer quer escrever sobre vampiros que brilham no sol, ela tem todo o direito, o livro é dela!           
A Fernanda, no livro dela, não usou o vampiro "lenda", o tradicional, como você disse. Ela mudou muita coisa e usou muitas coisas de outros autores, foi isso a minha critica aproveitar coisas dos outros quando ela poderia ter mais liberdade. Mas a escolha foi dela e foi apenas um ponto que eu não gostei. Não estou falando para ela criar nada fora do comum, se ela quer se prender as "lendas", ok, eu critiquei a falta de criatividade em copiar pontos, cenas, características de outros autores. Acho que na verdade, você não leu direito a minha crítica já que seu comentário ficou meio "deslocado".       
Como já disse o livro é bom, espero muito ansiosa pelo próximo e que a autora seja mais independente.        
E sabe pessoa anônima, eu sou uma nerd sim, adoro ler e escrever minhas opiniões sobre os livros que leio, como muitos outros blogueiros. Isso não significa que eu não tenha uma vida social, diferente de você que perde tempo como anônimo insultando pessoas sem ao menos ler com atenção o que elas escreveram. Arrume uma vida social e pare de perder tempo criticando os outros de forma leviana. Obrigada.”

Quem estiver interessada leia o “meu cantinho", eu adorei o livro e minha crítica não foi no ponto que o comentário anônimo criticou, não pedi que ela criasse um vampiro novo, maluco, diferente, que brilha no sol, que voa, que planta bananeira, sei lá! Eu critiquei passagens dos livros que a autora escreve igual a outros autores. Cenas que você lê e fala: nossa, isso parece Ward escrevendo, ou nossa, isso parece a Bella falando com Edward. Isso foi o que eu critiquei. O livro é muito bom, sem dúvida! E se qualquer pessoa discorda de minhas opiniões, ok! Sério! Mas para isso não precisa me insultar! Falando que ter um blog que faz crítica a livros é falta de uma vida social, é um hobby, gosto de ler e de escrever com vários outros blogueiros. Dei destaque a esse comentário porque acho que você não insulta apenas a mim, mas as outras pessoas que fazem o mesmo que eu. Gostou do livro, discorda da minha opinião, é seu direito, mas não insulte o meu trabalho por uma opinião contraditória. Isso é falta de respeito, falta de educação. Acho que ao invés de perder tempo dessa forma você deveria ir ler um livro, ou curtir sua vida social.

7 comentários:

  1. As pessoas, às vezes, esquecem que estamos expressando nossa opinião e levam a coisa a um nível totalmente diferente. Além de ser falta de educação é completamente sem sentido. No final das contas fica feio pra pessoa que nem teve a coragem de se identificar e não para você que só escreveu o que você acha :)
    Não ligue, gente assim sempre aparecerá!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  2. É tenso isso aí, vai ver que nem leu a resenha direito e fica criticando. Claro que criticas são sempre bem vindas, mas regadas de respeito.
    Além de ter ofendido nós blogueiro que fazemos post com maior amor e por hobby...
    Achei muito legal sua resposta e concordo.
    kkk sabe o que mais achei engraçado, dele falar que vc não se dedica tanto com sua vida pessoal, a única pessoa que vi incomodado foi ele, talvez ele seja assim.
    hahaha
    beijos querida, e continue fazendo resenhas com sua total opnião. =D

    Delírios de Salomé

    ResponderExcluir
  3. Mesmo que a pessoa em questão estivesse certa em sua crítica, perdeu completamente a credibilidade por não se identificar e por não fazer essa crítica de forma educada.
    Tem cada um por aí, acho que nem deve ter lido o livro já que nem se deu o trabalho de ler seu post com atenção.

    ResponderExcluir
  4. é complicado.. tem gente que entra no blog só para vir insultar. mas faz parte..
    beijos

    ResponderExcluir
  5. nuss, que pessoa mais sem noção! O que esse anônimo tem contra liberdade de expressão?

    ResponderExcluir
  6. É sem noção, cada pessoa tem direito de gostar ou não do livro, você deu sua opinião e pronto, a pessoa podia ter deixado a opinião dela sem ofender...

    Bjus
    Gisele

    ResponderExcluir
  7. ju,sou sua fã,deu uma resposta a altura

    ResponderExcluir