16 de abril de 2012

A arte da Guerra


««««««
[bom]

Eu recomendo: A arte da guerra
Autor: Sun Tzu
Editora: Pandorga

Sinopse:
Esse livro traz os ensinamentos da arte da guerra escrito pelo famoso general que acumulou inúmeras vitórias, ele ensina diversas táticas de como agir diante das situações mais adversas, seja água, fogo, número. Muitas dessas estratégias porém pode ser levadas para além do âmbito da guerra, tanto para vida profissional quanto pessoal de cada um o que torna a leitura do livro válida.

Meu cantinho:
É extremamente difícil fazer a resenha de um livro e dar minha opinião pessoal se ele não tem um enredo ou algo mais concreto que se possa questionar. A arte da guerra é um livro no qual o general, através de seus conhecimentos fala sobre pontos e estratégias necessários para se vencer uma guerra.
Esse livro tem diversas adaptações para o mundo empresarial e pessoal, consigo imaginar algumas das táticas adaptadas, principalmente no quesito empresarial, mas algumas coisas são bem difíceis de imaginar. Por exemplo, ele fala acerca da poeira levantada no caminho, o que pode significar: que o inimigo passou com um grande grupo, que o inimigo está parado nas proximidades, que o inimigo caminha de tal forma.
A verdade é que eu li esse livro mais por curiosidade porque sempre falam muito bem dele e dos ensinamentos que se pode levar para a vida. Realmente o autor fala de algumas coisas e situações que podem ser aproveitadas para a vida real. Gostei particularmente de duas citações, as quais anotei na minha agenda: “ciente de suas capacidades e limitações, não inicies nenhuma batalha que não posssas terminar” e “Semear a desordem nas próprias fileiras é oferecer aos outros o caminho da vitória”.
Algumas vezes o livro consegue ser bem entediante, quando ele começa a se repetir sobre vantagem numérica entre outros pontos. Mas acredito ser uma leitura válida pela curiosidade e por alguns ensinamentos que as pessoas possam levar consigo. O livro é bem pequeno e a leitura pode ser feita de maneira rápida, sem ser muito cansativo. Infelizmente não tenho muito mais a acrescentar sobre ele.


Volume único. 

2 comentários:

  1. Nossa, tive que ler esse livro na faculdade, e é mesmo bem adaptável para assuntos empresariais, mesmo tendo sido escrito há tanto tempo. Mas ficou bem entediante mesmo ;~

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tive que ler este livro no colegio,e sinceramente como era forçado e não por livre e espontanea vontade acabei não gostando :(

    ResponderExcluir