20 de abril de 2012

Extras


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Extras
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera

Feios:
Extras é o quatro livro da série Feios, se você não leu Feios, Perfeitos e Especiais o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Após a libertação muita coisa mudou, na cidade de Aya Fuse, para conseguir as coisas que antigamente eram tão facilmente fornecidas pela interface da cidade, agora precisam ser trocadas por méritos. Você consegue méritos se realizar trabalhos ou for útil a cidade de alguma forma, ou da forma que todas as pessoas tentam, criando um canal e divulgando vídeos, tentando alcançar a fama. Aya está em busca da matéria que irá leva-la entre os mil primeiros mais vistos, e talvez ela tenha encontrado. Certo dia ela vê pessoas surfando sobre os trens e percebe que o boato sobre as Ardilosas, pessoas que fazem coisas radicais, mas que não são divulgadas em lugar nenhum, pode ser verdade. Seguindo uma das possíveis suspeitas ela acaba encontrado as meninas, mas elas não gostam de divulgação e Aya vai precisar se infiltrar no grupo com câmeras escondidas para poder registrar as aventuras desse grupo. Mas o que começa como a matéria de um grupo secreto pode evoluir para algo muito maior, já que em um dos passeios o trem para em ponto inusitado dentro da montanha e figuras inumanas carregam aço, metal agora tão raro nas cidades, para esse espaço secreto. Investigando melhor elas descobrem que a montanha todo foi construída como um impulsionador de massas, que os cilindros de aço estão cobertos de matéria inteligente e que podem ser direcionados para qualquer cidade e destruir o mundo. Aya Fuse conseguiu sua matéria, mas também pode estar correndo perigo e diante dessa ameaça ao planeta Tally reaparece.

Meu cantinho:
Comecei a ler o livro sem muita animação, afinal é uma história completamente diferente que se passa a vários anos depois das lutas e a consequente libertação em decorrência das ações de Tally no último livro. Temos essa personagem Aya Fuse, que está completamente inserida no sistema, que quer completar logo 16 anos para poder fazer cirurgias que a deixem mais bonita e diminuam seu nariz que tanto se destaca. Além disso, ela é uma divulgadora e quer a todo custo subir sua fama. Confesso que o começo é meio tedioso, a coisa melhora um pouco quando ela encontra as Ardilosas e se infiltra no grupo, mas o enredo está tão limitado a questões da fama e a fugir dela fazendo coisas perigosas que eu fiquei um pouco desapontada. Entendo que a questão da fama seja algo que perpassa nossa vida e traz algumas reflexões, na verdade achei uma alternativa muito interessante criada pelo autor depois do colapso do sistema passado, mas depois da amplitude que foram os outros livros eu fiquei um pouco desapontada. Mas logo as coisas mudaram, assim que surgem as figuras inumanas e a possibilidade de destruição do mundo através do impulsionador de massa, tudo se torna ainda melhor e quando a Tally apareceu eu não pude deixar de comemorar!
Fiquei um pouco triste com a participação relativamente pequena de Tally, sabia que o livro não era focado nela e que ela teria uma pequena participação, mas não consegui deixar de me sentir decepcionada. Outra coisa foi a personalidade dela, sabia que ela havia permanecido como Cortadora, que decidiu lutar sozinha a passar por mais modificações no seu cérebro, mas mesmo assim ela me pareceu um pouco diferente demais, muito bruta, muito rude, muito insensível as vezes, senti uma diferença da Tally do livro passado. Além de Tally temos outros personagens antigos que fiquei muito feliz com a participação, personagens que nem imaginava que veria!
Quanto aos personagens novos, bem, Hiro é um típico irmão mais velho chato, que por ser famoso fica metido e não liga muito para sua irmã mais nova Aya. Ren, o melhor amigo de Hiro é o típico personagem inteligente, que é gentil com a irmã do amigo. Frizz, um outro personagem que acaba se envolvendo na confusão causada pela matéria de Aya e que está visivelmente interessado nela, sofreu uma cirurgia para ficar com olhos de mangá, o que é extremamente difícil de imaginar! Ele também criou um grupo da Honestidade Radical, no qual os integrantes passam por uma cirurgia que os impedem de mentir... algo que definitivamente não funcionaria no mundo real – e que faz os personagens passarem por alguns apertos. Eden Maru, uma das ardilosas, é um tanto quanto irritante, mas perspicaz. Aya é a menina comum, que assim como Tally queria muito fazer parte do sistema, mas acho que diferente de Tally ela não sofre uma evolução tçao grande. Tally percebe como o mundo dos perfeitos é errado, Aya se prende até o último segundo na ideia de que precisa filmar e de como a matéria é boa. Ela evolui, claro, quando perde a privacidade e como percebe que coisas são fantásticas mesmo que não sejam documentadas, mas ainda assim uma evolução pequena e com muitas recaídas. Finalizando o personagem gostaria de falar da câmera de Aya, Moggle, isso mesmo, ela tem uma câmera voadora que a salva de muitas enrascadas e que parece ter uma personalidade própria, gostei muito dela!
Uma coisa que realmente me incomodou nesse livro foi a mudança radical na capa, quem viu a capa original sabe que há uma oriental na foto, e acho extremamente válido já que no livro os personagens falam japonês, mas na capa brasileira eles colocaram uma loira de olhos azuis que não faz referência a nada, pois sabemos que a Tally tem várias tatuagens pelo rosto (o que seria algo próximo da capa passada). A moça da capa é muito bonita, mas não remete a nada no livro, por isso acho que houve uma perda.
Amei esse livro e fico triste por termos chegado ao fim da série, mas a verdade é que eu espero que haja uma continuação. Acho que muitas coisas ficaram inacabadas para Tally e eu gostaria muito de que houvesse um final mais certo, mais esclarecido.


Último Volume.

3 comentários:

  1. Acredita que eu tenho os dois primeiros livros desta série e ainda não li nenhum deles?! Eu cou comprar os outros dois mas nem sei quando poderei ler...

    Vanessa - balaio

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei ler o primeiro, acabei travando e nada me dá muita vontade de prosseguir a leitura :/

    Você já viu a Gincana de Revitalização que estamos fazendo? As inscrições vão somente até 25/04, corre lá e participe dos desafios, concorrendo a vários prêmios! http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/04/gincana-de-revitalizacao-001.html

    xx carol

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, ainda não li Especiais, então preferi só dar uma lida por cima ;x
    Eu também não entendi porque a mudança de capa, mas como não li o livro, achei que poderia ter algo a ver, uma pena né? ;~

    Beijinhos

    ResponderExcluir