18 de novembro de 2012

Resposta Certa


««««««
[bom]

Eu recomendo: Resposta Certa
Autor: David Nicholls
Editora: Intrinseca

Sinopse:
Brian está ingressando na faculdade, no curso de Literatura Inglesa, ele tem diversos planos, estudar, crescer, conhecer pessoas novas, ser sociável, e depois de ver o anúncio no quadro, participar do Desafio Universitário, o jogo de perguntas e respostas que ele assistia com seu pai quando criança. Ele está na equipe com Alice, estudante de teatro, linda, popular, divertida, por quem ele está perdidamente apaixonado e que vai tentar conquistar de todas as formas, por mais que as formas dele sejam desastradas e tristemente hilárias. As vezes as coisas parecem estar ao seu favor, e de repente tudo parece ruir e Brian vai precisar enfrentar mais esse desafio.

Meu cantinho:
Eu comecei a ler esse livro com expectativas enormes, acho que todas as pessoas que leram Um Dia criaram essa expectativa porque o trabalho desse autor foi simplesmente magnifico, e eu pensei: ou Resposta Certa será tão bom quanto, ou irá me decepcionar. No começo da leitura me identifiquei muito e comecei a amar o livro, mas logo muitas coisas me desagradaram... o livro é bom, mas não chega perto dos pés de Um Dia.
Quero começar elogiando os personagens, acho que eles são muito reais, apesar de que alguns podem pensar que ele só trabalha com estereótipos, a patricinha que todos desejam, o nerd que vira amigo da patricinha e secretamente a ama, o cara cheio de potencial mas que é todo rebelde e por isso acaba chamando atenção das meninas, a oriental inteligente, o menino porra loca, os esportistas, os universitários revolucionários: vamos conversar de política e vamos mudar o mundo! (tentei ser uma dessas no começo de faculdade, mas o papel de nerd me cabia melhor, além de oriental) todos são personagens muito reais, são pessoas que conheci quando estava no colégio e quando entrei para a faculdade. Confesso que Alice, a patricinha com quem todos querem ficar me irrita, odeio esse tipo de pessoa que tem tudo, mas de certa forma não da valor a nada, não respeita a sí e aos outros, e fico extremamente irritada quando as pessoas a volta (exceto Rebecca – a vamos mudar o mundo) não conseguem ver isso, o que normalmente acontece nos livros. Brian nosso personagem principal é um nerd que tenta ser sofisiticado – leva Alice para ver O encouraçado Potenkin, vi esse filme na faculdade e sofri, pode ser um clássico, mas eu não gosto e não acho que seja o ideal para um encontro já que não é nada romântico. As vezes fico com raiva dele, como ele rapidamente esquece o Spencer, seu melhor amigo, não se preocupa, e como troca amigos e família por uma garota que não vale nada.
Quando comecei a ler as aspirações de Brian para a entrada na Universidade senti que voltei no tempo, era tudo o que eu queria quando eu entrei - menos o “fazer amor com mulheres sofisticadas” – sabe dialogar, debater com consistência, esperava um grande desenvolvimento intelectual, aprender algumas línguas e igualmente ele, uma língua morta como o latim. Acho que planejamos muito quando enfrentamos essa nova etapa da vida e acredito que aqueles que já passaram por isso com certeza vão se identificar com esse começo e acha-lo tão familiar quanto eu. Várias outras coisas me fizeram me identificar com o personagem, aquele momento em que somos muito próximos de uma pessoa, quando temos um amigo de infância e nossos caminhos nos afastam e passamos muito tempo longe e quando nos encontramos tem aquele momento estranho em que ficamos com medo do silêncio. Ou entrar na faculdade com ânimo total e as vezes perdemos o ânimo, o foco no meio do caminho e os planos de estudo não saem como queremos.
Acho muito interessante o fato de que no início de cada capítulo, o autor coloca uma pergunta e a resposta, como se fosse do Desafio, e a resposta se relaciona com o que vai acontecer naquele capítulo, então sabemos (ou desconfiamos) o rumo que a história vai tomar.
Um problema que o livro tem para mim é que, como Brian que é o personagem principal entra para uma faculdade de Literatura Inglesa, há muitas menções a obras literárias clássicas que eu confesso que: a) não tenho a mínima ideia de que livro é esse, b) o título é vagamente familiar ou conheço o nome do autor já que tenho um livro dele aqui em casa que nunca li – parte da coleção do meu pai. Ou seja, eu fico boiando em inúmeras referências que ele faz e acredito que isso possa acontecer com muitas pessoas, o que pode ser meio chato no decorrer da leitura. 
Acho que o livro perde um pouco o ritmo, acho que entre as férias da faculdade até o início das aulas e a aparição de Spencer no Campus, o livro corre de uma maneira um tanto quanto chata, eu só sei que a leitura não flui muito bem e até considerei deixar o livro na estante um tempo, mas resisti porque dificilmente recupero um livro quando largo no meio. Valeu a penas não ter desistido, pois achei que o final do Desafio prende totalmente a atenção do leitor e gostei disso, apesar de que muitas outras coisas que aconteceram serem previsíveis, o livro foi interessante a leitura com certeza valeu a pena.

Volume único.

3 comentários:

  1. Olá!!

    Ainda não li Um Dia, mas ganhei ele de aniversário e pretendo ler em breve. Pelo o que vejo nos blogs, as pessoas se decepcionam um pouco com esse livro quando tentam comprar com Um Dia.. :T

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana! Tudo bem?

    Assim como você, me apaixonei perdidamente por Um Dia. Se tornou um dos meus favoritos.
    Acabei me interessando pelo Resposta Certa por ser do mesmo autor, mas também estou com medo de me decepcionar.
    Eu estava na dúvida, mas depois que li sua resenha acho que nem vou mais comprar. Apesar de que você falou que valeu a pena. Oh, céus. haha

    Beijos,
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  3. Bom o que me chamou a atenção foi justamente o que você não gostou, a literatura inglesa, sou fã de carteirinha, e amo livros que fazem referência a esses livros, fiquei ate com mais vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir