25 de novembro de 2012

Os instrumentos mortais - Cidade de Vidro

[muito bom]

Eu recomendo: Cidade de Vidro – Os instrumentos mortais
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera

Os Instrumentos Mortais:
Esse é o terceiro volume da série, se você não leu Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Clary está em busca de um feiticeiro que pode ajudar sua mãe, tentando mante-la longe de problemas Jace arma para que ela não vá a Alicante, mas ela faz uso de seus surpreendentes poderes e descobre um modo de ir a cidade, logo percebe que Jace realmente não a quer por perto e ela começa a contar com ajuda de Sebastian, um jovem caçador das sombras que parece ter interesse nela. Enquanto isso Valentim está atrás dos Instrumentos Mortais, mas a Clave está muito segura de que o último instrumento não está ao alcance dele, já que ninguém sabe onde está, e de que a cidade está segura, já que a barreira esteve firme durante milhares de anos, eles acreditam que Valetim não possui recursos para derruba-las. Mas Valetim consegue esse feito e pede que a Clave se renda a ele, agora as opções da Clave são se render ao Valentim e a seu dominío ou trabalhar com as Criaturas do Submundo. 

Meu cantinho:
Eu estava perdidamente apaixonada por essa série e quando esse livro foi lançado eu comprei ele como uma louca, mas assim que tive eles nas mãos meu interesse passou, estava interessada em outros livros e fui lendo, lendo e ele ficou na estante. Até que um belo dia eu estava meio para baixo, querendo ler algo mais empolgante que me distrai-se e falei: agora é a vez de Cidade de Vidro!
Preciso dizer que peguei esse livro para ler em um momento não muito bom para mim, por isso acho que eu estava menos encantada com a série e percebi coisas que não tinha percebido antes – não sei se cabe só a esse livro ou aos anteriores – estranhei muito o estilo, as vezes as construções, os diálogos, as situações soam extremamente infantis e isso me assustou um bocado, pois não era essa a imagem que tinha da autora. Algumas coisas sempre foram bem óbvias na história, como o fato de Jace e Clary não serem irmãos, afinal, eles são os personagens principais e se amam então eles tem que ficar juntos, o mais lógico pelo o que sabemos – já que Jocelyn havia criado Clary, é que Jace não fosse filho de Valentim. A partir disso, com as outras informações que ela traz no livro muita coisa fica óbvia, suspeitamos de muitas coisas, assim que Clary começa a ouvir sobre o passado de sua mãe e seu pai, ela nem precisou concluir, já havia ligado todos os pontos e já sabia o que havia acontecido e quem eram quem nesse livro.
Também reparei em um pequeno erro na história, Clary perde a estrela que era da mãe dela e depois de um tempo muito curto ela aparece com outra, não explica de onde ela tirou essa estrela, se ela pegou de Jace ou de outra pessoa, mas eu vi como um erro da autora que ou não explicou ou não se lembrou que a estrela havia sido perdida. Apesar de todas as minhas críticas preciso dizer que empolguei bastante com o final e que a conversa entre Jace e Amantis me provocaram arrepios!
Vou abrir aqui um espaço para falar de Simon, ele sofre um monte sempre, coitado (no primeiro livro achava ele muito irritante)! Ele vai ajudar Lightwoods que estão sofrendo um ataque de criaturas demoníacas e acaba entrando em Alicante sem permissão, a Clave diz que vai leva-lo de volta a cidade, mas acaba prendendo ele na prisão e torturando ele – ninguém se importa de checar realmente se ele chegou e quando percebem o coitado já estava passando por uns maus bocados. Quando Raphael, seu criador, aparece para falar com ele, ele é extremamente duro com Simon, falando que ele não se dá conta de que está morto, o que é verdade, ele tenta levar uma vida normal, ele é amigo, ele é divertido, nem os leitores, apesar de sabermos que ele se tornou um vampiro, não conseguimos ver ele como alguém morto. Preciso dizer que ele é uma pessoa que existe apenas em livros, o que ele faz no final, pela Clave, por Clary e pelos vampiros é inesperado, e fico me perguntando quais vão ser as consequências dos atos dele. Apesar de ser vampiro ele é uma ótima pessoa, boa, caridosa, altruísta, do tipo que só existe em livros.
Outro personagem sobre o qual eu quero falar é Alec, acho que todo mundo discute os sentimentos dele de forma muito superficial e ninguém o leva muito a sério, quando ele começa a reagir a respeito dos sentimentos dele eu confesso que eu fiquei bastante empolgada e gostei do desfecho! Na verdade, a maioria das coisas ficam encaminhadas nesse livro, poucas coisas sobram para dar margem ao que será trabalhado no próximo livro e assim já tenho minhas suspeitas.

Continuação:
[Atualizado] O próximo volume da série Os Instrumentos Mortais é Cidade dos Anjos Caídos. Você já pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Ela pega a estrela emprestada, acho... Enfim, não gostei muito desse livro não. Na verdade, detestei: Cidade das cinzas foi, para mim, o ápice da série. Cidade de vidro até me desanimou de continuar lendo :// Vc já leu a prequel (anjo mecânico)? É muuito boa!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana!

    Sou suspeita para falar da série Os Instrumentos Mortais. Me apaixonei! haha
    Ainda não li Cidade dos Anjos Caídos por medo de me decepcionar, mas já li ótimas resenhas sobre ele. Só elogios!

    Beijos!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir