19 de dezembro de 2012

A culpa é das estrelas

[ótimo]

Eu recomendo: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Hazel Grace tem um câncer, ela tem dificuldades de respirar agora que ele avançou para o seu pulmão e ela não está muito animada com a perspectiva de futuro. Sua mãe a leva ao médico que diagnostica depressão e aconselha ela a frequentar um grupo de apoio. Nesse grupo ela encontra Augustus, um sobrevivente do câncer, e ele a convida para sair. O envolvimento deles começa, e junto eles descobrem coisas novas, se divertem, compartilham seus problemas, tristezas e esperanças e enfrentam a morte. Sempre seguindo em frente, apesar de todas as dificuldades.

Meu cantinho:
Pensei em várias formas de começar a falar desse livro, mas vou usar a palavra de outra pessoa (citação essa que está na capa): “Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais.” – Markus Zusak, autor de a menina que roubava livros. Acho que eu simplesmente não poderia ter dito melhor!
O livro conta a vida de Hazel Grace, com um câncer terminal, todos os tratamentos são para prolongar a vida dela, não há chance de cura. Ela começa a frequentar um grupo de apoio depois de diagnosticada com depressão, e lá ela houve o conselheiro Patrick falar de como se curou do câncer e todos falando seu nome, seus diagnóstico e por assim vai, ela sempre troca suspiros de irritação com outro adolescente, Isaac, ele teve câncer em um dos olhos e agora usa um olho de vidro. Certo dia, em um dos encontros Isaac leva seu amigo Augustus, que perdeu a perna devido a um câncer, para fazer companhia a ele, quando vai dar a notícia de que o câncer agora está em seu outro olho e ele irá ficar cego (Depois que eles se aproximam mais Hazel fala pra ele: mas não foi legal esse negócio de ficar cego – Hazel! Ele não tem culpa!). Depois do grupo, Augustus chama Hazel para sair e assim a história começa. O livro é encantador, apaixonante, hilário e trágico. 
Eu fico em dúvida se minha resenha será boa o suficiente para descrever tudo o que esse livro tem de bom. Acho que quando eu percebo erros ou coisas que me desagradam no livro é muito mais fácil de apontar, mas quando ele é bom, e quando tudo nele é bom como nesse livro, fica complicado descrevê-lo. O livro é muito real em muitos aspectos, as pessoas que tem câncer enfrentam uma série de dificuldades, e como o autor coloca, não é consequência do câncer, é consequência de se estar morrendo. As pessoas tratam você de forma diferente (o que as vezes eles usam a favor e outras é extremamente incômodo) é muito difícil você manter relacionamentos com pessoas que você tem pouco em comum, ainda mais com as debilidades que a doença gera e a perspectiva que se torna diferente, é horrível pensar em sua família, na dor que eles enfrentam pelo seus estado de saúde, e em como sua futura ausência irá afetá-los. Ainda assim, apesar de todas as dificuldades Hazel, Issac e Augustus enfrentam tudo com muito companheirismo, com muita força de vontade e com uma pitada de humor incrível. Quando todos tentam passar a mão na cabeça e falar que tudo vai ficar bem, e eles sabem que não vai ficar bem, eles simplesmente adicionam uma dose de humor, não pelos outros, mas por eles. É extremamente triste você ver uma pessoa que sabe que vai morrer a qualquer minuto (sei que todos morreremos um dia, mas a realidades deles é muito mais marcada por isso) pensar: “se eu conseguir viver por mais uma semana” e lá está você torcendo para que Hazel tenha todas as semanas que precisar.
Quando estava acabando de ler esse livro comecei a chorar desesperadamente, já era quase meia-noite, minha mãe saiu do meu quarto e perguntou: o que tá acontecendo? E eu falei: o livro é muito triste! (com voz de choro) e ela: não acredito que você tá chorando por causa de livro! (eu choro muito com livros, mas não tão alto) e eu: mas é muito triste, para de ser má. (minha mãe com cara de quem aparentemente está segurando o riso) fala: tira essa cachorra da cama – e vai embora. 
Ri muito, chorei também, um livro encantador, fofo, triste, trágico, tudo junto. Um turbilhão de sentimentos que poucos livros conseguem causar no leitor. Esplêndido!

Volume único.

3 comentários:

  1. Esse livro é muitomuito fofinho! Não gostei muito do fato dos personagens serem legais demais, mas o jeito com que ele aborda o câncer (como algo secundário) é mt bom.

    ResponderExcluir
  2. Então, mais um livrinho que eu tenho certeza de que é suuuuper bom, mas que eu ainda não li apesar de ter na eatante em casa....ô dó que me dá!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!

    Esse livro me desperta muito interesse, devido a tantas críticas boas dele, mas tenho certo receio de ler, pois choro muito com livros também. haha E não estou num bom momento para ler histórias tristes.

    Beijos, flor.
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir