11 de dezembro de 2012

A Irmandade das calças viajantes

[muito bom]

Eu recomendo: A Irmandade das Calças Viajantes
Autora: Ann Brashares
Editora: Rocco

Sinopse:
Lena, Carmen, Tibby e Bee são quatro amigas de infância inseparáveis, entretanto, esse será o primeiro verão das quatro separadas. Lena vai para Grécia conhecer os avós, Carmen vai visitar o pai (seus pais são separados e ela nunca foi a cidade dele), Tibby não vai viajar e Bee vai para Baja, em um acampamento treinar futebol. Diante da inevitável separação elas encontram uma calça mágica, que serve em todas as amigas, de tamanhos diferentes, que deixa as quatro deslumbrantes. Uma lista de regras para o uso da calça é feita e um rodízio é planejado, a calça mágica irá passar o verão com as amigas, ligando umas as outras e prometendo magia nas férias de cada uma.

Meu cantinho:
Comecei a ler e pensei: por favor, não permita que o resto do livro seja tão ruim quanto o prólogo, infantil e forçado. Minhas preces foram atendidas. Eu tinha interesse nesse livro por já ter visto o filme que se chama “Quatro amigas e um jeans viajante” que achei bem bacana, o filme conta a história desse primeiro livro. (Obs: fui procurar o trailer para linkar aqui e descobri que tem um segundo filme que vou começar a baixar, mas pelo o que vi não tem semelhança alguma com o segundo livro que já comecei a ler). No geral, o livro e o filme são bem parecidos, exceto pela história de Lena. Lena vai para a Grécia conhecer os avós e isso é tudo que ambos tem de semelhante, no filme Lena é meiga, se apaixona e faz as coisas certas, no livro eu achei ela grossa, arrogante, extremamente estúpida com os meninos que não faz nada certo. Lá Kostos, um menino muito bonito e adorado pelos avós de Lena, demonstra interesse nela, mas ela acha que todos os meninos são iguais e acaba sendo indelicada e fria. Para piorar eles passam por uma situação delicada em que ela entende tudo errado e acaba deixando os avós com raiva de Kostos, logo quando ela percebe que ele é um menino bom e que está evidentemente apaixonada por ele.
Tibby é a amiga que fica para traz na cidade, trabalhando no supermercado, cuidando dos irmãos mais novos. Certo dia no serviço uma menina desmaia, Bailey, de 12 anos, depois desse dia elas acabam se aproximando, uma sempre provocando a outra, até que Tibby descobre que Bailey possui leucemia, elas acabam se aproximando ainda mais e Bailey decide ajudar a amiga no filme que essa estava pensando em produzir. Tibby parecia ser a menina mais chata do mundo no filme, mas ela até que não é tão chata assim no livro, mas ainda é a que eu menos gosto – acho Lena muito irritante, mas tenho a impressão que no livro ela é a mais sem graça que fica de lado sempre.
Carmen vai visitar o pai e está ansiosa, esperando por todos os programas que fará ao seu lado, entretanto, ao chegar lá descobre que seu pai vai casar novamente com uma mulher que já tem dois filhos, todos lindos e louros, e ela, a menina com a bunda grande e morena, metade porto-riquenha, que não se encaixa na família perfeita. Acho a parte da doença de Bailey e o final da história de Carmen as mais comoventes, a conversa ao telefone com o pai dela, falando sobre como ela sente a falta dele é muito triste. Dessa história também quero dar destaque para Paul, ele é um dos filhos da noiva de Al, pai de Carmen, e ele é extremamente na dele e calado, mas é alguém muito interesse, prestem atenção nele!
Bee é a menina loura, linda e esportiva que vai para um acampamento treinar futebol – ela é a melhor jogadora do lugar. Ela é espontânea, cheia de energia e adora desafios. Ela acaba se interessando por um dos treinadores do lugar e vai fazer de tudo para tê-lo. No filme a história de Bee fica bem superficial, mas ela tem uma série de traumas por conta da mãe e ela acaba ficando muito mau no final desse livro. Na verdade, o final das quatro histórias tem grande diferença do filme, o que é bom já que algo me surpreendeu no livro. 
As calças vão passando entre as meninas, na primeira rodada ela parece não funcionar de maneira tão efetiva para a maioria, mas na segunda ela parece realmente trazer coisas boas as meninas. Na troca das calças temos bilhetes além de algumas cartas em outros momentos, trocadas com as amigas, preciso dizer que não entendo para que escrever cartas se você não vai escrever mais de oito linhas, ela escreve para uma amiga a quilômetros de distância e manda um paragrafo apenas¿ Meio sem sentido. Mas é no geral um livro gostoso, conta a história de quatro amigas com personalidades muito diferentes, passando por situações diferentes, problemas com meninos, pais, empregos, doenças. Em alguns pontos é uma história boba e infantil assim como as personagens, mas é preciso entender que elas têm 15 anos e eu era boba assim também aos quinze.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é O segundo verão da Irmandade. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Essa é uma série que sempre digo "vou ler" mas acabo nunca comprando. Pelos filmes, parece ser bem divertida e legal, uma verdadeira história sobre amizade, mas não é prioridade literária, sabe? O jeito é ficar de olho nas promoções do submarino DHAUSD

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas assisti o filme. Sabe um dia à toa que vc vai até a locadora e aluga algo aleatória.. foi assim que eu conheci "Quatro amigas e um jeans viajante" e adorei! Vou ler o livro! Só não sei quando... rsrs... tem livro na fila pro ano que vem todo já... XD

    Adorei sua resenha!!

    Tem post novo no meu blog!!
    Passe por lá para ler e comentar!
    Desde já agradeço a visita!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir