12 de fevereiro de 2014

Dustlands - Caminhos de Sangue

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Caminhos de sangue – Dustlands
Autora: Moira Young
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Saba e Lugh nasceram no solstício de inverno na Lagoa da Prata, eles vivem lá com seu pai e sua irmã mais nova Emmi. A vida não é fácil, eles quase não têm comida, nem água, e a chuva não vem. É quando uma tempestade chega, mas não aquela que eles queriam, é uma tempestade de areia, seguida por homens montados a cavalos, armados, que vieram com o objetivo de sequestrar Lugh, o rapaz nascido no solstício de inverno, para ser levado ao rei e ser sacrificado no solstício de verão. O pai deles morre tentando salvar Lugh e sobra para Saba a missão de cuidar de Emmi, que ela tanto odeia e resgatar o seu irmão das garras do rei. Ela tem que enfrentar desertos, ladrões, assassinos, é então raptada por traficantes de escravos, ela tem que lutar na jaula, elaborar um plano de fuga, enfrentar criatura que nem imaginava existir, e chegar ao seu irmão antes do solstício de verão.

Meu cantinho:
Antes de falar sobre qualquer coisa, eu preciso falar sobre a escrita do livro. Eu ouvi inúmeras críticas a esse respeito, como é de mau gosto, como quebra o ritmo da leitura, como o texto deixa de fluir. Confesso que quando eu comecei a ler foi um choque, a autora escreve do modo que a Saba, personagem principal fala: com erros, com letras comidas, sem respeito algum a uma gramática. Não há travessão para indicar se é uma fala, um pensamento, você percebe conforme o desenrolar da história. Li algumas sinopses de pessoas falando que não sabiam se era um fala ou um pensamento, mas eu não tive muitas dificuldades em perceber quando era um ou outro. De fato é um tanto estranho ler tudo errado, as vezes sem uma pontuação correta, mas não é nada que impeça o fluxo da leitura. E, uma vez acostumado, você entra melhor na personagem e vê tudo o que acontece pelo ponto de vista dela. Saba fala desse modo pois foi criada no meio do nada, sem instrução, e todo o conhecimento que ela tem é o que vemos na leitura. Essa é a minha opinião, sei que muitas pessoas não gostaram, mas acredito que apesar disso o livro valha muito a pena, é um livro que não para, com um acontecimento atrás do outro, com diversos pontos positivos.
Caminhos de Sangue se passa em um futuro no qual os humanos conhecidos como Devastadores arruinaram grande parte do planeta. Há dificuldade em se obter água, comida, em se manter seguro, em se manter livre. Há um rei que governa do modo mais caótico e sádico possível, ele controla o povo através do chaal, um tipo de droga sobre o qual ele tem o controle da produção. Esse rei louco também acredita em uma superstição de que para obter vida longa ele precisa sacrificar um menino nascido no solstício de inverno, no solstício de verão.
Saba e Lugh nasceram no solstício de inverno. Lugh foi o primeiro a nascer, em seguida ela. As diferenças físicas e de personalidade entre os dois é grande. Saba sempre coloca Lugh em primeiro lugar, não consegue viver sem ele, para ela seu irmão é a coisa mais importante da sua vida. Ela está de certa forma conformada como as coisas estão. Eles viveram a vida toda na Lagoa da Prata, a vida lá não é fácil, quase não há comida, a água da lagoa está acabando, não há previsão de chuva. Eles vivem com seu pai e sua irmã mais nova, Emmi. Saba tem um grande respeito por seu pai, que parece saber encantamentos e diz que um viajante uma vez lhe ensinou a ler o destino nas estrelas, por isso ele sabe o que vai acontecer, mas fala pouco sobre isso. Em contrapartida, ela odeia sua irmã mais nova Emmi, porque sua mãe morreu no parto dela e desde então, seu pai nunca mais foi o mesmo. Já Lugh não aguenta mais a decisão do pai de ficar na Lagoa da Prata, passando necessidades, esperando a chuva que não vem nunca. Ele acha que seu pai inventou sobre ler as estrelas, que ele não sabe de nada. Lugh adora a Emmi, e sempre mima e a protege das maldades de Saba.
Então quando eles menos esperam chegam uma tempestade, mas é uma tempestade de areia, e no meio dela homens montados em cavalos, armados, os tontons, que vieram levar Lugh para o rei, que foi denunciado por um informante que vivia nas redondezas, viciado em chaal. O pai de Saba diz que sabia que isso aconteceria, ele fala que chegou sua hora, que Saba precisará ser forte, e partem para tentar resgatar Lugh. Eles não conseguem, seu irmão é levado, seu pai é morto, e ela fica abandonada naquela terra com a única pessoa da família que não gosta. Ela salva o pouco que pode, queima o corpo do pai e liberta seu espírito, e parte em busca do irmão carregando Emmi. É uma viagem cansativa, Saba pretende deixar sua irmã com Mercy, uma amiga da família que mora a alguns dias de caminhada da Lagoa, e depois partir para resgatar o irmão. Ela leva muito tempo para chegar lá, Emmi tem 9 anos, é pequena, não está acostumada a andar e fica com os calcanhares em carne viva. Quando chega até Mercy ela recolhe algumas informações e parte, mas Emmi viaja escondida atrás de Saba. Elas atravessam um deserto, são sequestradas, e levadas a uma pequena cidade. Saba é usada com uma lutadora na jaula e Emmi fica como empregada. Basicamente Saba é colocada para lutar contra outras mulheres, se você perde três lutas você vai para o corredor da morte. Saba entra em uma espécie de transe quando começa a lutar e simplesmente massacra suas adversárias, achei um pouco forçado essa parte porque ela foi criada no meio da nada, passando necessidades, não acho que ela teria uma constituição física tão boa assim. Nesse lugar ela consegue pistas sobre onde Lugh estaria, ela conhece um lutador no campo dos homens que lhe chama a atenção e que sabe como chegar aonde Lugh está. Ela conhece um grupo de mulheres Gaviãs Livres, que organizam um plano com a ajuda de Saba para libertar todos os escravos da jaula. Mas os perigos estão apenas começando, ela tem que passar por lugares abandonados, confiar em desconhecidos, além de enfrentar monstros gigantes, correndo contra o tempo pois os solstício de verão está próximo.
O livro é muito envolvente e não fica parado. Acho a determinação e a coragem de Saba incrível, diferente de outras mocinhas que movem céu e terra por um cara, ela está fazendo isso pelo irmão dela. Gosto do modo como as coisas se desenrolam entre ela e a irmã. Jack, o outro lutador que ajuda Saba na busca por Luke, é simplesmente encantador, com o seu jeito de bandido e seus flertes, mas nada exagerado. Apesar de surgir algo entre esses dois, não é nada meloso demais, nem exagerado, é dentro da medida diante da tragédia que eles viveram e da missão que Saba escolheu para si. O livro tem várias reviravoltas, algumas mortes muito tristes no final, mas sempre muita ação. Só acho que as cenas de luta no final poderiam ter sido um pouco mais detalhadas – sou louca pelas cenas de lutas, mas nada que mude minha opinião sobre esse livro. Para fechar, gostaria de falar do lindo trabalho de diagramação, adorei os detalhes com desenhos de um corvo, que na verdade é como um pássaro de estimação que Saba cria. Tem um desenho de um pequeno corvo quando ocorre uma mudança na passagem de texto, e outro grande que marcam grandes mudanças no enredo ou longas passagens de tempo. Ficou tudo muito bem trabalhado, gostei!

Continuação:
O próximo livro dessa série é Coração Rebelde, sem previsão de lançamento no Brasil.

2 comentários:

  1. Oie Juliana =)

    Lembro que na época do lançamento desse livro muitas pessoas criticaram a linguagem usada pela autora. Normalmente eu prefiro livros que tenham uma linguagem mais "formal", porém esse detalhe talvez nem incomodasse se a história for boa.

    Ainda não li esse livro, mas tenho bastante curiosidade já que gosto bastante de distopia.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana!
    Li algumas resenhas negativas sobre esse livro e até por isso não fiquei muito interessada pela leitura. Agora a sus resenha me deixou mais curiosa, mesmo não sendo muito fã das descrições de luta, quero saber o que acontece com esses irmãos...
    Beijos, gostei muito do blog e estou seguindo!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir