14 de fevereiro de 2014

Will&Will

[ótimo]

Eu recomendo: Will&Will
Autor: John Green e David Levithan
Editora: Galera

Sinopse:
Will Grayson tem como lema ignorar aqueles que lhe incomodam e calar a boca, assim ele não arruma confusão. Ele não é um dos mais populares do colégio, tem poucos amigos, entre ele está Tiny Cooper. Um cara gigante, jogador de futebol, e gay assumido. Certo dia o caminho desses dois cruza com o de outro Will Grayson, com problemas com a mãe, depressão, solidão e medo de assumir sua homossexualidade. O primeiro Will Grayson se vê apaixonado por uma menina, não correspondido e enfrenta problema com Tiny, seu melhor amigo. O segundo Will Grayson vê uma grande melhora na sua vida graças as mudanças provocadas por Tiny, mas ainda tem muitos obstáculos a enfrentar. Além disso, temos Tiny, que apesar de expansivo e alegre tem seus próprios medos e problemas com os quais lidar. Um livro que fala sobre amizade e amor, independente da opção sexual da pessoa.

Meu cantinho:
Eu sabia muito pouco sobre esse livro, apenas que teríamos um casal homossexual e pelo título do livro eu presumi que seria entre os dois Wills – me enganei. O livro tem capítulos intercalados entre os dois Wills, ambos se chamam Will Grayson, por isso vou chamar de Will 1 e Will 2. O primeiro a nos ser apresentado é Will 1, ele não é um dos meninos mais populares, não tem namorada e nem parece muito interessado em relacionados e por isso que seu melhor amigo Tiny Cooper gosta de dizer que ele é assexuado. Will apenas se deixa levar, segue o fluxo, segue as orientações dos pais, vai bem na escola, não costuma fazer nada de errado, seu lema é ignorar as situações desconfortáveis e calar a boca. O grande destaque na vida de Will 1 é esse seu amigo Tiny, que não tem nada de pequeno, ele é gigante, enorme, adora falar sobre si, acredita que o mundo gira ao redor dele, e é gay assumido. Tiny recentemente tem tentando empurrar Will 1 para Jane, mas apesar dela ser bonita e deles terem coisas em comum, ele se sente confuso pois ao mesmo tempo em que quer estar, não quer estar com ela, e acaba rejeitando-a. Por conta do desenrolar até esse ponto eu acredita seriamente que Will 1 iria se descobrir gay, se encontrar de alguma forma com Will 2, e eles ficaram juntos. Entretanto, não é o que acontece, ele começa a desenvolver um interesse maior por Jane, começa a agir, tomar algumas atitudes que normalmente não faria – mas nada em um sentido negativo, só deixa a passividade de lado. Lógico que esse é um processo longo, e as vezes eu só queria gritar com ele por não fazer ou falar certas coisas! Acredito que os capítulos de Will 1 tenham sido escritos por John Green, achei a escrita semelhante a dele, as situações complicadas, os traços de fofuras recheadas de humor, aquela coisa bem única do Green. Também tenho essa suspeita porque em um dos capítulos do Will 1 aparece uma menina com nome Hazel, fiquei com um frio na barriga achando que era a Hazel de A culpa é das estrelas e que nos seria mostrado algo a mais da vida dela, mas a verdade é que ela aparece só nesse momento e não há mais nada.
Quando entrei no primeiro capítulo com Will 2 foi uma diferença enorme. A escrita e estruturação do texto são completamente diferentes, e por nunca ter me deparado com nada assim nos demais trabalhos do John Green, acredito que esses capítulos tenham sido escritos por David Levithan. O escritor só usa letra minúscula, mesmo no início das frases ou nomes próprios. Os diálogos são sempre narrados pelo autor, no qual ele estrutura com “eu:” e, na fala seguinte o nome da pessoa, não há travessão, como normalmente é usado para demonstrá-los. E os pensamentos de Will 2 e os diálogos são sempre separados por um espaço no texto. Will 2 é gay, mas nunca se assumiu. Ele tem uma vida muito complicada, toma remédios para a depressão, está sempre em conflito com sua mãe e nunca mais viu seu pai que abandonou os dois. A única coisa boa do seu dia é Issaac, que ele conheceu pela internet, por quem está apaixonado. Depois me muito tempo se correspondendo, eles decidem finalmente se encontrar, que é o momento no qual a vida de Will 1 e Will 2 se cruzam. Não vou falar o que acontece com Issaac porque isso seria um spoiler muito grande, eu mesma me surpreendi muito com essa parte, portanto, vou deixar para que vocês descubram na leitura. Acontece que a situação não acaba muito bem, é quando Will 1 e Will 2 se esbarram e Will 1 apresenta Tiny a Will 2. Tiny pode ser meio egocêntrico as vezes, mas ele também gosta de ajudar as pessoas e faz possível para consolar Will 2. Will 2 então começa a se envolver com Tiny, as mudanças nele são enormes, mas ele também tem dificuldade em lidar com Tiny. Acontece que Tiny Cooper, que tem um destaque nesse livro tanto quando os Wills, as vezes consegue ser bem irritante. Primeiro por ser muito focado nele, ele não consegue ver quando Will 1 precisa dele como amigo, ou que Will 2 tem certos entraves psicológicos, e assunto que Tiny trata com superficialidade na verdade são aspectos complicados para ele. Mesmo que muitas vezes Will 2 trate as situações complicadas com um humor, ainda é possível perceber que nem tudo é fácil para ele. Mas Tiny no geral é uma pessoa legal, que quer o bem das outras, e que também tem os seus problemas apesar de sempre tentar se mostrar positivo em todas as situações.
Após as histórias se cruzarem grande parte do foco do livro se volta para uma peça que Tiny está escrevendo, que a princípio fala sobre ele, mas que depois de conhecer Will 2 ele percebe que precisa tratar de amor. Enquanto isso Will 1 está triste porque Jane voltou com seu ex-namorado e não consegue conversar ou buscar apoio em Tiny, que tem seu foco todo voltado para a peça. Além disso, ele fez um personagem chamado Phil, que na verdade é Will 1, e quando Tiny vai descrever como deve ser Phil ele acaba magoando muito Will 1 com suas palavras. Will 2 vive uma confusão de sentimentos, novos amigos, ele se assumindo para todos, a evolução no seu relacionamento com a mãe – essa parte foi uma das mais tocantes.
O livro foi bem diferente, não pela questão da homossexualidade, mas pelos personagens tão distintos que são apresentados, pelo modo como os capítulos são estruturados, pela evolução dos personagens, pela intensidade das situações. Gostei principalmente do desfecho, recomendo a todos.

Volume único.

2 comentários:

  1. Nossa fiquei muito confusa com esse negocio de Will pra lá Will pra cá, fico me perguntando como seria na hora da leitura rsrs mas acredito que seja um exelente livro, já que foge de todo clichê Fiquei muito curiosa com sua resenha, ela foi muito esclarecedora :D

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana!
    Não sei se conseguiria acompanhar a leitura, não por causa da história, mas confundiria os personagens. Mesmo assim o livro deve ser bom, trata de um tema que não foi muito explorado.
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir