9 de fevereiro de 2014

Os Bridgertons - O Visconde que me amava

[ótimo]

Eu recomendo: O Visconde que me amava – Os Bridgertons
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro

Os Bridgertons:
O Visconde que me amava é segundo livro dessa série, se você não leu O Duque e eu, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Anthony Bridgerton é um visconde bonito e muito rico, cobiçado pelas mães com filhas solteiras. Entretanto, ele tem uma fama de libertino e de um homem que não tem planos de se casar. Acontece que Anthony acredita que assim como o seu pai, está fadado a morrer cedo, por isso decide escolher uma esposa e produzir um herdeiro. Ele quer uma mulher atraente, de bons modos, elegante, que seja agradável, mas que não seja alguém que ele possa amar. Ele então se decide por Edwina, que tem todas essas características e é a pérola da estação. Contudo, Edwina declara que qualquer pretendente que queira a sua mão precisa ser aprovado por sua irmã mais velha Kate. Kate não pretende deixar que Anthony se case com sua irmã, pois acredita que um libertino sempre será um libertino. Enquanto ele tenta conquistar sua aprovação, acaba se encantando com Kate e ela aos poucos percebe que o visconde tem diversas qualidades.

Meu cantinho:
O segundo volume dessa série foi ainda melhor do que o primeiro. Se eu tenho alguma crítica a ele é referente a modelo da capa, que eu acho que não combina com a descrição de nenhum personagem da trama. Fora isso o livro está maravilhoso, revisão, diagramação e enredo.
Anthony Bridgerton foi um filho que amou muito o seu pai e sua morte o marcou profundamente. Aparentemente seu pai era um homem forte, sem quaisquer problemas de saúde, até que um dia enquanto caminhava, foi picado por uma abelha e morreu. Anthony tem para si que ele nunca poderá superar o pai em nada, inclusive na sua estimativa de vida. Acreditando que seu tempo de vida é limitado, ele decide que está na hora de se casar e gerar um futuro herdeiro, o que surpreende a todos. Ele define algumas regras para a escolha da sua esposa, ela precisa ser agradável, não pode ser burra e de modo algum deve ser alguém por quem ele possa se apaixonar. Em uma conversa com os irmãos ele rapidamente define a sua escolhida: Edwina Sheffield. Ela não tem muitas poses, mas isso não é um problema para o visconde. Ela é pequena, magra, elegante, com bons modos, de pele clara, loira de olhos azuis. Assim que a vê e conversa com ela, percebe que de fato ela é a melhor opção. Chega então aos ouvidos de Anthony uma declaração de Edwina, que ela só se casaria com um homem que fosse aprovado por sua irmã mais velha, Kate. Kate na realidade é meia-irmã de Edwina, e isso explica porque elas são tão diferentes. Kate parece muito alta ao lado da irmã, com seus cabelos e olhos escuros, e enquanto Edwin transmite fragilidade, Kate transmite confiança. É óbvio que entre as duas Edwina é quem fará o melhor casamento, isso se Kate chegar a se casar, já que nenhum homem tem mostrado interesse nela (a não ser aqueles que a procuram para buscar sua aprovação de forma a conquistar sua irmã).
Kate já ouviu muitos boatos acerca do visconde e acredita que ele jamais poderá ser um bom partido para sua irmã. Ela entende que desde a morte do pai delas a situação financeira deles ficou complicadas, e por isso ela está tendo uma apresentação tão tardiamente junto com a irmã, e que é sua irmã quem tem mais chances de um bom casamento. Ela sabe que o visconde é um bom partido nesse sentido, mas acredita que ele sempre foi e sempre será libertino e isso apenas fará Edwina infeliz. O Visconde fará tudo ao seu alcance para mudar a opinião de Kate, mas isso não acontece tão facilmente. Eles acabam se enfrentando, se indignando, se desentendendo. Anthony começa a perceber que Kate mexe com ele mais do que ele gostaria e isso o importuna. Aos poucos, em pequenas situações, eles acabam se entendo e Kate percebe que o visconde tem seu lado gentil e que ele de fato poderá fazer sua irmã feliz. Quando ele recebe a aprovação de Kate, pelo qual lutou arduamente, ele percebe que o empecilho para se casar com Edwina não existe mais, mas que quem ele deseja verdadeiramente é Kate. Contudo, Anthony não pode voltar atrás em suas ações, que indicavam seu interesse por Edwina. O modo como a situação se resolve é através de um escândalo motivado por uma abelha (gostaria de explicar melhor mas não quero revelar spoilers). Lógico que o livro não acaba por ai, Anthony tem que enfrentar as barreiras que tem com a morte do pai, as novidades do casamento e o estranho medo da esposa com trovões, que se mostrou outro trauma de infância.
O livro é delicioso, uma narrativa leve, que flui. Os personagens são tão diferentes entre si, todos muito bem construídos. Adorei o aparente desencontro entre Kate e Anthony, as situações constrangedoras, os pensamentos escondidos, os limites que não podiam ser ultrapassados, apenas para saborear o entendimento dos dois. Gostei do fato do casal do livro anterior aparecer nesse livro, mesmo que a participação tenha sido bem pequena. Um ótimo romance histórico, a autora apenas cresceu nesse livro. Estou ansiosa pela continuação.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Um perfeito cavalheiro. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

4 comentários:

  1. Oi, obrigada pela visita lá no blog :)
    Já li esse livro e gostei, na verdade eu gosto da serie é boa, pelo menos até agora, to muito curiosa pelo terceiro livro por estão falando por ai a forma do casal ficarem junto é diferente e quero conferir se é diferente mesmo :)
    Muito boa sua resenha e estou seguindo aqui tbm ^^
    Beijos
    brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que curiosidade que eu tenho de ler essa série. Eu adoro casais brigões, que precisam enxergar que se amam, mas vivem brigando.

    Bjs
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah! Esses romances de época da arqueiro!
    Sou louca para ter todos eles *O*
    São o único tipo de romance que eu gosto hahahaa
    Adorei a resenha
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, *-* tenho super vontade de ler esses romances de época <3
    Mas eu acabo nunca comprando.. se eu encontrar uma promoção bacana vou comprar, tanto esses quanto os da Harlequin :) Concordo contigo quanto às editoras precisarem verificar as capas .. elas nunca tem a ver com os personagens, acho chato isso =/

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com
    Seguindo teu blog!

    ResponderExcluir