7 de março de 2014

Contos da Seleção - O príncipe & O Guarda

[bom]

Eu recomendo: Contos da Seleção – O Príncipe & O guarda
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte

A Seleção:
Contos da Seleção traz trechos dos livros A Seleção e A Elite, contados do ponto de vista de outros personagens. Se você não leu os dois livros da série o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Nesse livro a autora traz dois contos, um narrado por Maxon e outro por Aspen. O conto de Maxon começa antes do início do processo da Seleção. Ele com receio de não encontrar alguém que possa amar, as verdades por detrás do processo, o momento em que conhece America e alguns outros que passa ao seu lado. O conto narrado por Aspen já relata ele no castelo trabalhando, seus pensamentos e angústia diante dos seus sentimentos por America. Além disso, o livro possui os três capítulos iniciais de A Escolhida, o próximo livro da série, além de extras com uma entrevista com a autora, o nome de todas as selecionadas, lista das castas, a árvore genealógica dos personagens principais, além de uma playlist que trás uma música para cada capítulo dos livros lançados até hoje.

Meu cantinho:
O primeiro conto que temos é do Príncipe Maxon. O que está escrito no verso do livro assim como a sinopse liberada pela editora dá a entender que Maxon se apaixonou por alguém antes de conhecer America, mas a situação não foi exatamente essa. Havia sim uma mulher, uma princesa, que ele via raramente durante visitas ao país dela, com quem se correspondia as vezes e que parecia ter uma grande afinidade. Era alguém que entendia o que era estar em sua posição, as obrigações, responsabilidades, e principalmente as dificuldades. Quando Maxon alcança a idade que finalmente permitirá o processo, ela o aborda, falando que o ama, que está prometida a outra pessoa, mas que abriria mão de tudo que tem, do seu título, se ele falar com o pai para que ela participe do processo. Maxon não sede, ele não pode ir contra o processo, ir contra o pai e angustiada ela o acusa de estar deixando o amor escapar, que irá se arrepender. Ele fica mortificado e em dúvida, pensando se amava ela e não tinha reconhecido o sentimento, o que definitivamente não é o caso – o que fica muito claro para o leitor quando ele conhece America. A parte mais legal desse conto foi ver o que ocorre por trás do processo da seleção, como ele descobre que não é um sorteio verdadeiramente, que seu pai escolheu quem participaria mediante os benefícios que a união traria, escolhendo apenas algumas poucas pela localização, lugares distantes, para parecer que o processo era realmente aleatório. As cenas dele com America não trazem muito mais para o leitor, apesar de ser narrada por ele, não houve muita diferenciação do que o leitor pode entender pela narração de America.
O conto de Aspen começa quando uma das escolhidas é pega beijando um guarda e será açoitada por isso. Isso corrói lentamente Aspen, o enche de dúvidas e medos. Definitivamente esse conto foi muito mais rico que o de Maxon. Como Aspen é da guarda, ele não tem muitas chances de falar abertamente e seu tempo com America é limitado, quando ele aparece não temos muito detalhes dele. Houveram muitas coisas novas, cenas inéditas, pude ver um novo lado dele, gestos de amizade, que me fizeram gostar um pouquinho mais dele. Claro que isso só me deixou com mais dúvida, com quem America tem que terminar?
Infelizmente os dois contos são bem pequenos. Quando eles acabam temos os três primeiros capítulos de A Escolha, eu deverei rapidamente e me arrependi amargamente por não ter aproveitado melhor a leitura. Eu fiquei simplesmente encantada e quero desesperadamente ler esse novo livro! Depois dos três capítulos temos os extras. O primeiro é uma entrevista com Kiera, foi legal, mas muito pequena, apesar de que ela não traz nenhuma novidade da série. Depois temos a lista completa das selecionadas, apenas nome e casta. As listas das castas também não é nada demais, apenas uma listagem de possíveis profissões para cada uma delas. Depois temos a árvore genealógica de America, Aspen e Maxon, e um pequeno trecho explicando rapidamente sobre como ela começou após a quarta Guerra Mundial até nosso personagem. Definitivamente a mais interessante é de Aspen, onde seus antepassados começaram como três, e hoje são seis. Por fim, temos a parte mais desnecessária desse livro, que é a playlist oficial. Para cada capítulo de A Seleção e A Elite, a autora escolhe uma música, há o nome da música e da banda/cantor(a), um pequeno trecho da música e depois um trecho do capítulo que justifique a escolha da canção. Eu acredito que é possível a associação de uma música com um livro, mas acho que fazer uma playlist, uma música para cada capítulo algo meio bobo e desnecessário.
Acredito que os contos valeram a pena para apaziguar a angustia esperando o novo livro, mas trazendo poucas novidades. Os três capítulos iniciais de A Escolha foram o melhor de tudo. Os extras foram um tanto quanto desnecessários, acredito que mais para dar volume.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é A Escolha. Você já pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Eu ainda não li nenhum livro da série, mas estou com A Seleção pra ler. Estou enrolando um pouco porque vi opiniões muito diversas sobre o livro, então tô com um pé atrás! Mas já vi que tem bastante contos sobre, né? Isso normalmente dá uma dinâmica boa pra série :D

    Beijos,
    Leeh - Caverna Literária
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu gostei de ver o ponto de vista de Maxon e Aspen, não mudou minha opinião continuo tão confusa quanto America por quem escolher rsrsrs. Os extras são bem interessantes, mas concordo que dificilmente vou parar para ouvir o playlist e ler junto com os capítulos rsrs, é desnecessário mesmo.
    Li os livros A Seleção e A Elite nessas ferias e este livro de contos só me deixou mais ansiosa para A Escolha, não vejo a hora que chegue maio para poder saber o final.

    Beijos
    Letycia

    ResponderExcluir