16 de março de 2014

De Repente Acontece

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: De repente acontece
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Sara é uma menina certinha, nerd, que teve poucos relacionamentos e que espera encontrar alguém que lhe complete, sua alma gêmea. Ela acha que essa pessoa pode ser Dave, popular e lindo, que mostrou interesse nela e a chamou para sair. Logo ela se vê em um relacionamento onde nem sempre está feliz, acaba se afastando um pouco de suas amigas, anda com pessoas que sempre lhe ignoraram, se vê pressionada a perder a virgindade por um cara que é um crianção, que implica com alunos não populares. Tobey sabe que Dave não é uma boa pessoa e está disposto a conquistar Sara, por quem está perdidamente apaixonado. Ele tenta sempre esbarrar com ela, e apesar de suas trapalhadas consegue fazê-la rir, além disso, ele decide mudar radicalmente sua vida em alguns aspectos, para que esteja a altura dela. Um típico mundo adolescente, com pressões do colégio, expectativas quanto a faculdade, problemas familiares e a construção de relacionamentos amorosos.

Meu cantinho:
Apesar de só ter lido Tipo Destino da autora, eu comprei vários outros livros dela porque gostei muito da sua escrita. De repente acontece é outro livro muito bom, um chick lit, um romance bacana, mas não tem nada muito além disso. A capa é bonita, gostei do fato da lombada seguir o padrão dos outros livros da autora. Infelizmente percebi alguns pequenos erros, o maior que eu vi foi a troca do nome do personagem. Era um conversa com Mike, e estava escrito Mark, e eu fiquei lendo e pensando de onde veio esse personagem novo, quem é ele? Até que me toquei que foi um erro de revisão.
Os capítulos são intercalados, narrado por Tobey e por Sara. Tobey não é o cara mais bonito do mundo, muitas espinhas, um corpo não muito atlético – apesar de que isso melhorou muito já que ele passou as férias malhando. Ele é um garoto muito inteligente e não precisa se esforçar para entender as coisas, apesar disso, suas médias não são muito altas porque ele se recusa a fazer qualquer trabalho ou dever de casa.  Mesmo com a insistência de seu pai e dos comentários dos amigos, ele não quer frequentar uma faculdade, ele gosta mesmo é de música, de tocar, e quer dedicar seu futuro a banda que tem com os amigos Josh e Mike. Tobey está perdidamente apaixonado por Sara, eles começaram a conversar um pouco ano passado, mas ele nunca teve coragem de convidá-la para sair. Sara é uma menina nerd toda certinha. Ela mora apenas com a mãe, que ficou grávida dela com 16 anos e foi largada pelo namorado, portanto Sara cresceu sem um pai. O relacionamento entre as duas é complicado, já que a mãe dela parece culpar sua existência por todos os problemas que têm, e não vê a hora da filha ir para a faculdade e se ver livre dela. Infelizmente, esse relacionamento das duas é abordado de forma bem superficial, se o livro tivesse se aprofundando nesses problemas ele teria sido muito melhor. Acho que a autora ficou presa um pouco no fato de ser um livro de romance, falando do primeiro amor, e não quis se aprofundar em coisas mais intensas (há vários outros pontos no livro semelhante a esse no qual ela poderia ter se aprofundado e enriquecido o enredo). Acho que essa maior profundidade não elimina o romance do chick lit, eu vejo isso em Anna e o Beijo Francês, onde tem todo o romance fofo, mas questões mais pesadas, como a pressão dos pais, a separação, e uma doença grave como o câncer.
Voltando a Sara, ela é extremamente esforçada e inteligente, que só não tira notas mais altas que sua amiga Laila. Laila tem pais muito rígidos, está sempre estudando e não se envolve com meninos, nem tem muita liberdade para sair de casa e coisas do gênero. Essa é uma personagem interessante que eu gostaria que a autora tivesse trabalhado mais, principalmente as pressões e as imposições de seus pais, e modos de se lidar com isso. A outra amiga de Sara é Maggie, não tão inteligente, mas muito bonita, divertida, descolada, e bem mais experiente que as amigas. Ela também enfrenta problemas graves com a família que resulta na separação dos pais, outro tema que é citado bem superficialmente no qual a autora poderia ter se aprofundado.
Sara é uma menina romântica e sonhadora, que está esperando a pessoa certa, aquela que vai lhe dar um beijo e ela vai sentir o mundo mudar, alguém que lhe complete. Ela acha que essa pessoa pode ser Dave, um cara lindo e popular, que pediu seu telefone para ligar durante as férias (mas que nunca ligou) e agora que as aulas começaram a chamou para sair. Ela começa a sair com ele, e apesar dele ser lindo e do beijo ser bom, não é algo que mudou seu mundo. Logo com a convivência ela começa a conhecê-lo melhor e percebe que ele não é muito gentil com as pessoas, que é mais o tipo valentão, além de colocar uma pressão enorme nela para que perca a virgindade com ele. Além disso, ela está extremamente mexida com Tobey, ele está sempre fazendo ela rir e parece gostar verdadeiramente dela. Convenceu Laila e o professor a trocá-lo de dupla para que começasse a passar mais tempo com ela, para ter a oportunidade de conhecê-la e mostrar que ele a fará feliz como Dave não é capaz. Além disso, para tentar mostrar para uma das meninas mais inteligentes de turma que ele está a altura dela, ele começa a fazer os deveres de casa e os trabalhos, tenta recuperar todas as suas notas e decide tentar ingressar em uma faculdade de música (que de modo muito conveniente fica na mesma rua da faculdade para qual Sara irá prestar).
O livro trás algumas cenas hilárias (a primeira vez que Sara conhece o pai de Tobey é algo absurdamente constrangedor), algumas situações complicadas, problemas familiares (que eu gostaria que tivessem sido mais profundos), e principalmente, dúvidas sobre relacionamentos. Até quando deve se investir em um relacionamento? Como sabemos se uma pessoa é a certa ou não? Até onde o ciúme é algo saudável? Nesse ponto eu achei Sara infantil, com algumas crises de ciúmes de relacionamentos anteriores, mas apesar de irracional, se eu pensar um pouco, é algo que eu já senti. Afinal, mesmo que seja passado, ninguém se sente muito confortável sabendo que a pessoa que a gente ama já amou ou se envolveu com alguém, pior ainda se com alguém que a gente conhece, ou se a pessoa tenta esconder isso de você – e as duas suposições ocorrem com Sara.
Um livro que apesar de grosso eu li muito rápido, uma leitura leve e divertida, sobre meninas que sonham em se apaixonar verdadeiramente, em encontrar sua alma gêmea. Algumas coisas podiam ter sido mais aprofundadas, mas isso é uma opinião minha, já que ele atende bem ao gênero e a proposta ao qual se dispõe.

Volume único. 

4 comentários:

  1. Gostei bastante da sua resenha, você conseguiu elucidar bem os pontos principais do livro. Apesar de achar o universo adolescente interessante, esse tipo de leitura não me prende. Acho que não leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo livros mais levinhos, sabe? Então esse parece ser perfeito para o meu momento!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Como te disse, vou ler esse livro, mas não sei dizer quando isso será possível A verdade é que não gosto muito de livros do gênero, principalmente quando falta algo especial, ou no caso um aprofundamento maior, mas uma leitura leve nunca pode ser dispensável, não é mesmo? De qualquer forma, vou ler os livros da autora na ordem cronológica, então não sei dizer se esse será o primeiro.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Minha flor, que resenha maravilhosa! Adoro seu jeito de expor todas as qualidades e fragilidades dos livros. <3 Eu não tinha nenhum interesse em ler De Repente Acontece, por mais fofa que a capa fosse. Achei que seria um livro muito clichê pela sinopse, mas a sua opinião me fez pensar que isso não importa… Renderia uma ótima leitura e valeria a pena conhecer a obra. Ao que parece, é um livro leve, que permite se divertir, mas também acompanhar a evolução de uma relação agradável entre os protagonistas (rs).
    Esse erro no nome do personagem é o Ó, né? Mas faz parte. Você poderia até mesmo sinalizar para a editora que isso passou. :)
    Beijos, flor!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir