6 de março de 2014

Poseidon

[ótimo]

Eu recomendo: Poseidon
Autora: Anna Banks
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Emma se destaca por sua pele branca, seus cabelos loiros quase brancos, seus olhos violetas e seu jeito um tanto quanto descoordenado. Quando Dr.Milligan a vê, entra em contato com Galen, um príncipe das águas, do reino de Tritão. Ele começa a se aproximar e investigar Emma, poderia ser ela uma Syrena? Apesar de ser descoordenada fora da água, de ter os olhos violetas, e de ainda parecer ter um Dom muito particular pertencente ao reino de Poseidon, ela tem essa pele branca e cabelos claros, diferente dos syrenas com seus cabelos e pele escuras, também tem aversão a comer frutos do mar e interage com os humanos como se fosse uma. Galen fica em dúvida do que seria ela, e ao se aproximar para descobrir a verdade acaba se apaixonando, mas este seria um envolvimento proibido e a cada momento parecem surgir mais obstáculos para essa união.

Meu cantinho:
Eu comprei esse livro um pouco no impulso, ouvi muita gente falando bem, que era um livro surpreendente, mas mesmo assim comecei a ler sem muitas expectativas. O livro tem uma capa relativamente bonita, uma revisão boa, uma diagramação lindíssima, com detalhes nos rodapés das páginas. A leitura é leve, e flui muito rápido, quase não tenho críticas ao enredo, ele cria um mistério bacana, tem um romance, alguns segredos, cenas trágicas, situações hilárias, e termina de um modo que você pergunta: onde está a continuação?
Quando Emma nos é apresentada, a menina de pele branca feito papel, um cabelo loiro quase branco, olhos violeta, já da para perceber que ela é bem incomum, quando a autora fala que ela é meio estabanada eu achei que seria outra daquelas personagens clichês, que se apaixona pelo cara perfeito e tudo o que consegue fazer é envergonhar a si mesma. Mas esse jeito atrapalhado dela se justifica pelo o fato dela estar em terra e dela aparentemente ser uma sereia (mas ela não sabe disso ainda), ela também demonstra muita força quando precisa, além de ser cabeça dura e se mostrar esquentada, longe do papel de mocinha perfeita que eu achei que ela seria.
Ela conhece Galen durante suas férias, na verdade, conhecer é um termo relativo, já que na verdade ela praticamente caiu em cima dele. Entretanto, nesse mesmo dia uma tragédia acontece (preciso dizer que o livro já começa com cenas fortes prendendo o leitor) e ela acredita que nunca mais irá vê-lo. É uma surpresa quando ele aparece no primeiro dia de aula, se lembra dela, se senta ao seu lado e ainda tem o horário de aula igual ao dela. Ele começa a demonstrar um interesse nela e depois de muitas situações esquisitas (outras hilárias) é que ela entende o por que: aparentemente ela é uma syrena (sereia) e Galen é o príncipe do reino de Tritão. Essa foi a única cena que eu achei que poderia ter sido melhor trabalhada, a aceitação dela é muita rápida, ela leva tudo com uma normalidade incrível, acho que um pouco mais de surpresa ou negação teria caído bem.
Emma é incomum até mesmo para os syrenas, eles costumam ter pele escura, assim como os cabelos, gostam de comer peixe, entre outras características que Emma não tem. O principal, contudo, é que Emma tem um Dom muito raro, um Dom de Poseidon que se acreditava perdido, que lhe permite se comunicar com animais marinhos. Nesse meio tempo Emma começa a gostar de Galen, e Galen começa a gostar dela. Emma acha que ele só a vê como uma obrigação já que ele é um tipo de embaixador das syrenas entre os humanos, controlando o contato de sua espécie com aqueles que vivem em terra. Galen quer se envolver com Emma, mas como ela tem o Dom de Poseidon, ele sabe que não será permitido que eles fiquem juntos, que Emma será obrigada a se acasalar com seu irmão mais velho e herdeiro do trono para garantir a sobrevivência de sua espécie.
O livro é cheio de mistérios: Emma é adotada? Seria seu falecido pai uma syrena, já que como médico deveria ter percebido sua estrutura óssea e constituições internas incomum? Porque os cabelos e pele dela diferem dos demais syrenas? De onde ela poderia ter herdado o Dom de Poseidon? Além de várias outras perguntas que surgem relativa a outros personagens, principalmente alguns mistérios na vida do irmão mais velho de Galen, o herdeiro ao trono.
O livro tem alguns personagens secundários muito bacanas, em especial Rayna e Toraf. Ok, na verdade Rayna, a irmã mais nova de Galen é uma chata total insuportável, mas ela tem os momentos dela de boazinha (na verdade um momento no final do livro). Rayna tem essa personalidade forte, briguenta, um tanto ranzinza. O interessante é que ela está prometida a Toraf, um amigo de infância, e ela briga com ele e bate nele toda vez que ele tenta se aproximar. Acontece que com a ajuda de Emma ela ajuda a resolver esse impasse e preciso dizer que foi uma das cenas mais engraçadas desse livro.
Quando você acha que as coisas estão se encaminhando, que alguns dos mistérios estão sendo resolvidos, a autora joga uma bomba no leitor e finaliza esse livro deixando todos descabelados pela continuação.
Também gostaria de compartilhar com vocês uma novidade que eu descobri, esse livro tem dois “contos” separados, que seriam anteriores a esse livro. O primeiro The Stranger conta como Galen conheceu a humana Rachel – não falei dela na resenha, mas ela é uma figura bem bacana, uma humana que Galen salvou da morte e que vem ajudando-o na superfície desde então. O segundo texto é “Legacy Lost” que conta um pouco do irmão mais velho de Galen e sobre sua noiva que o abandonou Nalia. Seria muito bacana se a editora lançasse esses dois contos em um livro separado, não gosto de ler esses textos no computador e gosto do livro físico.

Continuação:
O próximo livro da série é “Of Triton” ainda não lançado no Brasil.

3 comentários:

  1. Estava na dúvida se leria ou não esse livro, mas depois dessa resenha ótimo de um livro ótimo, claro que vou ler!
    Não tinha noção de que era tão bom!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oie Juliana =)

    Ah!! Esse livro foi uma ótima surpresa para mim. Li ele no feriado e simplesmente adorei. Leve, divertido e fofo. Estou ansiosa pela continua da série *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    Eu recebi esse livro mas ainda não li. A capa é linda mesmo @@ mas nem sabia do que se tratava a história. Na verdade, não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e como você gostou vou adiantá-lo na minha lista. Com certeza vou ficar como você, ansiosa pela continuação <3333

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir