8 de novembro de 2014

Extant - 1º temporada


Eu comecei a assistir esse seriado logo que foi lançado. Eu sabia muito pouco sobre a trama, mas me disseram que era futurista e interessante, então decidi dar uma chance. A palavra “extant” se refere aqueles que ainda existem, seria uma oposição a palavra extinção, com a qual a abertura do seriado faz referência. Essa palavra trabalha com a ideia principal da trama: aliens que estão de alguma forma tentando alcançar a terra, e que aparentemente não tem boas intenções com a humanidade. O seriado pretendia ter dois focos, a trama voltada para as questões alienígenas e outra para a tecnológica, mais especificamente o desenvolvimento de robôs humanich, que se assemelham muito a humanos e que não tem qualquer dispositivo que permita que um humano o controle. Acontece que a meu ver, até os últimos episódios, a questão do robô ficava muito mais como segundo plano, e geralmente causava um empecilho no desenvolvimento da trama principal.


Molly Woods (interpretada por Halle Berry) esteve no espaço em uma missão solo durante treze meses. Durante esse tempo não houve qualquer contanto com outras tripulações e outros seres humanos. Houve apenas um pequeno incidente do qual não se tem registro e em Molly acredita ter se deparado com seu falecido marido. Acontece que quando ela volta a Terra situações estranhas começam a acontecer, ela começa a ter alucinações, desmaios e descobre que está grávida. Como ela não teve contato com qualquer ser humanos nos últimos treze meses isso deveria ser impossível. Somando isso ao fato que ela tem tentado engravidar durante anos mas nunca conseguiu. Molly começa a suspeitar que algo está errado, ela começa a desconfiar da própria organização para a qual trabalha e que sua missão foi uma armação. Ela precisa descobrir se o que existe dentro dela é remotamente humano, precisa convencer seu atual marido que não está louca e se manter em segurança.


John (interpretado por Goran Visnjic) é o marido de Molly. Esse cara simplesmente não existe! A mulher do nada se inscreve em uma missão para passar mais de um ano no espaço, ela volta grávida do falecido marido – provavelmente uma criatura alienígena, a mulher tem desmaios, alucinações, elabora toda uma teoria da conspiração, todas as evidências estão contra ela, ainda assim ele é diz que a ama e dá todo o suporte que ela precisa. Além de ser esse exemplar único de marido ele também é cientista, foi John e sua equipe que desenvolveram o robô humanich, tendo como protótipo Ethan, que ele adota como filho.


Ethan (interpretado por Pierce Gagnon) é um robô super inteligente, que não possui limitações de aprendizado, que não pode ser controlado. John criou Ethan capaz de aprender e discernir através das interações. Como ele e Molly sempre quiseram um filho mas ela nunca conseguiu engravidar, ele achou que Ethan seria o filho perfeito, que ambos poderiam ensiná-lo a ser bom. Ethan muitas vezes parece um menino qualquer, as vezes ele age como uma criança mimada que me deixava morrendo de raiva. Acontece que ele, apesar de algumas atitudes ruins (exercido por uma influência negativa), ele se redime muito perto do fim com atitudes boas, zelando por Molly e John. É também perto do final que percebemos como Ethan pode ser fundamental em um conflito contra os aliens.


Yasumoto (interpretado por Hiroyuki Sanada) é o centro de todo o desastre que se desenrola com Molly – apesar dela não saber. O que podemos entender no começo do seriado é que ele tem os dias de vida contados, e ele faz uso de uma substância encontrada em um meteorito para prolongar seus dias de vida. A substância que ele possuía acabou e apesar de todo o dinheiro, aparatos e cientistas envolvidos, não foi possível recriar a substância artificialmente. Yasumoto planejava essas missões no espaço para tentar alcançar esse misterioso composto, mas a forma de vida alien que Molly está carregando pode ser a chave de todos os problemas dele.

Assista ao trailer.

O seriado é uma produção de Steven Spielberg. Como se passa no futuro há uma enorme quantidade de aparatos tecnológicos criados, ou aperfeiçoados, que são muito criativos e bem planejados. Os efeitos especiais são muito bons, impecáveis. Eu achei o seriado interessante porque acabei ficando curiosa, mas eu acredito que alguém sem paciência não conseguiria levar o seriado adiante. O começo é muito confuso, até o espectador se situar e entender tudo o que eu escrevi aqui para vocês, leva muito tempo. Eles ficam fazendo mistérios de conversas em salas fechadas, situações esquisitas que não explicadas, pessoas dadas como mortas que reaparecem, referências a situações que não temos conhecimento. Tem muita enrolação, mas também tem algumas cenas assustadoras e momentos de tensão muito bem bolados. Se for assistir prepare-se para ficar curioso e cheio de perguntas, lembrando que muitas delas não serão respondidas nessa temporada.
A primeira temporada já está completa, com um total de 13 episódios. A segunda temporada já foi confirmada.

2 comentários:

  1. Dudi,
    Eu sou mais fã de série de comédia e comédia romântica, sabe? O seriado do post não é muito meu estilo não. Mas eu gosto desses atores e achei a história bem interessante também. Essa história da gravidez me chamou atenção! Será que passa em algum canal ou tem que baixar?
    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi ;)
    Eu adoro seriados e/ou filmes futurísticos!!!
    Faz tempo que eu não vejo séries americanas (no momento eu ando vendo Doramas e séries europeias) Vi uma Sueca chamada "Real Humans" que foca nos robôs e eu fiquei completamente apaixonada por ela! Estou curiosa com "Extant" apesar de você ter achado um pouco lenta e complicada ;)

    Tem post novo lá no blog!
    Passa lá???
    Desde já obrigada ;)

    Paty Scarcella
    http://falleninme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir