22 de novembro de 2014

No Limite da Atração

[ótimo]

Eu recomendo: No Limite da Atração
Autora: Katie McGarry
Editora: Verus

Sinopse:
Echo não se lembra do que aconteceu naquele dia fatídico. O que ela sabe é que a sua mãe, que sempre foi desequilibrada, quase a matou. Hoje ela carrega as cicatrizes em seus braços, ela não consegue mais dormir, tem pesadelo todas as noites, terminou com o namorado e se afastou do mundo. Ela acredita que tudo poderia mudar se soubesse o que realmente aconteceu naquele dia, mas ninguém ousa contar nada a ela. Noah vive mudando de lar temporário. Depois de um incêndio no qual seus pais morreram ele é jogado de uma casa para outra, de um lar terrível para outro pior. Ele não se importa com ele, mas sim com seus irmãos menores que também estão em um lar temporário, e Noah acredita que deve ser tão ruim quanto pelo os que ele já passou. Ele quer a guarda dos irmãos, e pode conseguir isso caso prove que esse lar em que eles estão é ruim. Echo e Noah se unem para roubar essa informação do escritório da psicóloga do colégio, e durante essa convivência acabam se apaixonando. Contudo, cada um tem seus medos e objetivos, que podem acabar afastando-os.

Meu cantinho:
Eu fiquei muito surpresa com essa leitura, gosto bastante quando isso acontece. Eu estava esperando mais um romance adolescente, já que o livro se passa ainda no último ano do colégio. Contudo, os personagens que nos são apresentados já sofreram muito, já passaram por situações absurdas, e eles são muito maduros para a idade deles. Os dilemas que eles vivem não são coisinhas banais de adolescentes, apesar de fatores assim aparecerem em um ou outro momento, o foco central das questões que eles enfrentam são situações extremamente tensas e complicadas.
Echo era a menina popular, que participava de todas as atividades do colégio e namorava o astro dos esportes. Inteligente, esforçada e educada, era um exemplo de garota. Contudo, sua vida desmorona após sua mãe tentar matá-la. Seus pais se separaram há alguns anos, sua mãe era uma artista, que tinha bipolaridade, às vezes era meiga e outras vezes perdia o controle, assustando tanto seu marido quanto seus filhos. Ela precisa tomar a medicação constantemente para se controlar, mas não gostava disso pois acreditava inibir seu lado artístico. O pai de Echo tentou muitos anos fazer com que a mãe dela se tratasse de modo definitivo, mas nunca conseguiu, e pensando no bem de seus filhos decidiu se separar. Algum tempo depois seu pai casou-se com a babá, seu irmão se alistou e foi para a guerra, onde morreu. Tudo só parecia piorar. Então certo dia seu pai a deixa com a mãe e essa tenta matar Echo. A verdade é que ela não se lembra de nada desse dia, ela tem cicatrizes terríveis nos braços, ela tem terrores noturnos, mas não tem uma memória de fato do que aconteceu. Depois desse incidente ela só passou a usar roupas que cobrissem seus cortes e se fechou para o mundo. Muitos amigos se afastaram dela, o boato que circula no colégio é de que Echo teria tentando se matar. Ela prefere que as pessoas pensem isso dela do que saibam a verdade: aquela que deveria protegê-la foi quem tentou tirar sua vida.
Noah vive em um lar adotivo depois que seus pais morreram em um incêndio. Na verdade esse é apenas mais de muitos, já que foi rotulado como violento após espancar o primeiro pai do lar adotivo para o qual foi mandado. Lógico que ninguém se importou com o fato dele ter feito isso porque o pai em questão estava espancando o seu próprio filho biológico. Noah sabe que o sistema não funciona, que precisa lutar contra ele, principalmente porque esse sistema tem tentado afastar ele de seus irmãos. Noah tem dois irmãos mais novos que foram colocados em outro lar temporário, e ele está com um medo constante de que esses pais sejam ruins, igual aos que ele conheceu pelo seu caminho. Suas visitas aos irmãos são limitadas e vigiadas, mas ele pretende arrumar um emprego assim que completar 18 anos, alugar uma casa e solicitar a guarda deles. No colégio ele é visto com um drogado, que anda com a companhia errada, que não liga para os estudos. A verdade é que ele já se importou um dia com isso, era o atleta no seu antigo colégio, com notas perfeitas, pensando em cursar uma faculdade. Contudo, tudo em sua vida mudou depois do incêndio.
Echo está de alguma forma tentando se readaptar a pedido das amigas, tenta sair mais, conversar, namorar, coisas do tipo. Mas a verdade é que esse mundo não lhe agrada mais. Noah sabe que aquele mundo do passado está perdido, tudo o que ele quer é proteger os irmãos. O mundo desses dois acaba colidindo da forma mais inesperada, tudo começa com um plano para conseguir as informações que cada um precisa: Echo precisa saber o que aconteceu naquele dia, Noah precisa do endereço do lar adotivo onde seus irmãos estão. A psicóloga do colégio tem essas informações, eles só precisam roubá-las. Nessa jornada eles acabam se aproximando e se apaixonando, mas para ficarem juntos eles terão muitos obstáculos, sendo que o principal é o medo que cada um carrega dentro de si.
Eu gostei desse casal inusitado. Eu gostei do fato de cada um estar destruído ao seu modo, e que cada um luta para se reerguer sozinho. Eles não ficam dependendo um do outro, se apoiando, chega um ponto em que cada um percebe seus erros, seus medos, e passam a encará-los de frente. Eu achei um livro muito bom, com personagens diferentes e muito bem construídos. Recomendo.

Continuação:
O próximo livro da série é No Limite da Ousadia, onde o casal principal da trama são amigos de Noah que aparecem nesse primeiro livro.

2 comentários:

  1. É bom quando um livro nos surpreende, né? Também não esperava, pelo título e capa, personagens que parecem ser tão bons.
    Adorei a dica. Vou ler, assim que possível.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  2. Com esse livro aqui na estante para ler <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir