4 de novembro de 2014

Princesa Adormecida

[ótimo]

Eu recomendo: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Editora: Galera 

Sinopse:
A mãe brasileira que casa com um membro da família real, a filha sequestrada no dia do batismo por Marie Mallevile, uma mulher ressentida que era apaixonada por seu pai. Uma fuga e ameaças a vida de Áurea, o que leva seus pais a fingirem a morte dela, trocaram seu nome e a mandaram para longe. Hoje Áurea, conhecida como Anna Rosa, vive no Brasil com seus tios e acredita que toda aquela história do passado, que mais parece um conto de fadas, não é real. Ela acredita que seus tios inventaram tudo isso apenas para encobrir a verdade do porque não ser criada pelos seus pais, ou seja, eles estão sendo protetores como sempre. Anna Rosa estuda em um colégio de meninas, é toda certinha, obedece sempre aos tios por isso nunca teve um namorado, não pode sair para as festas, se divertir com as amigas, nem pode falar com garotos. Tudo isso muda agora que fez 16 anos, ela quer sair mais e ainda se apaixona por um rapaz misterioso com quem troca mensagens pelo celular. O problema de quebrar as regras é que ela começa a se colocar em risco para um perigo que Anna não acredita ser real.

Meu cantinho:
O primeiro contato que tive com o trabalho da autora foi em O livro das Princesas. Ela escreveu um conto ao lado de outros autores, um destaque especial para a Meg Cabot que é a queridinha do meu coração. Acontece que dos quatros contos escritos no livro, o da Paula Pimenta era de longe o melhor de todos. Ele fez uma adaptação moderna e divertida da história da Cinderela que me encantou, e para aqueles que gostaram desse conto tenho boas notícias: a personagem principal faz algumas pequenas aparições nesse livro.
Princesa Adormecida foi outra adaptação fantástica da autora. Ela se baseia no conto original da Bela Adormecida, mas faz mudanças incríveis trazendo um trabalho completamente novo para os leitores. No livro temos uma jovem brasileira chamada Doroteia que vai fazer um curso de culinária em Paris, lá ela conhece Stefan, descendente da família real de Liechtenstein. Eles se apaixonam perdidamente e ela fica grávida. O problema está quando uma suposta amiga do casal, Marie Mallevile, procura Stefan dizendo que ele não precisa se casar apenas por conta de um filho, que ela pode dar um jeito nisso e que eles podem ficar juntos. Stefan que não tem nenhum interesse em Marie a expulsa de sua vida. Doroteia tem a sua linda filha chamada Áurea Roseanna e finalmente o dia do casamento chega, o mesmo dia em que seria realizado o batismo de Áurea. Acontece que Marie disfarçada de freira sequestra Áurea, seu plano só não é bem sucedido, pois uma garotinha vê Marie levando o bebê e avisa as pessoas. Marie é presa, mas consegue responder em liberdade, e aproveita essa oportunidade para fugir. Ameaças começam a chegar para os pais de Áurea, onde a vilã afirma que aquela deveria ser sua filha com seu amor Stefan, que ela perseguirá a pobre criança até que essa atinja a maioridade. Eles teriam duas opções: fazer com que a pobre garota vivesse enclausurada, sem que pudesse aproveitar nada da vida de fato, ou que morresse jovem em suas mãos. Até esse momento vocês conseguem perceber as semelhanças com o conto original? A bruxa que aparece no dia do batismo, a “maldição” que Àurea recebe, o enclausuramento que a faria perder coisas importantes da vida correspondendo ao sono profundo no qual a Bela Adormecida caí. Eu achei muito inteligente a forma como ela construiu e esse é apenas o começo.
Buscando tirar Àurea da vista de Marie Mallevile, os pais fingem sua morte e a enviam para o Brasil, para viver com seus tios e mudam seu nome para Anna Rosa. Seus tios são Florindo, Fausto e Petrônio. Florindo possui um salão de beleza, por isso sempre fez questão de manter a sobrinha linda e bem vestida. Fausto é músico por isso ensinou Anna a cantar e a tocar diversos instrumentos. Petrônio é professor, por isso sempre foi rígido com a educação de Anna Rosa, de forma que ela sempre foi muito inteligente. Apesar de serem os tios dela e homens, me digam se eles não lembram as fadas madrinhas que abençoam a Aurora no conto original? Os tios acabam sendo super protetores, contam para ela a história de Marie, e sempre pedem que a sobrinha nunca conte nada a ninguém. Contudo, com o tempo Anna Rosa passa a acreditar que é apenas uma brincadeira dos tios, que nunca houve sequestro ou bruxa má. Agora com 16, ela estuda em uma escola só para meninas e tem diversas restrições impostas pelos tios, ela não pode sair, ir a festas, namorar, entre várias outras coisas. Acontece que Anna Rosa quer poder sair com suas amigas e quando conhece um estranho pelo celular, começa a trocar mensagens e se apaixona, ela está decidida a quebrar mais regras o que a coloca em risco, diante de um perigo que ela não acredita ser real.
A escrita da autora é leve, fluída, e prende totalmente o leitor. Li esse livro em um dia! No momento em que encostei nele, não fui capaz de largar. É um livro voltado para um público feminino e mais jovem, e apesar de simples possui uma qualidade incrível. A autora se propõe a fazer algo e se supera. É um livro fofo, uma adaptação extraordinária que recomendo a todos!

Volume único.

2 comentários:

  1. Oie Dudi =)

    Li toda série Fazendo o meu Filme da Paula Pimenta e adorei! Mas, desde então não senti mais aquela vontade de ler os livros da autora sabe? Fico pensando que a linguagem vai ser teen demais para mim e acabo deixando de lado.
    Princesa Adormecida eu até estava curiosa para ler, mais ai li umas resenhas bem negativas e desisti.
    Fico feliz que você tenha aproveitado bem a leitura ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Esse foi o primeiro livro que li da Paula Pimenta e gostei bastante.
    Concordo com tudo que disse na sua resenha, li rapidinho e pra quem gosta dos contos de fadas originais vai achar as referencias com facilidade e curtir bem a leitura, me diverti e já fui atrás de outras adaptações.
    Obs: E essa capa é linda demais neh.
    Beijos

    ResponderExcluir