23 de dezembro de 2014

A Esperança - Parte 1

Mockingjay – Part 1
Dirigido por Francis Lawrence 

Para quem não sabe esse é o terceiro filme de uma série. Os primeiros filmes são Jogos Vorazes e Em Chamas. Os filmes são baseados nos livros homônimos escritor por Suzanne Collins. Portanto, se você não leu os livros ou viu os primeiros filmes, o texto a seguir pode conter spoilers.


Eu estava muito empolgada pelo lançamento, mas confesso que demorei um tempo para ir ao cinema, e mais um tempo para escrever essa resenha (como disse em algumas postagens passadas, agora estou trabalhando e com menos tempo livre). Por um lado isso foi positivo, pois tive a oportunidade de rever os dois primeiros filmes um dia antes de assistir A Esperança – parte 1 no cinema. Com isso foi fácil de perceber a melhora na qualidade dos filmes, o amadurecimento do enredo e dos personagens. Deu até para perceber detalhes que não havia percebido antes, mesmo que coisas bobas como o gato da Prim ser preto e branco e no primeiro filme e laranja nos demais. O problema de ter demorado a assistir, foi que comecei a ouvir muitos comentários sobre o filme que me deixaram receosa. Muitas pessoas falaram que ele era meio parado, que não acontecia muita coisa. Eu achava que havia sido culpa deles terem dividido um livro em dois filmes, mas depois de assistir eu não acho que a ideia de divisão tenha sido ruim, nem que o filme foi parado. Eu estava ansiosa, querendo mais a cada cena, e gostei muito de praticamente tudo.


O filme passado acaba com Katniss destruindo a arena no Massacre Quartenário e sendo resgatada por forças rebeldes do Distrito 13. Acontece que deram prioridade para o resgate de Katniss, acreditando que ela é o tordo, o símbolo da revolução, aquela que motiva as pessoas, e nesse processo não a tempo de resgate do Peeta. Katniss, já no Distrito 13, não tem vontade de ser essa líder, tudo o que ela queria era resgatar sua irmã e Peeta. Ela então faz um acordo, ela será o tordo que eles precisam, mas na primeira oportunidade que tiverem, eles precisam resgatar Peeta e os outros tributos que ficaram para trás. Transformar a Kat nesse símbolo não é fácil, ela não sabe ser forçada, ler um discurso, ser dirigida. É quando eles a mandam para o campo de batalha, e é lá, vendo a dor e sofrimento dos outros que a Kat que conhecemos aparece e desafia a capital e o presidente Snow.


Esse filme diferente dos outros, que se passa principalmente na Capital, cheio de cores e pompas, tem o foco nas batalhas, em meio a destroços, e no Distrito 13, onde tudo é padronizado em tons de cinza. O filme fica mais escuro e com um clima mais pesado e sombrio. O filme está de parabéns pelos efeitos, ele tem muitas cenas de ação e todas ficaram realistas. Nada de efeitinho falso, de coisa mal feita. A maquiagem também estava esplêndida, o trabalho que fizeram com Peeta foi muito convincente. 


O que eu não gostei dos filmes em modo geral (após ver os três em sequência) foi essa beijação no Gale. Nos livros definitivamente não tem isso. Eu não sei se eles tentaram destacar ainda mais um possível triângulo amoroso, se tentaram dar um destaque maior para o romance do que para os jogos e as intrigas políticas, mas a questão é que eu achei desnecessário. Eles ficaram forçando beijos nos encontros entre Gale e Kat que para mim não funcionaram. Os beijos entre ela e Peeta no livro aconteciam quando eles estavam na arena, ou em turnê, enquanto estavam sendo viajados e precisavam vender o romance deles, o que era extremamente válido. Esses beijos excessivos não tiveram sentido.


Outra coisa que me desagradou foi a Effie. Sua atuação estava ótima, mas acho que essa transição da Capital para o Distrito 13, apoiando a revolução, foi muito rápida e muito fácil para ela no filme. Ela reclama da falta de cor, fala como adaptou um lenço para o cabelo, como está recriando a moda, e fica por isso. Para quem leu o livro sabe que a situação da equipe que cuidava de Katniss não foi nem um pouco humana, eles suavizaram demais essa situação.

Aperte o play e assista ao trailer.

De modo geral eu gostei muito desse novo filme e estou esperando ansiosa pelo próximo. O que não saí da minha cabeça é a música Hanging Tree, que a Katniss canta, e que depois o povo canta, durante um ataque a Capital. Só de lembrar eu arrepio. Você pode ouvir a música clicando aqui.

4 comentários:

  1. Amei o filme. Foi tudo muito bem elaborado, a história está sensacional. Peeta e Effie arrasaram. Contando os dias para a parte 2.

    http://diario-noturno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Dudizoca,
    Realmente, é uma beijação no Gale que não tem no livro.
    Por queeeeeeeee???
    Eu gostei MUITO do filme. É mais parado? É. Mas isso não me impediu em NADA de amar loucamente A Esperança, haha.
    Sou fã, né? Sou totalmente parcial em minhas opiniões.
    Que bom que gostou.
    Agora é segurar a ansiedade para o 4!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Também achei a beijação desnecessária, e acredito que seja pra forçar mesmo um triângulo amoroso. Mas a questão de Jogos Vorazes é a história em si, todo o ambiente onde é passado, o que a Katniss representa, não os amores dela. E também achei o filme bom, mas se comparado aos outros, realmente foi o mais parado

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem especial de natal, vem conferir!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Eu sinceramente gostei demais, com certeza a cena mais marcante foi a da música da Árvore forca e a Lorde nos créditos fiquei cantando as músicas por dias rsrsrs.
    A cada filme melhora mais a qualidade, isso é bom demais!
    Obs: fiquei chocada com as cenas do Peeta, quase chorei.
    No geral fiquei bem satisfeita. E estou bem ansiosa pelo próximo.
    Bjs

    ResponderExcluir