6 de fevereiro de 2014

Bruxos e Bruxas

[muito bom]

Eu recomendo: Bruxos e Bruxas
Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Whit e Wisty são irmãos que levam uma vida normal, até que o exército invade a casa deles, declarando que a Nova Ordem, diante do poder do Único que é O Único, ordenou a prisão dos dois, acusando-os de bruxaria. Eles não acreditam no que está acontecendo, pois não acreditam ser bruxos, até que o inesperado acontece e Whit consegue mover objetos e Wisty controlar o fogo. O julgamento ocorre sem que eles possam se defender, e a pena é a forca quando eles completarem 18 anos, o que significa que Whit tem pouco tempo de vida. Eles são presos em uma instituição no qual sofrem diversos abusos e, apesar desta ser resistente a magia, eles conseguem usar alguns dos seus poderes recém descobertos, e com uma ajuda extra, fugir da prisão. Agora eles querem encontrar seus pais que são fugitivos da Nova Ordem, mas descobrem que são os bruxos de uma profecia e que precisam impedir a Nova Ordem, o que inclui um plano urgente para salvar as crianças que ela está matando pelo país.

Meu cantinho:
Eu já tinha ouvido falar de James Patterson, ele tem vários livros publicados, mas confesso que nunca tinha me interessado por nada dele. Quando mostrei Bruxos e Bruxas na minha caixinha de correio eu falei que o comprei mais por conta do preço. Depois disso li algumas resenhas e confesso que tinha ficado desanimada, achando que o livro seria horrível, mas apesar de ter algumas críticas, no geral a ideia foi bacana.
O livro tem uma capa bonita, com efeitos em relevo. A diagramação é bem feita e novamente preciso agradecer a editora por colocar um bom espaçamento entre linhas, porque alguns livros tentam economizar espaço e colocam letras pequenas e todas apertadinhas que dificultam a leitura, o que não é o caso. Os capítulos são narrados por Whit ou Wisty, que são irmãos e nossos personagens principais. Whit é um rapaz de 17 anos, atlético, bonito, mas que não anda muito feliz desde que sua namorada desapareceu do nada. Wisty é sua irmã, tem 15 anos, é ruiva, e um tanto problemática no colégio, sempre faltando aula e ganhando detenção. Eles levam sua vida normalmente até que certo dia sua casa é invadida a noite por homens armados, que afirmam representar a Nova Ordem, o novo poder política regido pelo Único, e que ambos estão presos por serem bruxos. Eles ficam abismados com essa história louca, afinal, eles são extremamente normais. Mas seus pais parecem entender o que está acontecendo, e quando os soldados avisam que cada um pode levar um objeto, a mãe entrega uma baqueta a Wisty e o pai um livro em branco para Whit. E quando os soldados começam a levá-los Wisty se ascende em chamas e bota fogo em alguns deles, até que eles apagam a chama e O Único que é O Único aparece no meio de uma ventania e ordena que os jovens sejam presos para esperar um julgamento. O julgamento é uma farsa na qual eles não têm qualquer chance de defesa, e são condenados a pena de morte, que só pode ser aplicada quando completarem 18 anos. Ambos são mandados para uma instituição onde devem ficar presos até sua execução. Eles passam fome, sofrem abusos e tentam descobrir um pouco mais sobre o poder deles, que é quando encontram uma forma de fugir desse lugar. Quando escapam eles decidem partir em busca dos pais, mas a verdade é que há muitas outras crianças sofrendo como eles e algo precisa ser feito.
O livro é muito interessante porque começa com um prólogo de tirar o fôlego e o leitor fica lendo para alcançar a cena do prólogo, que já aviso que não acontecerá nesse livro. E apesar de ter gostado do começo, da ideia de uma Nova Ordem, da bruxaria, da perseguição, do falso julgamento que condena os irmãos a morte, do tempo preso, da descoberta de novos poderes; o texto tem algumas coisas mal construídas e pequenas falhas.
Primeiro a impressão de que essa Nova Ordem surge do nada e assume o poder muito rápido. Em um dia eles tem a vida normal, no outro tem exércitos marchando e sequestrando adolescentes. Eu acredito que esse tipo de governo possa ascender e ainda ter o apoio da população (Hitler é uma prova disso), mas acredito que é um processo de convencimento, que exige persuasão e tempo. Você não está em um dia vivendo em um mundo normal como o nosso e no dia seguinte caçando bruxas. Para não dizer que isso surge totalmente do nada, Whit fala que estava sendo discutidas algumas questões políticas no colégio. Mas acredito que se uma nova forma de governo tão diferente estivesse ascendendo ao poder um rapaz de quase 18 anos teria percebido isso de modo mais detalhado, com mais atenção.
Depois de que tudo acontece e eles fogem da instituição eles encontram um grupo de jovens que resgatam outras crianças que estão sofrendo o que eles sofreram. Eles então são apresentados a uma xamã que poderia ajudá-los a lidar com seus poderes, quando eles falam o que podem fazer, a xamã e qualquer treinamento é esquecido pois há uma comoção de que eles seriam os bruxos de uma profecia que fala sobre eles e como vão assumir o poder diante desse novo governo. Lógico que O Único sabia disso, por isso prendeu os jovens, mas se ele sabia da ameaça que eram os irmãos e seus pais, porque não os eliminou assim que teve a oportunidade? E porque deixa que os dois levassem a baqueta e o livro, que obviamente são objetos mágicos? Não faço a mínima ideia. 
Mesmo sabendo dessa profecia os dois querem sair em busca dos pais, não ficar e ajudar a resgatar outras crianças. Então o grupo pede que eles conversem com Michael Clancy. Michael fala que ele está na instituição que eles querem invadir, que não sabe como foi o único a sobreviver, que O Único mandou que crianças fossem enfileiradas e vaporizou todas elas, que elas simplesmente morreram. Ambos ficam horrorizados, pensando que realmente deveriam fazer algo para mudar aquilo. Lógico que isso deveria afetá-los, mas se paráramos para pensar, todas as crianças lá já estavam condenados a morrer pela forca, a morte só veio de um modo diferente, então não tem nada de novo nisso. Segundo, se O Único pode simplesmente vaporizar crianças, porque não fez isso com os bruxos da profecia que irão tomar o poder dele?
O livro tem várias outras coisinhas que me incomodaram, como o personagem Byron e a birra até infantil que Wisty tem como ele. Acho estranho quando Wisty fica falando sobre a beleza e a barriga de tanquinho do irmão, por mais que irmãos possam se dar bem e considerar a beleza do outro, acho que não ficam enfatizando suas musculaturas com tanta freqüência. Além disso, no texto a uma série de palavras novas e você precisa adivinhar pelo contexto. Algumas palavras consideradas subversivas foram tiradas de circulação e outras colocadas em seu lugar. O que eu descobri ao acabar o livro é que no final tem um extra com “trechos das propagandas da Nova Ordem”, que traz esse vocabulário e seu significado. Acho que faltou no decorrer da leitura uma nota de rodapé fazendo referência a esse final. As propagandas são muito legais, porque tem uma lista de museus destruídos, poluidores de sons banidos (leiam-se músicos), e livros banidos. Os livros foi o que eu achei mais legal porque ele fala de livros que realmente existem, mas como um nome diferente e uma descrição pejorativa/divertida, como por exemplo, “Harry Potter e a ordem dos idiotas”, “A menina e o presuntinho” e “O ladrão de trovões”.
O livro termina com dois epílogos, que me deixaram curiosa pelo próximo livro (assim como o prólogo). O livro tem essas inúmeras falhas que eu listei, acho que poderia melhor muito, mas vou dar uma chance a continuação porque acredito que ele tem chances de corrigir seus erros, já que a ideia de modo geral é boa.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro dessa série é O Dom. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

3 comentários:

  1. Minha amiga fofa me deu esse livro de presente ainda tenho que ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Juliana.
    Meu ânimo para ler este livro é zero, principalmente depois de tantas resenhas negativas que li sobre ele. Sou dessas que acredita que livro precisa ser um bom investimento, caso contrário não vale nem um centavo meu!
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. James Patterson é um dos meus autores favoritos, por isso fiquei feliz quando a Novo Conceito anunciou a publicação dessa série. Ao mesmo tempo achei desnecessária a divulgação desse livro, já que não citaram que é um livro voltado a um público muito mais jovem (sempre defendo essa ideia, por sinal) do que os demais livros do autor, o que pode levar um leitor a ler esperando algo diferente. De qualquer forma, eu gostei do livro, mas as falhas que você cita encontrei mais no segundo livro. Particularmente espero que o terceiro livro não tenha tantas falhas como o segundo :(
    Como te disse lá no blog, já estou seguindo seu blog e aproveito para desejar muito sucesso para você :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir