25 de fevereiro de 2014

O Dom - Série Bruxos e Bruxas

[regular]

Eu recomendo: O Dom
Autores: James Patterson e Ned Rust
Editora: Novo Conceirto

Série Bruxos e Bruxas:
O Dom é o segundo volume dessa série, se você não leu Bruxos e Bruxas o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Whit e Whisty agora trabalham com a resistência. Eles já fizeram vários resgates, entretanto, o último deles não foi bem sucedido. Margo foi capturada e enforcada, como se ela fosse Whisty. Derrotados eles voltam para as Terras Livres e anunciam a tragédia. Entretanto, eles não se deixam abalar e partem para uma nova missão para tentar resgatar outras crianças, mas eles acabam sendo capturados. Whit está sempre pensando em Célia, abalado, principalmente porque quando ela faz contato com ele diz que ele precisa se entregar. Whisty sofre diversas decepções além de uma enorme pressão, pois O Único acredita que ela é quem detêm o Dom e fará de tudo para obtê-lo.

Meu cantinho:
Quando falei aqui do primeiro livro da série disse que ele tinha vários erros, mas que podia melhor muito e que eu tinha expectativas para esse segundo livro, mas nenhuma delas foi atingida. O livro ficou repleto de brincadeiras bobas, coisas sem sentido, além de ter sido uma grande enrolação de: encontra O Único e foge, encontra O Único e foge. Isso porque ele afirma ter gastado uma quantidade exorbitante de dinheiro na tentativa de capturar Wisty, mas não parece que eles estavam mesmo tentando, e que se O Único realmente quisesse confrontá-los, poderia tê-los pego a muito tempo atrás. 
Se vocês perceberam nesse segundo livro James Patterson está trabalhando com outro autor, acho que é por isso que algumas infantilidades podem ter ficado de lado, como aquela coisa de “barriga de tanquinho do meu irmão”, mas também apareceram muitas outras coisas bobas, como uma tentativa de ser algo engraçado. Um exemplo é quando falam que Wisty parece se transformar em um lobisomem, ou seria uma lobismulher? Não, nem um pouco engraçado e não complementa em nada o enredo. Além disso, quando O Único se encontra com Whisty e quebra sua baqueta (aquela de onde deveriam vir parte de seus poderes, entregue pela sua mãe), tudo o que ela diz é: “Isso é bullying”. Não há medo, não há confusão, desespero, nada. Só uma resposta que deveria soar engraçada, mas que não demonstra nada. Outra mudança é que os capítulos, antes eram narrados por Whit ou Wisty, agora temos capítulos sem “título” que ou tratam do Único ou de Byron.
Quando o livro começa, aparentemente já se passou muito tempo desde o livro passado. Os irmãos já trabalharam em diversas missões desde a primeira, resgataram diversas crianças, não ficando guardado nenhum ressentimento sobre a mentira envolvendo os pais deles, para forçá-los a trabalhar na primeira missão. E eles acabam de voltar de uma missão mal sucedida e logo partem para outra, e basicamente assim segue esse livro, missões que levam ao encontro com O Único e fugas, encontros bestas e fugas bobas. 
Quem tem um destaque maior nesse livro é Byron, o rapaz que perseguiu Whit e Wisty no passado, mas que acabou se juntando a eles. Wisty ainda não confia nem um pouco nele, o que eu não entendo é porque eles o deixam ficar. Eles aceitam qualquer um livremente, não rola um exame, um teste de fidelidade, algum tipo de prova, um detector de mentiras, qualquer coisa! Se eles são bruxos eles devem ser capazes de um encantamento para a pessoa dizer a verdade, mas não acontece isso, eles só acolhem todos, por isso O Único consegue se infiltrar tão facilmente na Resistência. Voltando a Byron, eu achei a birra de Wisty em relação a ele extremamente infantil, entendo tudo o que ele fez, mas ela parecia não conseguir parar de implicar com ele, igual criança quando se apaixona e não para de atormentar a pessoa. Acontece que Byron está realmente apaixonado por Wisty, mas ele também parece ser um espião. Eu ainda estou muito confusa em relação a ele, tenho que admitir que ele fez algumas coisas boas, mas outras coisas muito suspeitas, agora é esperar o desenrolar dos próximos livros.
Outra coisa é a respeito do foco em Wisty, apesar da profecia falar sobre dois irmãos bruxos, O Único acredita que é ela quem detém O Dom que ele tanto quer. Realmente ela consegue conjurar chamas, e fazer feitiços e coisas aparecerem do nada, mas eu acho que Whit está sendo muito ignorado, e ele também consegue imaginar coisas e fazê-las aparecer, mover objetos, além de escrever poemas que se transformam em encantamentos ou premonições. Enquanto Wisty foi completamente enganado por um menino qualquer, teve sua baqueta roubada, foi Whit quem teve intuições, quem tentou alertá-la, quem procurou manter o controle da situação e agir com certa maturidade. Acho que o que diferencia mesmo os dois é o poder do fogo que Wisty tem, e quando eles enfrentam O Único no final, percebemos que ele controla terra, água e ar, mas não o fogo.
O livro teve diversas coisas viajadas, algumas que persistiram do primeiro livro, os quais tinha esquecido de comentar, como por exemplo, energia elétrica proveniente de frascos de perfumes. Alguns absurdos novos como os pais que sumiram, mas que sempre parecem saber o que está acontecendo e mandam mensagens de celular para os filhos, escrita com a letra deles (sim, com a caligrafia deles), ao invés de aparecerem e esclarecerem alguma coisa ou fazerem algo de útil. Além disso, tem toda uma viagem com Célia, a namorada morta de Whit, ela desapareceu tem um tempo e Whit está simplesmente paranóico querendo encontrá-la. É quando ela aparece num telão da Nova Ordem falando que ele precisa se entregar para resolver as coisas para que eles possam ficar juntos. Eu não entendi essa coisa toda do telão, apesar de realmente parecer ser a Célia, a coisa toda de se entregar é um tanto suspeito, mas eu me pergunto: eu fui a única que prestou atenção na profecia do livro passado? Ela fala que todos da família precisam morrer, para que eles possam aprender coisas nos outros reinos e lutar contra o que está acontecendo. Acho que eles simplesmente se esqueceram da existência da profecia.
Basicamente o livro foi composto por situações forçadas, e muita linguiça, O Único com os poderes que tem poderia ter capturado e controlado os irmãos a muito tempo, mas ele parece apenas deixá-los escapar e não se esforça verdadeiramente para capturá-los. Fiquei muito decepcionada com o livro e espero um maior desenvolvimento no enredo com a continuação.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é O Fogo. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

5 comentários:

  1. Já os livros e até que gostei da série, apesar de O Dom ter me dado um banho de agua fria, achei muita encheção de linguiça e tbm espero que O Fogo seja melhor para salvar a série
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho o primeiro livro da série aqui em casa, mas ainda não o li. Tenho visto críticas controversas: quem não ama, odeia. Pretendo lê-lo em breve para tirar minhas conclusões.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  3. Oie Juliana =)

    Dom foi uma leitura sofrível para mim. Tipo não que eu esperasse algum coisa a mais do que já tinha lido em Bruxos e Bruxas, mas pelo menos seria bom se o livro conseguisse manter o mesmo nível. Porém infelizmente ele foi uma das minhas piores leituras de 2013 =/

    Vamos ver se O Fogo a coisa melhora né rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, eu quase desisti da série, mas vou tentar mais uma vez. Essas brincadeiras bobas são as coisas que mais me irritam, também não vejo nada de engraçado nisso e eles perdem a oportunidade de usar uma premissa ótima para fazer um péssimo enredo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Se bem me lembro comentei sobre a continuação já na sua resenha do livro anterior, então você já deve saber que curti "Bruxos e Bruxas", mas não tanto de "O Dom". Continuo gostando muito do trabalho do Patterson, mas esse foi tão mais lento... Tão viajado, como você bem citou... Tão enrolado que foi impossível gostar tanto quanto anteriormente. Não desisti da série, e nem pretendo fazer isso com o próximo livro, mas realmente espero que melhore bastante, por isso estou aguardando ansiosamente pela leitura de "O Fogo".

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir