20 de março de 2014

Esperando por você

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Esperando por você
Autora: Susane Colasati
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Marisa era vista como esquisita no colégio no ano passado, ela tem um distúrbio de ansiedade que faz com que ela remoa muitos sentimentos e tenha pensamentos negativos, o que acabou fazendo com que ela entrasse em depressão. Mas ela fez terapia e agora sabe o que precisa fazer para escapar desses sentimentos negativos e ela está toda empolgada com o novo ano letivo e a perspectiva de mudanças. Ela começa a se aproximar de algumas pessoas nas suas aulas, e Nash se destaque entre esses novos amigos. Ele é um nerd, que coleciona sinos, de quem ela já foi muito próxima quando mais nova, mas que com o passar do tempo foi se afastando. Só que Nash parece interessado nela de um jeito romântico, mas Marisa está interessada em Derek, que depois de levar um pé na bunda de Sierra a convidou para sair. Tudo parece estar indo bem, mas Derek começa a desapontá-la, ela acaba brigando com sua melhor amiga porque sempre dá bolo nela para ficar com o novo namorado, sua irmã está insuportável e o casamento de seus pais, que sempre foi perfeito, parece estar em conflito. A depressão volta a bater em sua porta e Marisa parece não ter forças para mudar e não consegue perceber que quem lhe faz realmente bem está bem a sua frente.

Meu cantinho:
Esperando por você é outro livro adorável da Susane, foi uma leitura super leve e bem rápida apesar de ser um volume relativamente grosso. É um chick-lit, mas que não se enquadra naquele romance bobinho de colégio, intriguinhas e ponto final. Ela trás muito perto a realidade de alguns adolescentes, pais ausentes, divórcio, briga entre irmãos, problemas na escola, distúrbio de ansiedade, depressão, entre outras coisas que mostram que a vida de uma adolescente não se limita a um romance no colégio (apesar de termos o romance).
Marisa tem um distúrbio de ansiedade, ela pensa coisas que não tem coragem de falar, se comete algum erro fica remoendo, acredita que as pessoas estão sempre comentando dela. Quando têm esses pensamentos negativos ela se prende a eles e não consegue deixá-los, ela acaba afundando neles, fica sem vontade de fazer nada, mata aulas, fica apenas deitada sem contato com ninguém. Mas isso foi no ano passado, depois de fazer terapia, de aprender a direcionar seus pensamentos e mudar o foco dos sentimentos negativos, ela está pronta para começar um novo ano letivo com mudanças significativas. As mudanças não chegam tão fácies quanto ela esperava, mas ela consegue se socializar um pouco mais, prestar atenção nas aulas, fazer os deveres do colégio, se dedicar um pouco mais a música, além de fazer novos amigos. Entre esses novos amigos está Nash, que começou a conversar com ela quando eles se tornaram parceiros de laboratório. Na verdade eles já foram muitos próximos na infância, eles moram perto, viviam um na casa do outro brincando, até que o tempo foi passando e conforme ficaram mais velhos se afastaram. Como Nash quer notas boas eles se reúnem umas duas vezes por semana na casa dele para fazer relatórios, e logo eles estão muito próximos, compartilhando segredos, se divertindo, saindo juntos. Acontece que Nash demonstra um interesse por Marisa além da amizade, mas ela não quer se envolver com ele dessa forma porque ela está interessada em Derek. Derek é o tipo popular, bonitão, por qual todas as meninas do colégio estão babando. Lógico que ele namora a menina linda e popular, que todos os meninos desejam, chamada Sierra. Derek tem demonstrado certo interesse nela, e quando Sierra termina com ele e algumas semanas depois ele a chama para sair, ela se sente muito sortuda. Infelizmente essa sensação não dura muito tempo.
Marisa é extremamente ligada ao pai, ele foi um apoio enorme quando ela enfrentou sua depressão ano passado. Sua mãe não sabia exatamente como lidar com sua situação e se manteve afastada. Gostei dessa conexão dela com o pai, porque nos livros sempre vemos as meninas extremamente ligadas com a mãe e o pai apenas fazendo papel de figurante. Ela não se dá muito bem com a irmã, que tem uma personalidade forte e sempre gosta de bater de frente com as pessoas. Seus pais são o exemplo de casal, estão juntos a anos e nunca brigam, tudo parece perfeito. Entretanto, pequenos sinais começam a mostrar que nem tudo está bem entre eles, mas Marisa não parece perceber. Por um lado eu amei essa profundidade no problema familiar, foi a minha crítica a De Repente Acontece, se focar no romance e não se aprofundar em outras questões que não estivessem relacionada a ele. Entretanto, eu achei Marisa um tanto ingênua por não perceber de cara as dificuldades que seus pais estão enfrentando, acho que era tudo muito óbvio e autora fez da nossa personagem uma menina muito alheia a tudo nesse aspecto. Entretanto, quando ela percebe que as coisas não estão bem, parece que tudo na sua vida parece dar errado e ela começa a ter surtos de ansiedade e a depressão começa a atingi-la.
Seus pais estão se desentendendo, logo ela começa a ficar preocupada com isso e fazer diversas suposições. Derek está com ela, mas ela não se sente a vontade para compartilhar seus problemas com ele e falar como se sente triste e deprimida. Além disso, Derek parece ainda ter interesse em Sierra apesar de estar namorando com ela. Ela acabou brigando com sua melhor amiga que se sentiu abandonada por Marisa que passou a sair apenas com Derek para todos os lugares. Nash é o único com quem ela consegue compartilhar tudo, mas ele está namorando uma menina agora, depois de ter sido rejeitado por ela, e Marisa não consegue evitar sentir ciúmes. Ela não consegue manter o foco no colégio e começa a tirar notas baixas, ela deixa de treinar para a banda e começa a cometer erros terríveis no ensaio. Chega um momento em que ela deita na cama e não sente vontade de levantar.
Marisa é uma menina com problemas muito reais, que enfrenta muitas dificuldades na vida e que apesar de se abater várias vezes ela ainda assim tenta se erguer e enfrentar tudo. Gostei bastante do desfecho do livro, foi muito condizente com a realidade e atendeu minhas expectativas. É um livro muito bom, o melhor que li da autora até agora. A única coisa que realmente me chateou é que ele não segue o padrão dos outros livros da autora, quem já viu sabe que todos os outros livros dela têm uma lombada listrada, menos esse.

Volume único.

6 comentários:

  1. Eu estava com este livro aqui parado há um tempão e nada de ler, daí enviei para a minha colunista e em breve ela posta a resenha lá no Blog, espero que ela goste assim como você.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/03/nevoa-alice-von-amerling.html

    ResponderExcluir
  2. Não dava nada para este livro, flor, mas a sua resenha me persuadiu a lê-lo (rs). Parece um chick-lit mais elaborado, que não dá margens para as críticas que geralmente temos com esse tipo de gênero literário. Gostei muito do enfoque sobre os conflitos da personagem e sua ansiedade que parece fazê-la se sentir incapaz de lidar com tudo… O mais legal, no entanto, é como o romance se desenvolve sem ser, desde o início da história, algo óbvio para o casal. Nash até poderia querê-la desde o início, mas isso não a faz desejá-lo também… O amor vem aos poucos, como dizem, e gostei de saber que o livro preserva isso.
    Enfim, mais um que irá para a minha lista! (haha)
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O blog já virou um guia antes de visitar livrarias. Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito curiosa com esse livro. Vou ler e espero me encantar também.

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de livros do gênero, mas saber que ele envolve mais do que um simples romance é muito bom, até porque o que costuma me irritar é justamente isso. Como já disse, ainda vou ler o livro principalmente por já tê-lo em minha estante (não me vejo comprando um chick-lit, já que tive apenas uma experiência agradável), e quando isso acontecer vou ler com menos receio por já conhecer uma opinião positiva.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,
    Esses livros não fazem muito o meu tipo, apesar de eu gostar de um romance, prefiro leituras menos teens. Já li alguns livros da Susane e todos tem essa mesma pegada, então é como se eu estivesse lendo sempre o mesmo livro. rs
    Eu gostei desse livro em particular mais do que dos outros porque me identifiquei muito com a protagonista, então pra mim a forma como ela conseguiu lidar com seus próprios problemas foi mais bacana do que o dilema amoroso. Ótima resenha! PS: concordo contigo que o livro sai do padrão, a lombada diferente tira toda a graça de deixar eles juntinhos na estante :/

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir