28 de março de 2014

Gregor e a segunda profecia

[ótimo]

Eu recomendo: Gregor e a Segunda Profecia
Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera

Crônicas do Subterrâneo:
Gregor e a Segunda Profecia é o segundo volume dessa série, se você não leu Gregor o Guerreio da Superfície, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Gregor voltou para casa, ele não deseja retornar ao subterrâneo, mas quando Boots é levada pelas baratas, ele não tem outra escolha além de ir atrás dela. Ao chegar lá ele descobre que os rastejantes fizeram isso para a proteção dela, já que os ratos estão planejando matá-la. De acordo com a Profecia da Perdição Gregor tentará matar Bane, o rato branco, que será o novo líder dos ratos no subterrâneo e que está apenas reunindo um exército para logo tomar o poder. O único modo de impedir que Gregor derrote Bane e matando o bebê, que os ratos acreditam ser Boots. Logo Gregor está em uma jornada perigosa, enfrentando criaturas misteriosas para que possa matar Bane e assim salvar Boots.

Meu cantinho:
A volta de Gregor após sua primeira visita no subterrâneo foi marcante, não só por ele ter voltado com sua irmã, mas por ter trazido seu pai depois de todos esses anos desaparecido. A princípio a mãe não conseguia acreditar na história deles, mas logo ela passa a acreditar e fecha o buraco na lavandeira e proíbe qualquer um de se aproximar dele, pois não quer mais perder ninguém. As coisas não estão muito bem, o pai ainda tem pesadelos, febre, e mal consegue sair de casa. Ele tem traumas e alguma doença do subterrâneo que médico nenhum da superfície parece capaz de cuidar. Doente seu pai não é capaz de trabalhar, e sua mãe tem tido trabalho para sustentar a casa, as dívidas têm se acumulado, eles quase não tem comida. Gregor então passa a trabalhar para a vizinha as sábados, ela não só doa roupas, como comida, além de dar alguns presentes a Gregor junto com o pagamento (pagamento esse que ele tem usado integralmente para ajudar em casa). Essa vizinha, que diz pode ler a sorte, parece saber que Gregor esconde algo, quero saber o que acontecerá com ela nos próximos livros. 
Gregor sabe que existe outra profecia, mas não sabe detalhes sobre ela e não acredita sinceramente que irá voltar ao subterrâneo. Isso muda quando um dia, ao levar Boots para passear no Central Park, ela é levada pelas baratas, pela passagem que eles haviam usado para voltar a superfície. Gregor tem pouco tempo, ele liga rapidamente ao pai, avisa o que aconteceu, que precisa resgatar Boots e que está voltando para o subterrâneo.
Ao voltar Gregor descobre que Boots foi levada para sua própria segurança, pois de acordo com a Profecia da Perdição, os ratos têm que matar um bebê, e ao fazer isso eles seriam capaz de destruir Gregor. Ao destruir Gregor eles impediriam que a profecia se cumprisse e ele matasse Bane, o terrível rato branco, que seria capaz de levar os ratos a vitória. Portanto, para manter Boots a salvo Gregor precisa encontrar Bane e matá-lo. Eu fiquei surpresa quando soube dos ratos pois acredita que com a morte do rei, Ripred logo assumiria a ordem e o controle sobre os ratos, mas não foi isso o que aconteceu. Na verdade, acho que os ratos estão com mais raiva porque como punição os humanos estão bloqueando alguns rios importantes dos quais os ratos tiravam seu alimento e estão quase morrendo de fome. Fiquei chateada quando Ripred fala sobre isso, afinal, seu papel foi fundamental na vitória do livro passado, ele deseja a harmonia, mas por conta de alguns ratos ele sofre a conseqüências, assim como muitos outros inocentes.
Antes de partir, enquanto as coisas estão sendo organizadas, algumas coisas relevantes acontecem. A primeira é um mal estar entre Ares e Gregor, eles acabam se desentendo e acredito que Gregor não tem razão, mas as coisas se concertam. O real problema é que Ares é visto como uma pária, apenas Luxa e sua morcega falam com ele, os demais o ignoram, acreditam que ele deveria ser banido por ter deixado Henry morrer. Isso me irritou muito porque esses subterrâneos parecem tão apegados a algumas ideias, que não percebem qualquer variável ou atenuante. Eles fizeram um juramento, Ares deveria proteger Henry, mas ele não o fez para salvar o guerreiro da superfície, sobre o qual existem aparentemente várias profecias nas quais ele salva os humanos do subterrâneo, além disso Henry era um traidor, que queria o trono e ajudou os ratos. Eu espero sinceramente que Ares tenha mais reconhecimento futuro, não só da parte de Gregor (pois ele já conquista isso nesse livro) mas de todos de Regália. Outra novidade nesse livro é que, ao treinar com as espadas (um treinamento muito rápido e pequeno na minha opinião, se você está planejando matar o mais temível rato do subterrâneo) Gregor descobre que ele é um colérico. Basicamente ao pressentir o perigo ele entra em um tipo de transe, como em modo de batalha e consegue acertar e se defender de todos os ataques que lhe são dirigidos. Além disso, temos outra personagem importante, Ripred não fará parte da jornada dessa vez, em seu lugar ele manda Twitchtip, uma rata com um dom especial, com um grande poder olfativo, que pode determinar distâncias, formas e até cores. Ela será útil pois segundo boatos Bane estaria escondido em um labirinto de difícil acesso.
O caminho para se alcançar Bane é longo e perigoso, repleto de adversidades além de criaturas muito perigosas e infelizmente nem todos sobreviveram a essa jornada. A fluidez da leitura já era algo que eu esperava, mas eu fui surpreendida pela riqueza de acontecimentos e novidades, sem falar do final! O encontro com Bane foi a situação mais inesperada de todas. Eu acredito que o livro cresceu ainda mais, é como se estivéssemos crescendo e amadurecendo junto com Gregor (me lembro um pouco como era ler Harry Potter). Estou ansiosa pelos próximos livros dessa saga e o que a profecia de sangue irá revelar.

Continuação:
[Atualizado] O próximo volume da série é Gregor e a Profecia de Sangue. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Eu sou louca para ler essa série da Suzanne Collins, desde que acabei Jogos Vorazes. Parece ser uma ótima pedida. Amei o post!

    Beijos.
    Páginas na Estante - Sorteio!
    Twitter

    ResponderExcluir