26 de março de 2014

Gregor o Guerreiro da Superfície

[ótimo]

Eu recomendo: Gregor, o guerreiro da superfície
Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera

Sinopse:
Desde o desaparecimento do pai, Gregor deixou de ser uma criança normal, ele precisa ajudar em casa, cuidar da avó e das irmãs sempre que a mãe saí para trabalhar. Um desses dias, enquanto vai ao porão que serve de lavanderia para cuidar das roupas, ele se distraí um momento e quando vê Boots, sua irmã mais nova, está atrás de uma máquina, em um buraco aberto e antes que possa alcançá-la, ela caí, e ele vai atrás. O buraco parece sem fim e quando eles finalmente aterrissam, estão no mundo subterrâneo. Eles são levados por baratas gigantes até um reino de humanos. Lá ele descobre que seu pai está vivo mais foi sequestrado por ratos, que os ratos querem exterminar os humanos, e Gregor é o guerreiro de uma antiga profecia que irá determinar o curso dessa guerra.

Meu cantinho:
Percebo uma grande diferença entre esse livro com a série Jogos Vorazes da autora. Acho impossível não falar desse trabalho, porque acredito que a maioria das pessoas que entram em contato com Gregor fazem isso por já terem lido a outra série da autora e terem amado. Eu vejo Gregor como um trabalho voltado para um público mais infantil, já que Jogos Vorazes é um livro muito mais pesado, com diversas críticas a sociedade em que vivemos, e nesse aspecto Gregor é bem mais leve. Ainda assim, Gregor tem sua pitada de crueldade, violência, críticas e lutas.
Gregor tem apenas 11 anos, ele mora com sua mãe, sua avó e duas irmãs mais novas. Há uns dois anos atrás seu pai sumiu sem deixar rastros, simplesmente desapareceu. Depois disso, Gregor passou a ajudar a cuidar da avó que possui poucos momentos de lucidez, assim como a cuidar das irmãs mais novas, ajudar na casa e se privar de muitas coisas que crianças na idade de Gregor deveriam estar fazendo.
Nas férias Gregor é obrigado a ficar em casa para cuidar da avó enquanto a mãe trabalha. Ele desce para a lavandeira, para ajeitar as roupas enquanto sua mãe está no serviço e leva Boots, sua irmã mais nova, para poder vigiá-la. Quando percebe Boots está na beira de um buraco, uma tubulação, atrás de uma máquina de lavar, ela caí e Gregor também ao tentar impedir sua queda. Quando percebe, ele está no Mundo Subterrâneo, um lugar onde existem baratas, morcegos, aranhas, ratos e outros animais do tamanho de humanos. Os humanos subterrâneos tem pele branca e olhos violetas. Lá ele descobre que seu pai também já esteve nesse mundo e que foi sequestrado pelos ratos. Os humanos estão em harmonia com diversos seres do subterrâneo, mas estão em guerra com os ratos, que querem exterminá-los e dominar todos os reinos. Eles também acreditam que Gregor é o guerreiro da superfície descrito em uma profecia, sabem que ele será fundamental nessa guerra, mas não sabem se ele será bem sucedido ou não. Eles acreditam que devem seguir Gregor, e ele decide partir para resgatar o pai. A profecia determina quantas pessoas e de que reinos devem ser: baratas, morcegos, humanos, aranhas e ratos. Eles então partem apressadamente em sua jornada, já que os ratos descobrem que Gregor está no subterrâneo e decidem atacar os humanos.
Eu adorei os personagens desse livro, apesar de Luxa e Henry que são da realeza serem muito metidos, sempre se achando superiores, até eles tem sua contribuição para o livro. Eu jamais pensei que eu fosse achar baratas engraçadinhas ou sofrer por elas, mas a verdade é que não tem como não gostar dela com a Boots envolvida. Ela é a criança mais fofa do mundo, não teme nada, adora todos, é extremamente inocente, com um senso de justiça e igualdade. Ela conquista as baratas e essas logo a vêem como princesa e eles partem nessa jornada apenas para protegê-la. Os morcegos que as vezes ficam meio de lado, visto apenas como montaria, tem um papel fundamental no final. As aranhas a princípio são bem hostis, e apesar de terem um papel de pouco destaque na jornada (apesar de suas teias serem sempre úteis), eu fiquei muito triste ao ver uma delas morrer. Logo de cara é instalada uma antipatia pelos ratos, afinal, eles mataram muitas pessoas, eles não querem viver em paz, eles desejam matar todos os humanos. Entretanto, assim como Gregor, eu percebi que não se pode generalizar todos e que existem sim ratos que desejam o fim da guerra.
O livro me encantou, me divertiu, me angustiou e me deixou a beira das lágrimas (em uma cena particularmente triste onde os integrantes da profecia de separam dos outros subterrâneos e Vikus, avô de Luxa parte e ela sequer se despede dele, mesmo sabendo que a profecia determina que quatro integrantes morreram nessa jornada). É uma obra repleta de ação, aventura, algumas cenas tristes, e outros repletos de leveza. É um livro, como eu disse, um pouco mais infantil, mas que não perde em nada por isso e merece ser lido por todos. Assim que acabei esse livro fui direto iniciar a leitura do segundo da série! 

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Gregor e a segunda profecia. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

4 comentários:

  1. Obaa, felizmente um livro que eu já tenha lido e possa opinar!!
    Na verdade já li a série toda (são 5) e é uma das minhas queridinhas da vida. Nunca li Jogos Vorazes, mas o Gregor representou bem a autora para mim. Na medida em que vc for lendo, vai perceber que um livro é melhor que o outro. Adoro!!

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comprei os 3 primeiros volumes da serie, pq estavam em promoção e claro por serem da Suzanne Collins, ainda não li mas vão para a meta de leitura deste ano ^^. Parece muito legal pela sua critica, tipo aqueles que se devora rapidamente devido a quantidade de acontecimentos. E acho o máximo ela construir 2 universos tão diferentes e bons para agradar todo tipo de publico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Gostei bastante de JV e acho a escrita da Suzanne ótima. Adoro esse estilo de leitura.
    Sua resenha está ótima, bem articulada e me deixou ainda mais curiosa sobre o livro.

    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor! Cacei a resenha do livro por aqui para lembrar da história…
    Haha. Estava certa. É mesmo a série das crianças que ficam pequenas diante dos enormes insetos. Menina, sei que muitos adoooooram Gregor, mas não posso lê-lo. Nunca leira… Brrrrr! Tenho calafrios só de pensar nas aranhas enormes. Sério! Não dá para mim. Sofro de aracnofobia, é paralisante. Só de me imaginar na situação deles, já me sinto sem vontade alguma de ler o livro. É uma pena, porque seus comentários foram como todos os outros que li a respeito da série… encantadores!
    Sei que estou perdendo uma grande leitura, mas já perdi filmes, séries e muitos outros só pelo fato de envolver aranhas gigantes. ToT
    Adorei sua resenha.
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir