17 de março de 2014

Profundezas

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: Profundezas
Autora: Tricia Rayburn
Editora: Verus

Sereia:
Profundezas é o último volume dessa trilogia, se você não leu Sereia e Encanto o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Vanessa está de volta a Winter Harbor com seus pais para passar o verão antes do início das aulas na faculdade. Ela volta a trabalhar com Paige, sua melhor amiga, além de ter esperança que seu caminho cruze com o de Simon. Ela não quer cometer nenhum erro, quer recuperar sua confiança, mas a verdade é que seu corpo tem necessidades além do que outras sereias comuns precisam, e ela precisa encantar homens e receber sua atenção. Ela quer evitar esse problema e tentar mostrar a Simon que mudou, mas estranhos assassinatos de mulheres em datas correspondentes aos assassinatos do ano passado perturbam qualquer normalidade no relacionamento deles, que precisam descobrir quem é esse assassino que parece saber a verdade sobre a existência das sereias.

Meu cantinho:
Eu estava muito ansiosa pelo volume final dessa trilogia e sinceramente não sabia o que esperar. Não tinha lido muito a respeito desse livro, sabia apenas que Vanessa tentaria se reaproximar de Simon. Já faz um ano desde que Justine morreu, desde que ela se transformou em sereia e sua vida se tornou uma loucura. Mas agora que ela tem certeza que todos os problemas com Zara e as outras sereias que lhe seguiam acabaram, ela vai tentar retomar certa normalidade na sua vida (na medida em que for possível). Sua família segue para Winter Harbor para passarem juntos o verão antes de seu ingresso na faculdade, ela volta a trabalhar no restaurante de Paige (não que o restaurante tenha muito movimento já que desde as estranhas tempestades e mortes do ano passado o turismo da cidade foi seriamente prejudicado) e é quando esbarra em Caleb, irmão de Simon. Ela está ávida por notícias deles e espera poder reencontrá-lo esse verão, conversar com ele, tentar reconquistá-lo. Ela acredita que está bem, que pode suprir as necessidades de seu corpo dobrando a quantidade de alga salgada que ingere além dos banhos de água salgada, que ela pode evitar a parte em que precisa seduzir homens. Entretanto, uma visita inesperada de sua mãe biológica faz com que ela entenda que não pode evitar isso, que sua espécie precisa de muito mais, que os banhos, a ingestão de água não poderá suprir o que seu corpo precisa, ela pode fazer pequenos truques, usar sua voz, pequenos flertes inofensivos, mas a verdade é que um dia, se quiser viver, precisará matar um homem. O envolvimento com sua mãe biológica é complicado, fiquei muito tocada pelos poucos momentos que ambas tem, mas gostei do fato dela ser verdadeira com a filha, de lhe mostrar a realidade, de dizer que seu relacionamento com Simon está fadado ao fracasso, que ela irá sofrer, mas que merece ter todos os momentos de felicidades enquanto puder, ao lado dele. Vanessa então decide mostrar que mudou, tentar reconquistá-lo, afastar qualquer dúvida sobre sua situação, fazer coisas que casais normais fazem sem que tenham que se preocupar com questões anormais de sereias.
Lógico que a situação não seria fácil, sair em um encontro e ter que esconder suas fraquezas, sua sede, suas necessidades. Para piorar, qualquer normalidade é afastada com os assassinatos que começam a ocorrer na cidade. O único lado positivo é que as pessoas mortas não são homens, encontrados afogados, com um sorriso no rosto. As vítimas são mulheres, seus corpos são encontrados longe da água, mas as datas dos assassinatos coincidem com as mortes do ano passado. Além disso, outras pistas mostram que esse assassino sabe maiores detalhes sobre os incidentes anteriores que aconteceram em Winter Harbor e a participação das sereias nas mortes. Paige, Caleb, Simon e Vanessa se vêem envolvidos nesse novo mistério que precisam solucionar logo para evitar mais mortes.
Eu achava que iria acabar rolando algo entre Caleb e Paige, a autora sugeriu um leve aproximação (ou talvez foi algo da minha cabeça), mas no fim não aconteceu nada entre eles.
Apesar de ter diversas suspeitas sobre o que estava acontecendo, ainda assim fui um pouco surpreendida no final, o que é bom, nada é pior do que um final previsível. O livro termina e apesar dos problemas maiores estarem resolvidos, muitas coisas ainda ficam no ar, não com o sentido de inacabado, mas como se os personagens ainda tivessem coisas para viver e escolhas para fazer.
A capa segue o padrão dos livros passados, mesmos tons e efeitos de brilho (mas confesso que achei essa capa bem feia comparada as anteriores, principalmente a primeira), uma revisão boa, assim como a diagramação, letras grandes e um espaçamento confortável. Foi um desfecho interessante para a série.

Volume final.

5 comentários:

  1. Acho que já comentei aqui que li só o primeiro livro da trilogia né. Gostei muito e sempre quis dar continuidade, tenho certeza de que vou gostar dos outros três tanto quanto gostei do primeiro.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Ainda não conhecia o livro nem a série =/
    Eu adoro histórias sobre sereias, acho tão interessante e quando pequena quis ser uma sereia também, ´sério O_O! kkkk
    Menina, também gosto de finais assim, que não são previsíveis. Às vezes o livro é ótimo, mas já sei o final acaba perdendo a graça. Tua resenha tá ótima e me deu vontade de ler <3

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Juliana =)

    Não li nenhum livro dessa série ainda. Infelizmente ela não me chamou muito a atenção =/
    Leio bastante resenhas positivas, mas ainda não me senti convencida a ler.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, só li a resenha por cima porque tenho Sereias e ainda quero ler a série, apesar de nem ter começado. Parece ser uma série boa, mas nada muito surpreendente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não li a série então não li sua resenha inteira, só as considerações finais. Sério que vc achou a capa feia? Eu achei linda, apesar de que não vi pessoalmente ainda...
    É chato quando ficam pontas soltas, isso me desmotiva de ler os livros.

    ResponderExcluir