31 de maio de 2014

A Corrida de Escorpião

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: A corrida de Escorpião
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus

Sinopse:                                   
Quando chega novembro os cavalos d’água, também conhecidos como capaill uisce, começam a sair do mar e caminhar por Thisby. Diversos homens decidem capturar esses cavalos para participar da famosa corrida da cidade. Contudo, a maioria dos homens não sobrevive, seja no processo de captura, de treinamento ou na hora da corrida. Os cavalos são fortes, violentos, difíceis de serem domados e se alimentam de carne. Sean Kendrick tem 19 anos e foi o campeão da corrida nos últimos quatro anos, mas esse ano a vitória é a mais importante porque significa que o capaill uisce que ele monta, que tanto ama, mas que pertence ao seu patrão, pode finalmente ser seu. Puck Connolly é uma menina forte, que nunca montou um cavalo d’água, nem sequer viu uma corrida. Mas se verá obrigada a correr em busca do prêmio, para garantir a casa e o sustento de sua família, já que seus pais foram mortos por esses animais. Puck e Sean se veem envolvidos, e compreendem o motivo um do outro, mas nenhum deseja perder.

Meu cantinho:
Eu queria esse livro a muito tempo como disse na minha caixinha de correio aqui. Eu só não o comprava por conta do preço. Sempre tive muita curiosidade sobre a história, cavalos que saem da água, comem gente, uma corrida. Minha curiosidade foi saciada e preciso dizer que esse é o melhor livro que já li da autora. Gostei da saga Os lobos de Mercy Falls, mas sempre tive pequenas críticas a cada um dos livros, já em A Corrida de Escorpião não houve nada que me desagradasse.
Os cavalos saem da água sempre no mesmo período do ano, muitos capturam esses animais e passam o ano todo treinando para a corrida do ano seguinte. Algum tempo depois do começo da saída dos capaill uisce do mar temos o início das preparações para a corrida. Ocorrem as inscrições, o festival, os treinos próximos a praia como previsto no regulamento, até o dia da prova. Nesse período muitos acabam se machucando, perdendo sua montaria, ou sua vida. Muitos cavalos d’agua saem do mar e destroem casas, rebanhos, matam pessoas. Os que já foram capturados podem machucar outros competidores, outro cavalos, ou tentar fugir, já que o treino é na praia e estar perto do mar é uma tortura e eles sempre tentam retornar para o oceano. Eu fiquei encantada com esses animais, o que ela retirou de mitologias existentes, e o que ela foi capaz de criar. Amei totalmente o mundo por ela inventado!
O pai de Sean Kendrick morreu em uma das corridas, desde então ele ficou sobre a proteção de Malvern, ele trabalha nos estábulos, cuida de todos os cavalos, principalmente dos capaill uisce, que é capaz de entender como ninguém. Ele levou mais de seis anos treinando Corr, e a quatro anos o cavalga, ganhando as corridas e uma pequena porcentagem do prêmio (o resto fica para seu patrão, dono de Corr). Sean é um menino calado, mas muito respeitado por seus conhecimentos, ele é apaixonado por Corr, e não abandona seu emprego porque não quer deixá-lo, já que seu patrão se recusa a vendê-lo.
Puck Connolly vive com seus dois irmãos, Gabe e Finn desde que seus pais foram mortos por cavalos d’agua. O nome verdadeiro de Puck é Kate, uma garota que ama a família e a ilha acima de tudo. A situação financeira deles tem se complicado, Gabe tem um trabalho pesado do qual não gosta, Kate faz peças artesanais para vender em uma das lojinhas da cidade. Ela também ajuda a cuidar do irmão mais novo, da casa e prepara as refeições com o pouco que tem (sendo assim muitas refeições resultam apenas em latas de feijão).
Certo dia, Gabe dá a triste notícia de que ira embora para o continente, em seguida Puck descobre que a casa não está quitada, que ela pertence a Malvern, que eles possuem essa dívida e que ele pretende retomar a casa. O pior de tudo é que Gabe sabia, mas nunca os avisou. Ela então pede tempo a Malvern, pede que ele espere a corrida e ele lhe dá o prazo. O problema é que ela não tem um capaill uisce, nunca montou em uma dessas criaturas e não tem dinheiro para comprar um para o evento. Ela então lê o regulamento e percebe que esses só exigem uma montaria, então ela decide cavalgar Dove, sua égua. Ela tem a desvantagem de não ser bem nutrida, de não ser tão rápida e que será vista como alimento no meio dos capaill uisce. Contudo, ela tem a vantagem de não ter o desejo incontrolável pelo mar e se seguir em linha reta pode vencer.
Se a corrida em si já seria difícil para Puck, tudo piora quando ela percebe que os outros competidores não a querem na corrida por ela ser mulher. Surpreendentemente Sean fica ao seu lado, alegando que isso é irrelevante na corrida. Motivado pela coragem de Puck ele encara Malvern para obter Corr, e consegue desse uma promessa: se ele vencer essa corrida ele lhe venderá Corr. Sean luta pelo amigo que tanto ama, Puck luta pela casa e por seu sustento. Ambos desejam vencer a corrida, ao mesmo tempo em que se ressentem da ideia de vencer o outro, já que lentamente tem se aproximado e construído uma relação. Eu fiquei pensando como as coisas aconteceriam, como seria capaz dos dois vencerem a corrida e obterem o que desejam, mas já aviso que a corrida só terá um vencedor.
Adorei a leveza como ele conduziu o relacionamento de Puck e Sean, nada como nos romances convencionais. São poucas palavras, são muitos gestos, muitas ações, tudo em seu devido tempo. Adorei o mundo criado, me encantei por esses cavalos. Todos os personagens foram muito bem construídos, cada um com sua singularidade, sejam aqueles que nós amamos, aqueles que nos encantam (como Finn) e aquele que odiamos (como Mutt o filho bastardo de Malvern). Um livro encantador! O final me deixou com os olhos cheios d’água! Recomendo!

Volume único.

2 comentários:

  1. Eu amo esse livro, aliás, eu amo essa autora <3.
    Olha que esse livro todo perfeitão e bem escrito foi a obra de ESTREIA dela, dá pra acreditar?! Os Garotos Corvos que eu já li e também é dela eu curti mais, é todo sombrio e tal. Mas amo a Maggie <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, olá.
    Jura que é volume único? UAHSUAHSA Acho que vou ler ele agora, estava com medo de ser série e eu nunca consigo acompanhar as séries, dai fiquei triste UAHSUA Adorei sua resenha, que bom que gostou do livro. Eu ainda não li nada da autora, espero poder ler logo.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir