6 de maio de 2014

The House of Night - Revelada

««««««
[bom]

Eu recomendo: Revelada
Autoras: P.C. Cast e Kristin Cast
Editora: Novo Século

House of Night:
Revelada é o décimo primeiro volume dessa série, se você não leu Marcada, Traída, Escolhida, Indomada, Caçada, Tentada, Queimada, DespertadaDestinada e Escondida, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Neferet voltou e conseguiu recuperar sua forma corpórea, Zoey não consegue impedir seu retorno e ela assassina um vampiro e um humano. Com as intrigas implantadas por Neferet o clima entre humanos e vampiros piora, levando a polícia a iniciar uma investigação. O Conselho não se move para ajudá-los e Thanatos rompe com eles, aumentando a pressão já existente em todos. Zoey principalmente não está conseguindo lidar com tudo: a volta de Neferet, a acusação dos humanos, seus sentimentos confusos por Aurox, o ciúmes de Stark, além de vários outros assuntos começam a deixá-la cada vez mais irritada e fora de si. Aphrodite tem uma terrível visão que mostra essa agressividade consumindo sua amiga e levando-a a cometer terríveis erros.

Meu cantinho:
Gente, eu comprei esse livro pensando: “mais um livro dessa série sem fim”, mas quando eu olhei o verso estava escrito “penúltimo livro da série”, fiquei sem palavras! Depois de vários livros, alguns terríveis onde não acontecida nada, várias situações infantis, hormônios exagerados (e coloca exagerado nisso), uma eterna enrolação, gente morrendo e voltando a vida, a série está perto de acabar. E justamente agora tivemos um livro que não foi tão ruim. Quando comecei a leitura já dei de cara com aquelas frases toscas de Stevie Rae e aquelas situações infantis entre os personagens e pensei que só teria mais do mesmo, mas no decorrer da leitura tivemos um declínio dessas situações o que me surpreendeu. Não que elas tenham tido um fim, ainda tem algumas situações intragáveis, mas em uma quantidade consideravelmente menor e quase todas partiram de Stevie Rae e (infelizmente) de Stark (isso eu explico mais a frente). Além disso, as coisas parecem estar mesmo se encaminhando para um fim, não mais um “fim por enquanto” como no livro passado, um fim definitivo.
Depois dos acontecimentos do livro passado, o pessoal da Morada da Noite em Tulsa decidiu promover uma feira para tentar integrar vampiros e humanos e melhorar a relação entre eles. A feira parece estar ocorrendo perfeitamente bem até que Neferet começa a se materializar e Zoey corre para tentar impedi-la com seu círculo. Entretanto Neferet consegue fugir e ainda faz com que uma pessoa do círculo de Zoey rejeite a transformação e morra. Essa morte não me foi dolorida nem me surpreendeu, acho que era a escolha mais óbvia a se fazer. Além disso, dessa vez a pessoa de fato morreu, nada de voltar como um vampiro vermelho.
Depois desse incidente o livro vai intercalando entre o que ocorre com Zoey e seus amigos, e todas as tensões que eles estão vivendo – a aparição de Neferet, o rompimento com o Conselho, assassinatos, investigação policial, atritos entre humanos e vampiros, o coração de Zoey divido entre Stark e Aurox e a manifestação da magia antiga que tem transformado ela – e os pensamentos de Neferet, tudo o que aconteceu com ela desde que era humana e que fez com que ela se tornasse o que é hoje. Eu achei interessante eles mostrarem a vida dela, mas me surpreendi mais ainda com as coisas que ela faz ao final do livro.
Zoey voltou a viver seu drama de gostar de mais de um cara e isso as vezes se torna mais importante do que o fato de uma imortal do mal querer destruí-la. Ela fica com aquelas questões Heath-Aurox e ainda tem o ciumento do Stark para piorar a situação. Eu de fato adoro o Stark, mas ele conseguiu ser um babaca completo nesse livro. Quando estava no mundo do além ele falou diretamente a Nyx que não se importaria de dividir Zoey com Heath, se aproximou dele, mas isso quando o fato parecia impossível. Quando ele viu que seu concorrente estava de volta a terra ele se tornou ríspido com Aurox sempre que Zoey estava por perto, fazendo insinuações sobre dormirem juntos, adora reforçar o fato de ser seu guerreiro e namorado e ainda faz coisas ridículas como apertar a bunda dela na frente de todo mundo. Uma falta de maturidade que me decepcionou. Além de seus dramas amorosos Zoey está sofrendo uma enorme pressão pelo retorno de Neferet e suas conseqüências, e alguma coisa (o que parece ser a magia antiga) está influenciando Zoey de uma forma negativa, tornando ela uma pessoa negativa e irrita que (ui!) fala palavras que se aproxima de palavrões.
Nesse livro nos tempos um destaque para Aphrodite e como eu acredito que ela age com sensatez e percebe muito mais do que os outros. Ela tem algumas falas idiotas – 100% das vezes quando está retrucando alguma fala da Stevie Rae, mas ela se redime com suas ações. Agora que estamos no penúltimo volume eu estou preocupada se sua marca vai voltar ou se ela vai continuar humana. Kalona foi outro personagem que esteve em evidência, acho que estou gostando dele cada vez mais devido a sua sinceridade, lealdade e determinação em seguir o caminho da Deusa. Em contrapartida, tenho odiado o consorte de Nyx, ele sempre aparece com muita arrogância, se impondo e menosprezando Kalona. Acredito sinceramente que ele precisa de uma lição e que a Deusa deve perdoar definitivamente Kalona.
O livro termina (como disse acima) com Neferet se revelando ao mundo e se impondo. Zoey faz um monte de burradas no livro todo e finalmente e levada a lidar com as conseqüências. Diante desse e de outros fatos, desgastes, brigas, o círculo “desfalcado”, o despertar da magia antiga, eu acredito que o próximo livro tem o potencial para desenvolver uma grande batalha, com muitas dificuldade e interessante ao leitor. Agora é esperar.

Continuação:
O último livro da série Redeemed será lançado em outubro nos EUA.

Um comentário:

  1. Eu tenho esse livro mais ainda não li.
    Gostei bastante do penúltimo mas acho que a editora demorou muito para lançar esse o que me fez desanimar.
    Adorei seu blog.
    Beijos.

    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir