21 de dezembro de 2014

A filosofia de Tyrion Lannister

[regular]

Eu recomendo: A Filosofia de Tyrion Lannister
Autores: George R. R. Matin, ilustrado por Jonty Clark
Editora: Leya

Sinopse:
Esse livro traz uma coletânea de frases de um dos personagens mais inteligentes e sarcásticos de Game of Thrones: o anão Tyrion Lannister. As frases são divididas conforme quatorze categorias: sobre ser um anão; sobre o poder das palavras; sobre o romance; sobre valores familiares; sobre a condição humana; sobre a música; sobre comida e bebida; sobre a realeza; sobre a política real; sobre a arte da guerra; sobre a arte de salvar a sua pele; sobre a arte da mentira; sobre dragões e outros mitos; e sobre a religião. O livro tem ilustrações de Jonty Clarck, transformando as frases desse conhecido anão em divertidas imagens.

Meu cantinho:
Eu confesso que já comprei esse livro com certo receio. Eu adoro muito esse personagem de Game of Thrones, apesar de conhecê-lo apenas pelo seriado, já que nunca li os livros. Eu achava que o livro traria frases desse dele e depois iria discorrer sobre o significado ou lições que poderiam ser tirada do que o Tyrion disse, algo tipo que Allan Percy fez com Oscar Wilde para Inquietos e Nietsche para estressados. Acontece que o livro foi menos do que isso e me decepcionou em relação ao conteúdo. O livro é apenas uma coletânea de frases, uma em cada folha, sem qualquer reflexão acerca da “filosofia de Tyrion Lannister”, como sugere o título. Eu acredito que eu só não fiquei ainda mais chateada com esse livro porque somando seu preço e o frete, eu acredito que ele não tenha custado nem nove reais. Se tivesse pagado caro nesse livro, eu certamente estaria muito mais brava.
O livro é divido em categorias, e dentro de cada uma algumas frases de Tyrion. Em cada categoria há uma ou duas ilustrações. O trabalho do ilustrador é todo em tons de sépia e é muito bem feitinho. As categorias são: sobre ser um anão; sobre o poder das palavras; sobre o romance; sobre valores familiares; sobre a condição humana; sobre a música; sobre comida e bebida; sobre a realeza; sobre a política real; sobre a arte da guerra; sobre a arte de salvar a sua pele; sobre a arte da mentira; sobre dragões e outros mitos; e por fim, sobre a religião. Algumas são interessantes, diversas eu não conhecia por não ter lido o livro, mas algumas são simplesmente bobas e tapa buracos, apenas para dar mais volume ao livro. Por exemplo, na categoria música tem apenas três frases e mais um ilustração, apenas para ter mais uma categoria e dar um volume a mais. A categoria romance (que eu acho que deveria na realidade se chamar sexo, pois quase todas as frases falam de putas), é onde há as frases mais bobas. Por exemplo, temos uma página inteira para a frase “Planto as minhas sementinhas sempre que tenho a oportunidade” e na página seguinte uma ilustração correspondente, na qual Tyrion está segurando uma caixa cheia de mudinhas de plantas.
O livro certamente tem um conteúdo fraco, e fez uso da imagem de Tyrion, que eu acredito ser um dos personagens mais incríveis dessa série, para lucrar. Apesar do conteúdo fraco, sendo algo puramente comercial, preciso fazer um elogio ao trabalho gráfico da editora. O livro é de capa dura, o nome de Tyrion tem um efeito em dourado. As ilustrações deixaram o livro mais charmoso, cada numeração de página tem acima uma miniatura das ilustrações correspondente a categoria da qual faz parte. A parte estética do livro é muito bem bolada, mas nesse caso não é um livro que compense comprar pela capa.

Volume único.

2 comentários:

  1. Dudi, já te contei que nunca assisti (e li) Game of Thrones, né? Se eu assistisse e tal, acho que compraria também, mas ficaria com uma expectativa imensa para ter uma reflexão em casa frase, sabe? Mas acontece! ;-)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Vi este livro na livraria e apesar de gostar muito do seriado e do personagem, não me animei em comprar acho que não vale o dinheiro.
    Bjs

    ResponderExcluir