9 de dezembro de 2014

Conheça o R.E.A.D

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

Quem não ama cachorrinhos? Eu era louca pela minha, adorava fazer tudo com ela, inclusive ler com ela do meu lado (enquanto ela tirava um cochilo ou colocava a cabeça em cima do meu livro para chamar minha atenção). É uma delícia fazer algo que gostamos ao lado desses bichinhos tão fofos, e foi essa a ideia que a "Intermountain Therapy Animals (ITA)", uma organização sem fins lucrativos sediada em Utah, nos EUA, decidiu colocar em prática. Ela propôs que leitores iniciantes, principalmente crianças, pudessem ler em voz alta em um ambiente sem julgamentos, onde os ouvintes seriam os cães. Esse projeto tem por objetivo melhorar a habilidade de leitura e comunicação por meio do vínculo humano-animal.

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

O programa "Reading Education Assistance Dogs (R.E.A.D.)" baseia-se na concepção de que o analfabetismo não é uma questão educacional. Eles acreditam que existem outros fatores que intensificam essa situação, como questões culturais, sociais ou emocionais que as pessoas enfrentam. Aprender a ler pode ser uma situação vergonhosa, que gera medo, e o programa visa a superação desse embaraço e desses medos. Os cães não julgam, são bons ouvintes, não fazem críticas ou correções, não são impacientes. Os animais acabam tornando o ambiente de aprendizagem mais relaxado, e o leitor se sente estimulado e encorajado. Logicamente que esses animais não são cãezinhos quaisquer, são cães terapeutas certificados e voluntariados em parceria com seus donos. Ou seja, esses animais passaram por testes de saúde, segurança, habilidade, temperamento, além de treinamentos específicos. 

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

Cada sessão de leitura é norteada pelo responsável pelo cão, que utiliza o animal para iniciar uma conversa com as crianças sobre a história que está sendo contada. Ele introduz perguntas como "você pode dizer para o (nome do cão) o que essa palavra significa?; "(Nome do cão) gostaria de ouvir a história de novo, em suas próprias palavras"; "(Nome do cão) quer saber o que vai acontecer a seguir - o que você acha?"; "O que você acha que foi a parte favorita da história para o (nome do cão)?". Conforme as crianças cumpre as metas que o programa estabeleceu, elas recebem como recompensa novos livros "patografados” (amei esse termo) pelos seus colegas peludos de leitura.

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

Nos EUA o programa tem sido implementado aos poucos em escolas de ensino fundamental, bibliotecas, pré-escolas e creches, unidades de saúde, clubes, centros de detenção juvenil e outros. No Brasil temos alguns projetos semelhantes como o "Cão Cidadão" e o "Instituto Cão Terapeuta". Uma ideia muito interessante, que estimula um hábito saudável com a participação dessas criaturas mais do que especiais. Você pode ver mais fotos ou saber mais sobre o R.E.A.D. clicando aqui.

(Imagem: reprodução/ITA - "R.E.A.D.")

Apesar dos cães serem maioria, também existem gatos, coelhos e até cavalos nesse programa! Gostaram dessa ideia?

O crédito da postagem de hoje vai para a Emily Antonetti do Meg's Army Book Club.

6 comentários:

  1. Bichinhos são tudo de bom! Fiquei morrendo de vontade de ter um deles em casa (de novo) pra poder ler, brincar, abraçar. :) O projeto do R.E.A.D. é muito bacana e tem um objetivo nobre. Amor demais! <3

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    (p.s.: também queria um livro "patografado" hehe)

    ResponderExcluir
  2. Oie Dudi =)

    Ahhh!! Quanto amor em um post só <3!!!
    Amei demais!!!!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Awwww, que lindo, adorei! Ainda não tinha conhecimento desse projeto. É totalmente positivo, e aliás, nem existe companhia melhor que de um animal de estimação. As vezes parece ate que eles nos dão força pra seguir em frente. Também tenho uma cachorrinha, e sempre vou atrás dela quando decido ler haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O Desafio de Ferro", vem conferir!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Ah, que lindo esse projeto, adorei demais *-* Cachorrinhos são tudo de bom.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa Dudi, que lindo projeto, não conhecia, quando tiver um filho vou incentivá-lo a ler para o nosso cãozinho ^^ Vou indicar para todos que conheço fazerem o mesmo. Lindo projeto, excelente ideia.

    Bj
    Amanda Nery
    leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a coisa mais linda esse post, Dudi. ♥
    Muito bacana a ideia mesmo! Meus filhos vão ter que participar hahaha! Ah! E o Johnny sempre me acompanha nas minhas leituras hahaha! ;-)

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir