2 de dezembro de 2014

Curso de extensão sobre Harry Potter


Quando eu comecei a ler Harry Potter eu tinha exatamente a idade que é preciso para entrar em Hogwarts. Eu tinha esperanças de que antes daquele ano acabar eu magicamente receberia a minha carta para entrar nessa escola. Eu fiz 12 anos e ainda tinha uma esperança, afinal, eu havia feito 11 anos em abril e as aulas já deveriam ter começado. Quando eu fiz 13 as esperanças foram minguando, mas no fundo do meu coração eu ainda sonhava com a possibilidade de ser chamada. Na verdade, tenho certeza que foi apenas um erro, eles mandaram uma coruja velha que acabou entregando minha carta a um pobre trouxa sem um pingo de magia no sangue.
Eu acabei o ensino médio, a graduação e o mestrado. Com 24 anos acho complicado receber uma reparação pela minha carta que nunca chegou, mas já que a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts não é mais uma opção, fazer uma faculdade relacionada a esse universo é a melhor saída. Infelizmente você não pode estudar feitiços nem preparar poções, mas ontem abriram as inscrições para o primeiro curso de extensão em Cultura Britânica & Harry Potter da Universidade Estadual da Califórnia: San Marcos. A CSU San Marcos está oferecendo um curso de três semanas na Inglaterra que tem como objeto de estudos Harry Potter e a cultura britânica.

Interior da Gloucester Cathedral

Este é considerado um curso de verão, com duração de 21 dias, que deve acontecer entre os dias 03 e 14 de junho de 2015. O curso tem três objetivos principais: explorar os diferentes cenários escoceses e ingleses que inspiraram os livros, identificar e analisar as diferenças e semelhanças existentes entre os livros e filmes e como a cultura britânica foi retratada em ambos; e estudar questões relacionadas a diferenças sociais, raça e gênero na sociedade britânica contemporânea e na saga que todos nós amamos. O curso inclui um tour pelos estúdios da Warner Bros, a Gloucester Cathedral e a Universidade de Oxford onde foram gravadas algumas cenas de Hogwarts, Castelo de Alnwick (onde foram gravadas algumas cenas das aulas de quadribol), Goathland Train Station (Hogsmeade), entre outras inúmeras locações do filme que fazem parte do roteiro. 
Agora vamos falar do que realmente interessa: como eu faço para fazer minha inscrição? Ou melhor: de quanto será a pequena fortuna que precisarei gastar para me inscrever? Bem, os valores são calculado para turma de 20 alunos e caso esse mínimo não seja atingido (lógico que será) o valor aumenta um pouco. O curso seria de $4,900 + mais umas taxas de $252 (lembrando que isso não é real, mas sim libras). Esse valor cobre os custos de acomodação, transporte, café da manhã, as excursões e um seguro médico, não estão incluso seus gastos pessoais. Somando tudo isso as documentações, passagens daqui do Brasil, refeições, entre outros, é óbvio que não será agora que eu vou me especializar em Harry Potter, mas se esse curso ainda existir daqui há alguns anos, tenha certeza que farei!
Fecho essa postagem fazendo um agradecimento especial para a Larissa Klein, que falou sobre esse curso no blog Meg’s Army Book Club. Sem ela eu não ficaria sabendo que ainda há esperanças! Não estudei em Hogwarts, mas estudarei sobre ela!

Leia o programa do curso clicando aqui.

7 comentários:

  1. Que massa!
    Não sabia disso, mas é claro que ia acabar aparecendo algo nesse estilo. Para quem pode, acho uma ótima oportunidade. :) E pra você que tem mestrado em cultura contemporânea, então seria demais, né?

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  2. Até hoje eu espero a minha carta, Dudi. hahaha #fuén
    Quem sabe um dia todas as Meg's embarcam para esse curso? Seria bem legal, né? ♥

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu já tinha lido sobre isso e tenho certeza que muita gente pirou com essa novidade, só aqui no Brasil já li vários comentários de gente querendo fazer o curso!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Você tem mestrado já?? Poxa, e com uma cara tão de novinha, quero ser assim também hahaha
    Que legal esse curso! Tá perfeito pros fãs de HP, não vão querer sair nunca mais de lá

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Prova de Fogo", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Te entendo perfeitamente Juliana. Vai que mandaram uma das corujas da família do Ron? Só pode né!
    Achei muito interessante e deu uma vontade de participar mas sei que não irei :(

    Beijos e abraços!
    https://diario-noturno.blogspot.com/

    ResponderExcluir