5 de dezembro de 2014

Interestelar


Eu estava muito curiosa para ver esse filme no cinema, comecei a ver diversos comentários positivos no facebook de pessoas que estavam maravilhadas com Interestelar. Contudo, eu comecei a conversar com outras pessoas que logo me desanimaram, falaram que o filme era muito complexo, de difícil compreensão, que usava termos da física que poucos tem domínio. Passei a acreditar que se fosse assistir a esse filme, sairia da sala de cinema sem entender nada, que odiaria gastar dinheiro ouvindo termos científicos que não teriam qualquer significado, mas decidi arriscar. Eu fico muito feliz de ter decidido visto esse filme, ele me surpreendeu de diversas formas, me arrancou mais reações e emoções do que eu poderia imaginar.

Assista ao trailer

Interestelar nos traz um mundo onde o planeta não é mais um lugar propício a vida humana. Pragas destroem constantemente as plantações, a cada ano que passa diversas culturas sucumbem a ela. Antigamente havia uma variedade de alimentos, hoje em dia, as plantações de milho são as únicas que resistem, mas não se sabe por quanto tempo. Tempestade de areia são comuns, o que torna difícil respirar. Há poucos recursos, pouco investimento em áreas que não sejam voltadas para a alimentação. Na realidade, o próprio governo começa a mentir sobre o passado de luxos e descobertas, como se muitas das coisas que aconteceram não fossem reais, tentando fazer com que a população se conforme de que aquilo é tudo o que eles têm.


Cooper (interpretado por Matthew McConaughey) foi um piloto da NASA em sua juventude. Hoje em dia ele é apenas um fazendeiro, viúvo, que planta milho e tenta criar seus filhos diante das dificuldades que apenas crescem a cada ano que passa. Logo se vê que ele não é um fazendeiro qualquer devido ao conhecimento e sagacidade acumulado, o mesmo que pode ser percebido em sua filha mais nova, Murph (interpretada por Mackenzie Foy). Juntos eles perceber um estranho fenômeno que começa a ocorrer na casa deles, alguém que está enviando mensagens, assim como coordenadas. Ao seguir essas indicações Cooper vai parar em uma base secreta para o governo, que seria a antiga NASA, seu atual objetivo é mandar naves para o espaço através de um buraco negro que apareceu em nosso sistema solar, na tentativa de achar um planeta habitável e reconstruir a humanidade. É dolorido ver a dúvida de Cooper, a chance de salvar seus filhos e toda a humanidade, ou abandonar seus dois filhos na Terra, correr o risco retornar e encontrar seus filhos idosos devido a diferença de tempo, ou não chegar a tempo, ou talvez nunca mais voltar.


O filme apesar de todo o lado o seu lado científico tem seu lado sentimental. O pai que deixa os filhos para trás, a filha que deixa o pai na Terra, a falta de notícias, o receio de que eles já tenham morrido, o medo de não se encontrar um planeta, as mortes, o tempo que passa de modo diferente. O filme me deixou tensa em diversas momentos, quando me dava conta estava com os ombros tensionados, esperando pelo pior, angustiada. Já perto do final eu recomendo atenção para que vocês consigam entender tudo o que está se passando. Apesar de o filme explicar toda a parte teórica de um modo simples e com exemplos, ainda assim pode ser difícil para alguns de compreender tudo. No fim eu estava secando algumas pequenas lágrimas dos meus olhos, extremamente satisfeita por ter ido assistir essa obra prima. Recomendo.

5 comentários:

  1. Dudi, confesso que também estou com medo de assistir Interestelar, não sei se terei oportunidade de vê-lo no cinema, mas ele despertou sim minha curiosidade, e pretendo assisti-lo futuramente. Que bom que gostasse.

    Bjs
    Amanda
    leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Dudi,
    Eu tenho ouvido falar muito desse filme e do quanto ele é espetacular. Alguns físicos disseram que inclusive o filme tem muita realidade envolvida. Eu já sei o final (infelizmente peguei um spoiler) mas assistirei com certeza. Não no cinema, porque esse mês o Cinemark me quebrou com tantas estreias boas *---*'

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esses dias comentei que não dei a atenção que o filme merece e que no início não estava interessado em assistir, mas isso mudou completamente. Apesar de ter visto muitas críticas negativas, as poucas críticas positivas me fizeram mudar de ideia. Com seu comentário não poderia ser diferente, ainda mais com esse lado sentimental, que sempre tem um tom motivador.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não disse que era maravilhos?
    *.*
    Eu super me emocionei em vários momentos. Quando a filha adulta faça no vídeo "Por que você nos abandonou para morrer?", quase me desidratei, haha.


    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Queria muito ver esse filme no cinema, mas acabou ficando e agora acho que não dá mais tempo.
    Mas certamente ainda vou assistir ele. Adoro ficção científica, viagens espaciais e essa coisa toda. Também ouvi algumas críticas, mas pela ótima nota dele no imdb imagino que seja algo a não se levar tão em conta.
    E o fato do filme ter a sua carga emocional também é bem legal.
    Que bom que você curtiu.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir