3 de janeiro de 2012

Alice no país das maravilhas


««««««
[ruim]

Eu recomendo: Alice no país das maravilhas
Autor: Lewis Carrol
Editora: Martin Claret

Sinopse:
Alice está cansada de ficar sentada ao lado de sua irmã, que lê um livro chato sem gravuras, é nesse momento que um coelho apressado, usando um colete, tira um relógio do bolso e diz em alto bom som que está atrasado. O fato do coelho falar não lhe surpreende, mas sim o fato de usar um colete e de possuir um relógio e é por conta desse estranhamento que Alice saí correndo atraz do coelho e entra em sua toca. Acontece que essa não é uma toca de coelho normal, ela dá em um poço que incialmente Alice achou ser um poço sem fim. Mas no final desse poço ela encontra uma portinha que dá para um lugar estranho, com animais que falam, bebês que se transformam em animais, um chapeleiro maluco, uma rainha que adora mandar decaptar aqueles que ela acha inconvenientes (quase todos), um gato que desaparece no ar.

Meu cantinho:
Eu fiquei esse ano inteiro para ler Alice, eu levava ele na bolsa por ser a versão pocket, para ler sempre que tivesse uma folga, mas a verdade é que por muito tempo desisti da leitura, pois Alice é um livro enfadonho. Ele é pequeno, um pouco mais de cem páginas, com gravuras, com poemas, deveria ser uma leitura divertida e rápida, mais não foi. Não sei se eu estava muito acostumada com o Alice da Disney, mas para mim esse livro foi completamente estranho e sem sentido. Ok, esse é um tipo de literatura nonsense que fez sucesso, o filme fez sucesso, mas de alguma forma eu consigo achar um sentido no filme, ter um interesse, que me falta no livro. Nem mesmo das gravuras eu gostei, quando Alice come um pedaço de bolo e ela começa a esticar, no desenho aparece uma menina com um pescoço de girafa extremamente medonho! Nem mesmo o gato, que é meu personagem preferido no filme me cativou.
Sei que cada um tem a liberdade de criar o mundo que quiser, da forma que quiser, Lewis criou esse mundo parecido com o mundo dos sonhos, onde tudo é esquisito, onde o impossível acontece, ele passou do limite do absurdo, mas de uma forma que para mim não foi interessante.
O livro para alguns é direcionado ao público infantil, outros que é para os adultos. Creio que possa ser uma leitura para os dois públicos, para o infantil de forma a curtir um mundo louco, de fantasias, do impossível e para os adultos pela complexidade que há por traz da estória. Talvez eu não tenha gostado por ser um pouco ignorante, li que há várias referências matemáticas, enigmas, não vou dizer que não percebi em determinados momentos algumas críticas a determinadas situações, setores, como no caso final da rainha, do jurí, do julgamento, mas apesar dessas inserções de temáticas adultas não é um livro que me agradou.
Li que o livro tem várias alusões a amigos e inimigos de Carrol, mas para quem pouco ou nada conhece da vida particular do autor (eu não tenho o hábito de procurar por detalhes da vida do autor, a não se que seja uma obra que me cative muito) não são pontos que percebemos na leitura.
Para quem tem curiosidade é uma leitura até válida, mas para quem é perdidamente apaixonado pelos filmes, pode ser que você se decepcione muito achando que a leitura seria tão bom quanto ou melhor. Minha nota para esse livro acabou sendo ruim, achei que nunca publicaria um livro com esse tipo de classificação porque  nunca conseguiria acabar de ler um livro assim, mas pelo sucesso que o livro faz me esforcei e depois de um ano acabei de ler, e me encontro extremamente decepcionada!

Continuação:
O livro possui uma continuação que é Alice do outro lado do espelho, não possuo o livro e também não tenho muito interesse em adquiri-lo. Acho que vou ficar devendo essa pra vocês.

3 comentários:

  1. Conheço a história mas nunca li os livros, devem ser interessantes e mais ricos em detalhes do que os filmes. Parabéns pela resenha. beijos

    ResponderExcluir
  2. Tu acredita que eu nunca li nenhum livro de Alice? ;O Eu sei, é vergonhoso, mas é a pura verdade. E tu ficou bem chateada com esse, né? Bom, eu tenho mta vontade de ler, apenas pra conhecer mesmo porqe eu nem sou mto chegada nesse tipo de livro c.c Eu assisti ao filme, mas acredito que a história da literatura seja diferente do meu ponto de vista.

    Beeeijo
    Kaká

    ResponderExcluir
  3. li esse ano os dois livros e tive uma opinião parecida com a sua, não gostei!

    todo mundo fala que é um livro cheio de enigmas/duplos sentidos, mas não rolou....achei péssimo como clássico e nada mais, nada menos - enfadonho!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir