19 de janeiro de 2012

Meu pai fala cada m*rda

[ótimo]

Eu recomendo: Meu pai fala cada m*rda
Autor: Justin Halpern
Editora: Sextante

Sinopse:
Justin acabou de terminar com a namorada, está tendo problemas sobre onde morar e acaba voltando para a casa dos seus pais. No início fica com medo de voltar para a casa já que é difícil conviver com uma pessoa como seu pai que tem as tiradas mais ácidas, a sinceridade a flor da pele sem se importar se está sendo rude ou não. Justin por incentivo de um amigo coloca as frases de seu pai no twitter, o sucesso é enorme, editoras e produtoras de tv entram em contato para trazer ao público as frases desse homem. E assim esse livro chega até nós, contanto o relacionamento de pai e filho em várias passagens, trazendo ensinamentos com um humor ácido e verdades cruas. Voltando a infância de Justin, sua adolescência e ao momento em que volta para casa e conhece melhor seu pai, entende quem ele é, mas que em certas coisas ele nunca vai mudar.

Meu cantinho:
Eu nem sequer sabia que havia esse livro, encontrei por um acaso na lista de troca de uma pessoa e acabei pedindo pelo skoob. Eu já tinha visto a propaganda do seriado Shit my dad says e me pareceu interessante, mas nunca parei de fato para assistir. Não posso garantir o seriado, mas posso te afirmar que o livro é maravilhoso.
O livro na verdade é bem curtinho, cada capítulo ele conta um determinado acontecimento com o pai dele, situação essa na qual ele aprendeu alguma lição. O pai dele é em certos momentos irônico demais, rude, um tanto quanto insensível, mas acho que quem lê até o fim e chega no último capítulo percebe que esse é o jeito dele, mas que isso não significa que ele não ame e se preocupe com as pessoas que estão a sua volta. As histórias são bem curtinhas, com algumas tiradas engraçadas e no final de cada capítulo tem várias frases que o pai dele soltou sobre um determinado assunto. Algumas dessas frases eu acabei gravando de tão hilárias, muitas me arrancaram risadas escandalosas! Algumas são apenas divertidas, mas com algumas outras você pode aprender lições importantes, porque através de todas essas falas ácidas para quem ouviu, divertidas para quem leu é possível aprender ensinamentos, isso para quem percebeu que essa é uma pessoa vivida, inteligente, que sofreu muito nessa vida e que tem muito a ensinar.
Preciso dizer que esse livro não tem uma complexidade muito grande, nada de descrição detalhada dos lugares, dos personagens ou das situações. O autor narra tudo de maneira bem simples e natural, para alguns pode parecer um livro superficial, mas eu considero uma leitura leve e muito proveitosa. A descrição simples não torna de forma alguma essa uma leitura sem profundida, o final do livro foi muito tocante, acho que através dele é possível entender muitas das atitudes do pai de Justin, o que acaba envolvendo o leitor numa mistura de tristeza que ainda assim arranca risadas pelas palavras dele nas páginas seguintes.
Se eu tenho alguma crítica ao livro é que ele é muito curto, não que eu ache que ele tenha que detalhar, explicar ou complicar sua narração, longe disso, apenas acho que ele deveria ter contado mais histórias, mais situações pois elas são extremamente hilariantes, cativantes, adoráveis! Um homem que narra a convivência com seu pai, da infância a vida adulta, do time de beisebol, do professor de matemática, das palestras, da feira de ciências, das namoradas, dos empregos, até mesmo quando vai morar sozinho a presença de seu pai é importante. Um homem com uma opinião forte, certo de suas convicções e a pessoa mais sincera que eu já vi.

Volume único.

3 comentários:

  1. Esse livro parece ser bom mesmo, já li algumas frases dele soltas por aí e me matei de rir. Também não acompanho a série, mas o livro eu tenho vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Dizem que o seriado é bem engraçado
    Apesar de ter só uma season ainda não vi.

    Mas pela sua resenha, parece ser realmente engraçado..
    Mas vou ficar bem chateada se curtir.. pq vou achar uma lástima terem cancelado a série =(

    beijos e bom domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Olá (:
    Esse livro parece ser bem bacana mesmo. Curtinho e engraçado. Queria ler, mas não sei se vou acabar gostando :S Vou dar uma chance e ver no que vai dar. Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir