30 de janeiro de 2012

Como fui esquecer você


««««««
[muito bom]

Eu recomendo: Como fui esquecer você
Autora: Jennifer Echols
Editora: Pandorga

Sinopse:
Zoey está enfrentando sérios problemas e as coisas só parecem piorar, quando seu pai vai contar a sua mãe que engravidou uma das funcionárias de 24 anos ela decide entrar no mar mesmo vendo como o tempo está ruim e quase morre afogada. Entretanto essa não é a pior parte, e sim quando seu pai se divorciou da sua mãe para se casar com sua amante, e sua mãe não foi capaz de aguentar o sofrimento e acabou tentando o suicídio. Para piorar, quando está no hospital ela acaba encontrando Doug, o irmão do policial que socorreu sua mãe, que também é seu colega da equipe de natação que parece ter uma certa implicância com ela. Seu pai manda sua mãe para um hospital psiquiátrico, ameaça Zoey caso ela conte a alguém sobre o estado da sua mãe. Afetada pela situação ela saí de casa para fugir do seu pai e vai em uma festa, perde a virgindade e começa a namorar Brandon. Pouco dias depois ela sofre um acidente de carro e perde a memória de tudo o que aconteceu aquela noite, tudo o que ela sabe é que seu relacionamento com Brandon está um tanto quanto estranho e Doug, quem salvou ela do acidente de carro achava que ambos estavam namorando. Zoey não sabe o que aconteceu mais vai investigar para descobrir exatamente o que ocorreu naquele dia e que memórias perdeu.

Meu cantinho:
Eu comecei a ler esse livro com uma expectativa um tanto quanto baixa, não achei que fosse ser um livro ruim, mas também não achei que fosse ser nada muito surpreendente. Me surpreendi um pouco porque de fato não esperava muito do livro, ele não é ruim, mas também não tem nada de muito excepcional.
O livro é narrado pela personagem principal, de uma maneira bem leve e fluída, e como foi ela quem perdeu a memória, acabamos acompanhando o que acontece através dela e estamos tão perdidos quanto ela sobre o que aconteceu (mas óbvio que o leitor consegue perceber mais coisas que Zoey) e acabamos entrando no mistério, na busca pelas lembranças perdidas junto com ela. Isso torna a narrativa interessante.
O livro trata de questões como traições, divórcios, suicídios, bebidas, sexo, namoro, machismo, estudos, faculdade, sendo que alguns são tão banalizados e outros tabus, mas todos de uma perspectiva bem atual. Entretanto alguns assuntos são tratados de maneira mais superficial, enquanto outros são abordados de maneira mais profunda, tecendo uma crítica maior acerca do tema. Ouvi muitos criticas quanto a isso, que o livro traz vários temas interessantes e não se aprofunda neles, eu entendo a opinião dessas pessoas, mas eu acho que caso a autora fosse se aprofundar em cada tema, o livro ficaria muito longo e enfadonho. Acho que ela tratou as questões de maneira balanceada trazendo a medida certa de cada um para o enredo.
Gostei muito dos personagens principais, acho que ambos foram bem construídos, bem detalhados. Zoey a menina que tem um pai rico, bem de vida, mas que não é patricinha porque seu pai não gosta de mimá-la e faz com que ela trabalhe na sua empresa, ela se esforça como capitã do time de natação e almeja entrar em uma boa faculdade. Ela é uma menina estudiosa, amiga, conselheira e responsável. Entretanto, quanto sua estrutura familiar desmorona parte de seu autocontrole vai junto, e nesse momento eu fui capaz de enxergar uma adolescente comum, com seus problemas, dilemas, fraquezas, atitudes impulsivas, erros e acertos. Doug é o tipo de personagem que me encanta, aquele rapaz com fama de delinquente, com um passado misterioso, um olhar penetrante, falas repletas de ironia e sarcasmo, mas que os leitores percebem ter um bom coração, ser um menino esforçado que teve diversos problemas no decorrer da vida e teve que enfrenta-los e vencer as adversidades sozinho. Entretanto, todos os demais personagens são pouco trabalhados, Brandon é um dos poucos entre os quais a autora fala um pouco mais, entretanto, como ele é fútil e superficial e age perfeitamente de acordo com isso, não há de fato muito mais a ser falado sobre ele. Os demais personagens, tanto aqueles mais presentes como o policial Fox, as gêmeas, Mike são descritos de maneira rasa, os outros são apenas citados e se confundem com a paisagem.
Como vocês puderam perceber a principal crítica é na profundidade, tanto das temáticas quanto dos personagens. Concordo em alguns pontos e discordo em outros, mas o livro me atendeu de maneira satisfatória. Eu estou lotada de leituras para o mestrado, textos complexos e queria uma leitura leve para descontrair, eu estava na procura de um romance, acontece que eu também não queria um livro bobinho, só com uma estória de amor sem um conteúdo mais interessante no meio do livro. Como fui esquecer você recebeu muitas críticas, ele de fato tem alguns problemas na construção dos personagens secundários, mas ele foi um livro que satisfez o que eu buscava no momento, uma leitura, leve, um romance, mas que não fosse bobinho, somente uma estória de amor sem mais nada de pano de fundo. Algumas pessoas discordam, muito falam que o livro se foca em completo no casal principal, o foco é de fato maior neles, mas eles têm outros assuntos, problemas com os pais, os amigos, a escola, os treinos, que compõem quem eles são, portanto o livro não se limita a temática amorosa. Recomendo!

Volume único.

3 comentários:

  1. Oi Ju
    Eu sou doida por esse livro, e o outro da autora também
    As histórias parecem ser bem bonitas.
    Esse Brandon já peguei ódio pelas resenhas, fico imaginando durante a leitura HAHAHAHA

    Adorei sua resenha!

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Putz, normalmente a falta de profundidade me faz odiar o livro, por mais que a história tenha quesitos para ser boa. Acho que, nesse caso, só mesmo para uma leitura leve, como você disse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. HAHA eu tenho certeza que não irei gostar do Brandon!
    Não gosto muito de personagens assim..

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir