15 de maio de 2014

O Teste

[ótimo]

Eu recomendo: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única

Sinopse:
Cia Vale mora na Colônia Cinco Lagos e está preste a se formar. O que ela mais deseja é uma chance para participar do Teste e ser aprovada, para poder se formar na universidade e ajudar a Comunidade das Nações Unificadas a se recuperar do desastre da guerra, assim como seu pai faz. Entretanto, a muitos anos ninguém de sua colônia e selecionada, mas esse ano isso muda. Ela e mais três alunos são selecionados e devem partir em breve. O inesperado acontece quando seu pai diz que sua memória foi apagada, que se lembra de partir e de estar sentando recebendo sua aprovação. Mas que tempos depois ele começou a ter pesadelos e a se lembrar de passagens do teste, de lutas, de brigas, de morte. Cia agora não pode desistir e ser acusada de traição, ela não pode confiar e ninguém e terá que enfrentar o inesperado para sobreviver.

Meu cantinho:
Quero começar esse meu cantinho fazendo elogios a editora. Eles fizeram um trabalho muito bonito de edição e diagramação. O livro apesar de grosso é extremamente leve. A capa é muito bonita, bem mais bonita que a original, e tem todo um efeito de brilho com números ao fundo que você só percebe olhando com atenção. Achei muito interessante a editora disponibilizar um marca página destacável no final do livro, junto com a orelha que fala sobre a autora, não sabia que a editora fazia isso e achei uma ideia brilhante. Infelizmente preciso dizer que a editora também teve suas falhas, o ponto nesse livro foi a revisão. Encontrei alguns erros de concordâncias, palavras com letras invertidas, letras maiúsculas no meio de uma palavra, coisas que são um pouco chatas de se encontrar em um livro tão bom.
O livro trás um mundo pós-apocalíptico. Após uma terrível guerra entre os humanos seguida de diversos desastres naturais a humanidade foi praticamente dizimada, os recursos são escassos e há poucos lugares habitáveis. Todas as pessoas são valiosas, assim como seus trabalhos, mas apenas as mentes mais brilhantes são selecionadas para O Teste, de forma a concorrer a uma vaga na universidade e ter a chance de se tornar um futuro líder. Cia é muito inteligente, assim como seu pai e seus irmãos. Na verdade ela não entende como nenhum deles não foi selecionado ao teste, porque há anos ninguém de sua colônia é selecionado. Mas ela ainda tem esperanças de que será selecionada, e isso acontece a ela, Zandri, Tomas e Malachi. Quando seu pai percebe que ela foi selecionada para O Teste ele tem uma conversa com ela que assusta a Cia e os leitores. Seu pai quando foi selecionado para O Teste também estava empolgado, ele se lembra de partir para Tosu City e de repente ser avisado que passou no teste e que as memórias deles haviam sido apagadas para sua segurança. Ele entra na faculdade, estuda, comemora, e se esquece de seus amigos da sua cidade que haviam sido selecionados, mas não haviam sido aprovados no Teste. Então começam os pesadelos, ele se lembra de tiros, ele se lembra de uma sala, de estar andando em meio a escombros, de carregar uma amiga ferida, de uma explosão, de parte de corpos jogados na rua. Ele diz que encontrou outras pessoas que também tem pesadelos, uma delas a diretora que cuidava da escola anteriormente e que garantiu durante anos que ninguém fosse selecionado para O Teste. Ele alerta sua filha que será perigoso e que ela não pode desistir e ser acusada de traição, mas que ela não deve confiar em ninguém, que tentarão enganá-la, envenená-la, entre outras coisas, pois todos querem sobreviver e diminuir a concorrência.
O Teste de fato tem sua parte escrita, com provas, mas conforme a competição vai avançando e as pessoas vão sendo eliminadas, as provas vão se tornando mais complexas. Questões de raciocínio, de confiança, de ser capaz de obedecer, teste nas mais diversas habilidades práticas onde um erro pode custar a sua vida. A terrível realidade de que quem fracassa não saí vivo. Além disso, tem o medo dos demais concorrentes, que tentam intimidar, envenenar, roubar, trair. O Teste é incrível, cheio de tensão. Os leitores vão acompanhando o raciocínio e as pequenas habilidades e decisões de Cia que salvam a sua vida mais a frente. Ela não confia em ninguém a princípio, mas aos poucos vai se abrindo com Tomas, um dos seus colegas que veio da sua colônia. Na verdade, percebemos que já havia uma amizade entre eles, até o princípio de um romance que havia sido interrompido pelo medo de Cia, mas ambos vão se aproximando e dando suporte um ao outro durante O Teste. Tomas é um personagem que me deixou confusa, em diversos momentos gostei dele, em outros me deixou sem saber o que pensar. Além dele, todos os outros personagens secundários são muito bem desenvolvidos com suas peculiaridades, alguns despertando meu ódio e outros meu carinho.
Eu não quero revelar muitos detalhes de como funciona O Teste, porque não quero dar spoilers, e o melhor de ler esse livro é a surpresa em cada etapa, mas garanto que haverá muitas emoções, perigos e traições. O final do livro é simplesmente angustiante e espetacular; e o modo como ele acaba faz você se descabelar querendo ter em mãos o segundo livro da série.

Continuação: 
[Atualizado] O próximo livro dessa série é Estudos Independente. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Se bem me lembro já cheguei a comentar sobre esse livro e também sobre os marcadores citados por você. Como já disse, gosto muito de distopias, apesar de não conhecer os grandes "clássicos" do gênero, então claro que preciso ler esse livro urgentemente. Essa curiosidade pela maneira como tudo funciona apenas aumentou com sua resenha e sabendo de tudo isso, apesar dos citados erros, acho que a experiência pode ser muito positiva. Como espero ler em breve, vou ficar na torcida para que lance a continuação o quanto antes, principalmente se gostar da leitura.
    Aliás, preciso concordar que a capa nacional ficou muito melhor mesmo!

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Achei a capa linda quando vi nas livrarias, e gosto de distopias. Agora lendo sua resenha fiquei super curiosa para lê-lo e descobrir como são esses testes. Não vejo a hora de conseguir compra-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir