22 de maio de 2014

The 100 - Os Escolhidos

[ótimo]

Eu recomendo: The 100 – Os escolhidos
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera

Sinopse:
Uma terrível guerra nuclear impossibilitou a vida no planeta, obrigando poucos sobreviventes da raça humana a viverem em espaçonaves. Entretanto as espaçonaves estão ficando velhas e a necessidade de voltar a terra persiste. O governo decide secretamente enviar cem jovens deliquentes a Terra, que certamente seriam mortos ao completar 18 anos, mas que tem a chance de se redimir se sobreviverem. Clarke foi presa como cúmplice de seus pais, que na verdade foram ameaçados e sabotados pelo vice-chanceler. Quem contribuiu para a morte de seus pais e sua prisão foi Wells, seu namorado, que ao tentar ajudá-la acabou complicando tudo. Ao saber dessa missão ele comete um crime para ser enviado junto com ela. Além deles temos Bellamy, maior de idade, que orquestra um plano para entrar na cápsula de lançamento e impedir que sua irmã seja enviada a esse planeta sem ele para protegê-la; e Glass que consegue fugir diante da confusão que Bellamy causa, mal sabendo que ficar na nave pode ser tão perigoso quanto ser enviada a Terra.

Meu cantinho:
Eu comecei a ler esse livro sem muitas pretensões, mas fui completamente presa pelo enredo, me encantei com alguns personagens e fiquei abismada com o final. O livro tem seus capítulos ora narrados por Clarke, ora por Wells, Bellamy e Glass. Cada capítulo narra o que eles estão vivendo no momento, e em certas partes há uma mudança de fonte e com ela um retorno ao passado. Achei muito interessante, porque estava muito curiosa com coisas do passado que eram esclarecidas nesses trechos e através deles foi possível conhecer mais sobre os personagens.
Primeiramente nos é apresentado Clarke, que estava quase se formando em medicina, mas não pode completar seus estudos ao ser condenada e mandada para o confinamento. No começo não é explicado os motivos pelos quais ela foi condenada, apenas que seus pais também foram acusados e estão mortos. Ela não teve o mesmo fim ainda porque ainda não completou 18 anos, quando haverá uma revisão de seu caso e que se condenada, será morta. Sua morte é quase certa, já que nos últimos anos ninguém recebeu perdão, pois os recursos são limitados e eles não se importam de limitar o máximo o número de pessoas na nave. Fiquei muito surpresa com as memórias do passado dela, quando foi revelado o que aconteceu aos pais e porque ela foi condenada. Além disso, é mostrado coisas que ela fez que simplesmente me surpreenderam.
Wells é filho do chanceler, a principal autoridade da nave, e agora ele será confinado. Assim que soube de um projeto secreto no qual jovens condenados seriam enviados para terra ele cometeu um crime para ser enviado junto com Clarke, a garota que ama. Não se sabe se eles serão capazes de sobreviver, não se sabe qual o nível de radiação existente na terra. Cem condenados serão enviados para a Terra, eles serão monitorados por pulseiras, e se sobreviverem receberão perdão por seus crimes. Quando percebemos que ele cometeu um crime apenas para poder segui-la, correndo o risco de morrer nesse planeta desconhecido, o leitor logo pensa que é a coisa mais romântica do mundo. Quando nos é revelado o que ele fez, como ele acabou ajudando na condenação de Clarke mesmo assim eu não fiquei contra ele, já que ele estava apenas tentando ajudar. Quando ele faz algo no final do livro que irrita Clarke, mas que salva a vida dela, ainda assim não fiquei contra ele. Entretanto, quando nos foi revelado a imensidão de tudo o que ele já fez por ela eu fiquei com medo dele, acho que ele é um lunático e me tornei totalmente team Bellamy.
Bellamy é um jovem de 20 anos que tem uma irmã que foi condenada por roubar comida para dar para pessoas famintas. É extremamente raro se ter uma irmã, pois o controle populacional é rígido e não se é permitido mais de um filho por família. Bellamy começa a contrabandear informações para saber da irmã e é quando descobre sobre a missão de enviar os condenados a Terra. Ele bola um plano para que consiga se infiltrar e entrar na nave um pouco antes do lançamento, para que possa acompanhá-la. A dedicação dele é incrível, quando é relato cenas do passado dele fiquei encantada. O pequeno Bellamy cuidando da mãe, indo ao mercado, sem entender a barriga da mãe que cresce. Quando sua irmã nasce ele precisa ajudar a escondê-la dos guardas, cuidar dela, principalmente com sua mãe surtando, acreditando que será pega e assim morta. Quando já na Terra ele começa a se interessar por Clarke eu estava divida, Wells parecia muito devoto e Bellamy sabe ser cabeça dura. Mas como disse, no final do livro tomei totalmente o partido dele.
Glass foi a personagem que me conquistou de cara. Quando Bellamy arma uma confusão na hora de embarcar e usa o chanceler de escudo, ela vê uma oportunidade para fugir. Tudo o que ela pensa é que precisa esclarecer tudo com o Luke, o rapaz que ela ama, ela precisa encontrá-lo, vê-lo mais uma vez antes de morrer. Eu acabei ficando encantada com a determinação e o romantismo dela e acabei pulando os outros capítulos (já que todos haviam sido enviados a terra e não havia risco de não entender o que estava acontecendo) e fui indo direto aos capítulos de Glass, extremamente curiosa para saber se ela conseguiria resolver sua situação com Luke e qual havia sido o motivo de seu confinamento.
Clarke, Wells, Bellamy e diversos outros jovens são enviados a terra. Há um problema na aterrissagem, alguns morrem no processo, outros ficam gravemente feridos. Além disso, é difícil se estabelecer uma ordem no meio de deliquentes, alguns que cometerem pequenos delitos, outros que parecem realmente perigosos. Há também o medo de que a radiação possa começar a afetá-los e todos comecem a morrer lentamente. A situação de todos está complicada, seja na terra ou na nave. O final desse livro é ainda mais surpreendente, me deixou curiosa e ansiosa pela continuação.

Continuação:
O próximo livro da série é Day 21, que será lançado em setembro desse ano lá fora, sem previsão de chegada aqui.

2 comentários:

  1. Eu tive a oportunidade de solicitar esse livro, mas acabei desistindo, porém estou com vontade de fazer isso agora, rsrs.
    Eu não curti muito o seriado, mas espero ter mais sorte com o livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que apesar de muita gente estar comentando sobre esse livro, até o momento não sabia muito bem o que esperar. Esperava algo bem diferente, por isso que apesar da sua indicação, não daria prioridade a ele no momento, até porque já tive problema com livros semelhantes. De qualquer forma, não dispensaria a leitura ou a série, por exemplo. Não totalmente.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir