4 de maio de 2014

Tormento

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Tormento
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte

Sinopse:
Danny está de férias, ele quer esse tempo para se divertir, mas isso não vai acontecer. Ele achava que a parte mais chata seria o fato de que seu querido irmão mais velho não retornaria para casa pois decidiu viajar com os amigos da faculdade pela Europa. Mas quando um dia, ele volta para a casa e não encontra a mãe, e essa aparece acompanhada a noite por dois policiais, ele sabe que alguma coisa está errada. Sua mãe atropelou um garoto e está arrasada, ela não liga mais para quem ninguém além do menino em coma, e seu pai não consegue se preocupar com ninguém além da mãe. Suas férias se tornam um inferno, acusações, ser deixado de lado, proibições, ter que dormir na casa do vizinho, a ausência da mãe no seu aniversário. Então ele decide fugir, já que está infeliz e sua família não se importa com ele.

Meu cantinho:
John Boyne conseguiu me surpreender novamente com essa obra maravilhosa. Ele novamente traz a narrativa do ponto de vista de uma criança, com toda sua inocência e limitações, assim como foi em O menino do pijama listrado
Danny está de férias, mas elas já não começam muito bem porque seu irmão mais velho não vai voltar para casa e ajudar seu pai na loja. Ele gosta muito de Pete, porque diferente dos irmãos dos colegas, que estão no ensino médio e acabam evitando ou maltratando os irmãos mais novos, Pete já está na faculdade e costuma ser muito legal e parceiro de Danny. Apesar de sua ausência, ele ainda acredita que terá férias normais, como todas as outras. Entretanto, tudo muda quando um dia ele volta para a casa e não encontra a mãe, seu pai chega em casa e parece preocupado com seu sumiço, e quando ela finalmente volta está acompanhada por dois policiais. Sua mãe estava dirigindo tranquilamente quando um garoto chamado Andy atravessou a rua e foi atropelado, o menino está agora em coma no hospital. Apesar de testemunhas terem presenciado o acidente e terem confirmado a inocência de Sarah, ela ainda se sente extremamente culpada e perde totalmente o rumo de sua vida. O pai tenta desesperadamente ampara a mulher e acaba deixando seu filho de lado. No primeiro momento em que Danny vê sua mãe, ela olha para ele e começa a chorar desesperadamente, e seu pai apressado acaba brigando com ele e acusando-o de perturbar a mãe. Essa é apenas uma das várias injustiças e descaso que Danny sofrerá por parte do pai. Ele fica o dia todo até tarde fora de casa e seu pai não percebe, ele fica com a mãe fora de casa e deixa-o aos cuidados da família da vizinha (que são personagens muito bem construídos, e que também vivem seus próprios problemas, eu gostei da visibilidade que o autor deu para eles). Apesar de tudo seu pai ainda tenta em alguns momentos compensar essa falha com Danny, ele inclusive prepara um jantar de aniversário com a presença dos avôs e dos vizinhos. Contudo, Sarah saí de casa e não retorna para o jantar, ela acaba chegando muito tarde, e seu marido acaba discutindo com ela, pedindo que ela se lembre que existem Danny e Pete e que os filhos precisam da mãe, e nesse momento ela afirma que apenas uma criança importa e Danny sabe que não é ele. Essa cena foi muito forte e muito triste. Danny sempre soube que Pete era o preferido da mãe, depois do acidente ele sabia que sua mãe se preocupava mais com Andy do que com qualquer outro, mas ver a sua mãe olhar para ele e sem qualquer remorso demonstrar que não se importa com seu filho, ouvir isso de sua boca, é um peso enorme para qualquer criança.
Danny percebe que tudo está ruim, seus pais não ligam para ele, Pete está viajando com os amigos e ele está vivendo em um inferno. Então ele acorda um dia bem cedo, coloca dentro da sua mochila uma garrafa de água, uma muda de roupa, um pacote de bolacha e dez dólares que recebeu de presente de aniversário do irmão e decide fugir de casa. Ele logo acaba com o dinheiro, tem que dormir na rua, passa frio, fica com medo, dorme mal e começa a passar muita fome. É terrível ver os pensamentos que ele tem, que seus pais a esse momento já não o querem de volta, que já devem ter se esquecido dele, que caso ele volte ele não será desejado. Acho que John Boyne consegue capturar as sutilezas da mente de uma criança e como muitas vezes os adultos fazem coisas que repercutem nelas de tal forma que mal podemos imaginar. Uma obra magnífica que precisa ser lida por todos. Recomendo!

Volume único.

3 comentários:

  1. Oie Juliana =)

    Gosto dos livros do John Boyne, justamente pela sutileza da narrativa dele.
    A forma como ele cria a história é tão simples e tocante que não tem como não se apaixonar pela escrita dele.
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas ele está na lista.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Vi esse livro no domingo e até pensei na possibilidade de comprar, já que tenho muito interesse em conhecer o trabalho do autor, mas no fim fiquei com outro livro que também estava muito interessado. Se soubesse que o livro era tão especial assim talvez não tivesse pensado duas vezes antes de comprar.
    Certamente vou seguir a sua recomendação.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Juliana-flor!
    Soube deste livro por meio de um comentário de um leitor… Ele estava sugerindo a leitura. Nunca li nada do John Boyne, mas sempre imaginei que O Menino do Pijama Listrado fosse ser meu primeiro contato com o autor. Agora penso diferente. Que leitura é essa!? Tão repleta de sentimentos contraditórios… Uma tragédia que leva as pessoas a se focarem no que não devem, a viverem o que não precisam. Tadinho do garotooooo! Fiquei com dó dele. Eu com certeza lerei esse livro depois da sua resenha! Não tem como ignorar…
    Como sempre, você tem um jeito especial de apresentar as obras. Parabéns, flor. É um livro emocionante para uma leitora sensível.

    Beijos, linda!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir