6 de janeiro de 2015

O Hobbit – A batalha dos Cinco Exércitos

The Hobbit – The Battle Of The Five Armies (2014)
Dirigido por Peter Jackson

Para quem não sabe, esse filme é baseado em um livro homônimo. Esse é o terceiro e último filme da sequência, antes dele há O Hobbit – Uma jornada Inesperada e O Hobbit – A Desolação de Smaug.


O filme anterior terminou em um momento terrível, no qual o dragão Smaug decide demonstrar a sua força, e fará isso destruindo a Cidade do Lago. Ele começa a queimar tudo e não perdoa nada que está em seu caminho. Bard que está preso luta para escapar e decide tentar salvar a cidade assim como seu antepassado. Em posse da última flecha negra (em uma cena para lá de mirabolante e absurda com o “arco” improvisado), Bard mata o dragão. Ele que antes era mal visto por muitos na cidade, agora se torna o salvador e líder dos sobreviventes. Ele organiza as pessoas para tentar levar todo o alimento possível, além de medicamentos, fazendo que todos ajudem os mais fracos e feridos, em direção a Montanha Solitária. Lá ele vai pedir que Thorin cumpra a sua palavra e ofereça abrigo e recursos para a reconstrução da Cidade do Lago.


Acontece que Thorin está ganancioso, ele foi corrompido pelo ouro. Ele não quer abrir mão de uma única moeda, não quer honrar sua palavra e ajudar essas pessoas. Nesse meio tempo o elfo Thranduil aparece, oferece auxílio aos homens e afirma que irá declarar guerra aos anões. Bard tenta interceder e convencer Thorin a evitar um confronto, mas esse se mostra irredutível. Quando os elfos estão em frente aos portões o primo de Thorin chega com um exército de anões. O clima é tenso e pesado, pronto para culminar uma batalha entre homens e elfos contra anões, nesse momento um exército de orcs aparece e a batalha muda de rumo.


A batalha que se segue foi interessante, mas bem diferente da do livro. Eu senti falta deles terem falado sobre Beor (que aparece apenas de vislumbre, mas no livro é esclarecido o que acontece com ele), e fiquei muito triste deles terem mudado o final do Thorin com Fili e Kili. Eles já haviam mudando o enredo inserindo um romance entre Kili e a elfa que aparentemente é a paixão de Legolas – que é outro personagem que nunca deu as caras no Hobbit. Por conta desse romance, para aumentar o drama, eles mudaram o final que eu achava tão nobre para o Fili e Kili. Apesar das mudanças eu preciso dizer que o final de Thorin ainda assim foi de partir o coração e eu tive que segurar as lágrimas.


Preciso dizer que tem outras coisas que eu não gostei nesse filme. Uma delas foi às conexões que eles tentaram fazer com O Senhor dos Anéis. Eles trouxeram Gandalf, Elrond, Galadriel, Saruman e Rasgard em uma batalha contra os espectros dos anéis e Sauron. A batalha em si foi interessante, mas ela acabou passando a impressão de que as pessoas mais inteligentes da Terra Média não foram capazes de perceber o perigo que estava na frente de seus narizes. Se Sauron está ali juntando forças, mesmo que não possua ainda uma forma corpórea, significa que ele é um perigo iminente. Se foi necessário fortes magos e elfos lutando contra eles, como pode a batalha acabar com Saruman falando que vai dar um jeito em Sauron? Não faz o menor sentindo, principalmente para quem leu Silmarillion e sabe das origens dele e de seu poder. Pior de tudo foi Gandalf saber que Bilbo tem um anel mágico de ouro que o torna invisível e não se tocar que é o um anel perdido, ou ao menos ter suspeitado. O livro faz sentido, pois não há essa aparição de Sauron, não há essa batalha como um prelúdio do que está por acontecer. Acho que o filme pecou por isso.


Além disso, minha outra reclamação são as cenas viajadas do Legolas. Acho que em todo filme do Senhor dos Anéis havia uma super batalha onde ele escalava elefantes, surfava em muralhas, subia em trolls e facilmente os matava. Em O Hobbit não foi diferente, mas acho que nesse último eles exageram um pouco e abusaram demais das habilidades élficas dele.

Esse trailer me dá arrepios! Assista!

Apesar dessas mudanças e de alguns exageros, ainda assim foi um bom fechamento, com uma produção maravilhosa, que eu certamente recomendo.

7 comentários:

  1. Oi Dudi,
    O Hobbit veio pra fechar o ano com chave de ouro, mesmo com as alterações na história gostei muito. Visualmente então nem se fala, efeitos e trilha lindos! Mesmo os exageros das batalhas do Legolas fazem bem seu papel de impressionar na qualidade dos efeitos. Foi uma ótima conclusão da história, só não curti muito esses acréscimos do Gandalf para ligar ao Senhor dos Anéis, achei sem necessidade, já que nos livros são histórias separadas. Cada série com começo, meio e fim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiii!
    Eu não vi nenhum filme! Sim, #shameonme
    mas adorei o trailer desse filme e quero ver se vejo todos, meta de 2015 hahaha
    beijos, visite: http://clubedas6.com.br/2015/01/06/resenha-rules-of-attraction-simone-elkeles/

    ResponderExcluir
  3. Dudi, eu gostei bastante do filme, mas achei a guerra meio sem motivo, tanto barulho por quase nada.
    E qual era o final do Kili e do Fili? Fiquei curiosa.
    Eu fiquei morrendo de raiva. Eles eram meus preferidos.
    Também achei que o Legolas foi super viajado, mas ele sempre é, então de boa, haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que preciso criar bastante coragem para assisti a esse filme
    E tem que ser em casa, para dar uma parada e descansar um pouco rs rs
    Mas gostei bastante da dica

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Apesar de que alguns não gostaram, valeu a pena ir assistir o filme!
    Legolas simplesmente roubando a cena, senti falta de uma participação mais significativa do Bilbo, mas foi muito bom de um modo geral!

    -Jany

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, gostei muito do seu blog! e já estou te seguindo.
    Ainda não assisti esse filme, mas pretendo, assim que arrumar um tempinho!
    dá uma passadinha lá no meu:

    cyberreader.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai Meu Deus Dudi, sinceramente, sei que o romance entre Kili e Taurien pesou muito na Desolação de Smaug, mas como ainda não vi o filme, estou torcendo desesperadamente pra Taurien ficar com o Legolas, que é o meu personagem favorito do filme Ele é tão perfeito. o.o rsrs
    Desculpe pelo meu ataque, rsrs, amei sua resenha, como pode Thorin deixar-se corromper pela ganância assim como seu ancestral?! Poxa, tem pessoas que é complicado. rsrs, ops, anões.
    Beijão, espero você lá no meu blog!
    Taynara Freitas,
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir