24 de janeiro de 2015

Tudo é possível

[regular]

Eu recomendo: Tudo é possível
Autor: Allan Percy
Editora: Sextante

Sinopse:
Nesse livro Allan Percy traz 75 leis das possibilidades, trazendo os mais diversos exemplos, entre pessoas famosas, grandes empresas, filósofos, pensadores, líderes religiosos. Através da história de cada um deles, ele demonstra como a vida oferece possibilidades diárias, e como devemos agir para percebê-las e aproveitar essas oportunidades.

Meu cantinho:
Esse livro de Allan Percy é diferente dos demais trabalhos que eu li do autor, a principal diferença é que ele não se baseia em um único autor. Eu achei que isso seria um ponto positivo, já que a meu ver, em alguns outros livros, ele tirava lições das obras ou aforismo de um determinado autor, que não tinha relação alguma com o que foi dito ou que contradizia totalmente a vida que esse personagem levou. Nesse livro Allan Percy traz diversas personalidades famosas como Steve Jobs, Dan Brown, Coco Chanel, Bruce Lee, Bill Gates entre outros; empresas grandes como Coca-cola, YouTube, grandes pensadores como Buda, além de fábulas, grandes escritores, psicólogos, jornalistas, entre outros. Muitas das histórias eu já conhecia, não sei se elas já são de conhecimento de todos, já que muitas delas eu vi na minha época de faculdade, enquanto cursava publicidade. Grandes empresas, pessoas, ou produtos e suas histórias de sucesso. Muitos deles que surgiram de acidentes, ao acaso, ou por grande persistência. Contudo, as histórias que eu não conhecia foram interessantes, me deparei com algumas situações curiosas.
O livro segue o seguinte formato: ele traz um título, depois ele discorre sobre uma história, fábula, exemplo, e fecha todo a sua ideia em uma caixa com uma lei da possibilidade. Eu acho que assim como acontece em algumas de suas outras obras, o texto que ele traz e a ideia que ele desenvolve, nem sempre parece condizente com a lição final que ele deseja passar. Mas preciso admitir que isso acontece bem menos do que em alguns de seus outros trabalhos. Ele fala principalmente sobre como aproveitar as oportunidades, decidir correr riscos, acreditar em si para que a sua vida mude e você alcance seus objetivos. Ele recorre sempre a alguns pontos, o que pode ser cansativo. Você vai ler e reler sobre superação, hábitos, limites, possibilidades, impossível versus possível, ser visionário e acidentes que podem ser oportunidades. Como eu li Kafka para sobrecarregados e pouco tempo depois li esse livro, eu percebi que tinham alguns trechos muito parecidos, até as mesmas citações. Acho que faltou um pouco mais de criatividade do autor nesse aspecto.
Geralmente, apesar das críticas, eu recomendo o trabalho do autor pelas lições que podemos tirar, contudo, eu particularmente aproveitei muito pouca coisa desse livro. Eu achei as lições muito repetitivas, parecidas, e que pouco se adéquam a situação de vida que eu tenho nesse momento. Acredito que quem está desestimulado, ou que precisa de um empurrão e uma palavra animadora para perseguir algum sonho, para tentar alcançar algo diferente em sua vida, esse pode ser um livro interessante.

Volume único.

6 comentários:

  1. Quando li a sinopse, logo me encantei. Mas depois de ver a sua resenha e ver que fica em tudo mais do mesmo, murchei...
    Obrigada por compartilhar de forma tão sincera.
    Beijos.
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Dudi, esse é um livro bem voltado pro empreendimento, o que eu não acho um gênero tão bacana de ler, manuais, livros de auto ajuda ou biografia me matam, não sei porque,mas tenho certa antipatia. Sua resenha foi bem sincera, confio na sua opinião. Acho que eu não leria esse.
    Beijão,
    Taynara Freitas
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dudizoca, confesso que não é muito meu tipo de livro.
    Mas dependendo da época, até leria para saber o que fazem "os grandes", mas não precisavam ser tantos "grandes", né?
    :P
    Acho que preferia ler a biografia de alguns deles, tipo do Jobs.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Dudi,
    Eu geralmente não leio esse tipo de livro por conta das morais repetitivas e tal.
    A fórmula de todos os livros dessa 'coleção' de auto-ajuda é basicamente a mesma e não tem muita coisa nova nisso. De qualquer forma deve ter coisas proveitosas na leitura e apesar de não ser o seu momento, quem sabe futuramente você releia e goste mais.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro mas a capa me chamou atenção, só que depois da resenha me desinteressei. É bem chato ficar lendo a mesma coisa né? Também não gosto.
    Gosto de resenhas de livros mesmo que seja negativa porque pelo menos já é um aviso, sabe?
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir