25 de janeiro de 2012

Além da Vida

[regular]

Eu recomendo: Além da Vida – Noite Eterna
Autora: Claudia Gray
Editora: Planeta

Série Noite Eterna:
Além da Vida é o quarto e último livro dessa série, se você não leu os livros anteriores: Noite Eterna, Caçadora de Estrelas e Névoa do Tempo o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Lucas foi mordido pela irmã de Bathazar e acaba se tornando um vampiro, para fugir da Cruz Negra – liderada por sua mãe – que decide por um fim a sua vida como morto-vivo e para aprender a controlar sua sede de sangue, ele volta para Noite Eterna. O lugar não é seguro para um espectro como Bianca, já que a diretora tem colocado armadilhas por toda a escola com o intuito de capturar seus semelhantes. A diretora parece também se identificar com Lucas e compreender seus medos, sua vontade de eliminar por completo sua sede de sangue, o que faz com que Bianca suspeito dela e de suas intenções. Poderão eles ficar juntos no meio de todas essa bagunça entre caçadores, vampiros e espectros? Será que existe uma saída para a transformação de Lucas? Qual o segredo que a sra. Bethany esconde sobre espectros, porque ela deseja tanto eles? Todas as perguntas serão respondidas nesse último livro.

Meu cantinho: 
Eu já estava na metade do livro quando parei para ler o verso e descobri que esse era o último livro da série. Um desespero bateu em mim, porque até onde eu tinha lido não havia acontecido nada de significativo que mostrasse qual o rumo que as coisas iriam tomar. 
O livro começa com Lucas completando a transformação após a decisão de Bianca de deixa-lo viver como vampiro – mesmo sabendo que ele sempre disse que não gostaria de ser um e que escolheria a morte. O problema é que a sede de sangue de Lucas é mais forte que o comum o que pode resultar em um assassinato de um inocente, a loucura, ou o suicídio. Lucas teme principalmente cometer um assassinato, o que quase acontece quando a Cruz Negra aparece na porta de sua casa e sua mãe, ao perceber o que ele se tornou, decide mata-lo e Lucas perde o controle para sua sede no calor da luta e quase acaba com a vida de sua mãe. Baltazar oferece a Lucas a única opção possível de controle: voltar a Noite Eterna para que lá encontre abrigo e pessoas que possam ajuda-lo a controlar seu desejo por sangue. Acontece que o lugar se tornou perigoso para Bianca, agora que ela é um espectro e por motivos desconhecidos a diretora Bethany está atraindo fantasmas com alunos humanos e criando armadilhas para prendê-los.
A verdade é que o livro não saí muito do lugar, são os medos de Lucas diante de sua nova vida, Bianca com seus poderes de espectros, a amizade triunfando, o amor vencendo os obstáculos (como sempre). O livro fica de fato empolgante nas últimas trinta páginas, e o melhor do livro não tem nada a ver como o casal principal, mas sim com a sra. Bethany e sua vida passada, o que ela almeja e como ela não tem ideia de que não vai alcançar de fato o que ela quer. Isso foi a única coisa surpreendente do livro todo!
Li muitas críticas sobre esse livro, muitos falam que adoram o livro pela estória de amor entre Lucas e Bianca e outros acham que o livro apenas regrediu, sendo que muitos afirmam terem continuado a leitura apenas por conta Balthazar o que me surpreendeu - adoro ele, meu personagem preferido, mas normalmente ninguém concorda comigo sobre personagens, o que achei estranho (uma super novidade é de a autora também reconheceu o sucesso desse personagem e vai lançar um livro contando a vida dele, previsto para março desse ano). Acontece que a maioria das resenhas que eu li tiveram opiniões negativas, falando que a série vem regredindo desde o livro passado, que o romance de Lucas e Bianca é cheio de clichês e com um final previsível. Eu concordo. Amava essa série, era perdidamente louca por ela, me apaixonei por Balthazar e queria muito que ele terminasse com Bianca e tivéssemos um final diferente do habitual, mas nada disso, o mesmo final previsível de sempre, com as declarações de amor mais comuns possíveis, as indagações mais óbvias. E apesar de previsível que o nosso casal Lucas Bianca terminariam junto eu achei um tanto quatro estranho as “formas” deles... se for parar para pensar sempre foi estranho desde o começo. Um bebê vampiro/espectro e um caçador de vampiros; depois um espectro e um vampiro ex caçador de vampiros, para depois terminar como terminou (nada de spoilers). 
Esperava muito mais desse livro e da autora, que começou essa saga com uma escrita gostosa, personagens bacanas, mas que terminou dessa maneira esquisita e pouco atrativa, onde apenas algumas coisas do final são de fato interessantes e o resto é completamente maçante. 

Volume final.

5 comentários:

  1. Ju, eu só li "Noite Eterna" então pulei a resenha. Só li a parte que você diz que esperava mais ;x Bom, eu li o primeiro livro sem expectativa nenhuma, achei ele simples, mas com um toque de surpresa agradável. Triste quando os autores se perdem, mas vou eu mesma ler para ver o que acho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Ah nossa o primeiro livro de todas essas séries, sempre são os mais interessantes.
    Alguns decepcionam, outros não..

    Ainda não comecei essa série, mas não coisas boas sobre.
    Sempre olhei suas resenhas por aqui, que sempre davam uma nova opinião.

    Espero ler o primeiro em breve

    beijos e uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. FAz tempo q ensaio ler esse livro e nunca da certo!

    ResponderExcluir
  4. Olá,meu nome é aritana e adoro ler livros...Eu sempre tento ler esse livro mais não acho,então queria perguntar,onde acho esse livro pois já procurei em bibliotecas e lojas mas não acho...Espero que você mim ajude...Um beijão...Ah tb tenho um blogger se você quiser acessa-lo o site é euamolivro.blogspot.com...Beijos,Xau

    ResponderExcluir
  5. É fato: estou com medo de continuar a leitura. Claudia Gray me surpreendeu horrores (e não de um jeito bom) com o que ela fez em Nevoa do Tempo. Ela encheu a história de clichês, e misturou vampiros com fantasmas para tentar (TENTAR) causar um pouco. Eu espero esse livro desde fevereiro passado, quando li os outros volumes em uma semana, e desde então só queria ver como ia desenrolar o caso todo de Lucas e Bianca. Eu torço por eles - mesmo com aquelas declarações melosas.
    Não sabia do livro sobre o Balthazar, gosto bastante dele, é o personagem mais inteligente de Noite Eterna. Quero ler - e espero que autora não banque a louca de novo.
    Essa coisa de se perder no meio da história tá virando tão comum em séries de vampiro, não? Que diga P.C. e Kristin Cast de House of Night...
    Ótima resenha!
    Bjs,
    Joana - www.poderosasegirlies.com.br

    ResponderExcluir