8 de janeiro de 2012

Crônicas do Mundo Emerso - A missão de Senar


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: A missão de Senar – Crônicas do Mundo Emerso
Autora: Licia Troisi
Editora: Rocco

Crônicas do Mundo Emerso:
A missão de Senar é o segundo volume dessa série. Se você não leu o primeiro livro A garotada Terra do Vento, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Todos sentem a perigo iminente, cada um luta da forma que pode para tentar solucionar a situação. O mago Senar decide partir em uma jornada considerados por muitos loucura, ele parte em busca do Mundo Submerso, um lugar a muito tempo perdido com uma localização imprecisa, em busca de auxílio na guerra contra o Tirano. Senar enfrenta problemas pessoais, com a irmã que acredita que foi abandonada por eles e em seguida parte por sua jornada, em busca de uma embarcação que esteja disposto a levá-lo em sua difícil empreitada. Em contrapartida temos Nihal, a semi-elfo, enfrentando suas próprias dúvidas e demônios em tempos conturbados de guerra, mas se vendo impedida de escolher qualquer outro caminho depois que descobre o motivo pelo qual foi a única sobrevivente de sua espécie.

Meu cantinho:
O segundo livro continua com uma escrita tão dinâmica quanto o primeiro da série, mas esse novo livro tem um diferencial muito grande que é o foco nos personagens. No primeiro livro temos a narrativa diante do ponto de vista de Nihal, nesse segundo livro temos capítulos inteiros sendo narrados pela perspectiva de Senar e outros pela de Nihal. Cada um parte em uma diferente jornada, dividindo assim a atenção do livro com estórias paralelas.
Essa divisão é muito interessante porque é bom ler um livro com opiniões, pontos de vista diferentes. Dessa forma também ficou bem nítido o bom trabalho da autora em criar personagens bem distintos. É também acompanhando de perto a batalha pessoal de cada um que podemos perceber o amadurecimento deles, os dramas pessoais, os conflitos, acho que é algo nítido para quem acompanha a saga como cada um cresce diante das adversidades, acho que isso apenas reforça a minha concepção de que a autora criou personagens distintos, de qualidade, com características único o que engrandece a leitura.
Apesar do evidente amadurecimento de todos os personagens, acho que estava um pouco maçante a narrativa sempre do ponto de vista de Nihal, foi bom a mudança, poder aprofundar em outros problemas e dilemas de personagens diferentes. O lado positivo é que quem estava cansado da parte excessivamente militar (eu nem tanto já que tenho uma queda pelas cenas de guerra) encontra um contraponto na caçada de Senar, conversas, dilemas e tentativas de diplomacia.
Gosto muito da descrição das paisagens e dos lugares, acho que ela faz um bom trabalho sem tornar a leitura entendiante, maçante, sem excessos. Conhecer um pouco do mundo submerso também é bem interessante, a autora, ao meu ver, consegue sempre descrever e criar situações novas e diferentes, espaços novos.
Mas do livro, gostei muito de duas partes, a primeira é a aventura do Senar com um bando de piratas a caminho do mundo submerso. São personagens diferentes, alguns brigões, outros mandões, bem do modo como eu imagino que sejam os corsários, gostei muito de Aires, uma mulher, pirata, com uma personalidade forte, bem decidida, gosto de mulheres assim. A segunda parte que mais gostei está bem no final, lendo me arrepiei com a reviravolta que temos na estória, a mais nova arma do tirano. Gostaria de falar exatamente o que acontece, mas não quero dar spoilers, mas a luta se torna uma das piores e Nihal com certeza tem um de seus piores momentos no final desse livro, pior que a morte de Fen, o cavaleiro pelo qual era apaixonada, é ter que fazer o que ela faz durante esse combate. Além disso ela sofre revelações e percebe que seu destino já está traçado e não há nada que ela possa fazer, a não ser seguir seu caminho.

Continuação:
O último livro da série é O Talismã do Poder. Após esse livro temos uma nova série chamada as Guerras do Mundo Emerso. Ela se passa vários anos depois a luta contra o tirano e a batalha de Nihal e Senar.

Sorteio em 4 dias! Participe!

4 comentários:

  1. não tinha lido nada sobre essa série ainda, parece ser bem lgl, gostei bastante da arte da capa! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana!

    Eu já ouvi falar MUITO dessa série, mas nunca cheguei a ler nada. Mas depois dessa resenha, não posso esconder minha curiosidade por esse livro! Verei se encontro ele por algum sebo!

    Mateus Bandeira
    Our Vices

    ResponderExcluir
  3. Hummm, você disse que é ótimo?! Então já quero ler....é sobre fantasia e eu gosto deste estilo de leitura. Vou procurar saber mais sobre ele então.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  4. Essa série é simplesmente ÓTIMA, PERFEITA, sou fã!
    Os livros de Licia Troisi são 3 trilogias que conta a histórias no Mundo Emerso, as Cronicas são só a primeira trilogia, depois vem as Guerras e as Lendas...
    Super-recomendo!! Vocês não vão se arrepender de ler!! =D
    Todos estão na minha lista de livros favoritos!!

    ^^

    ResponderExcluir