10 de janeiro de 2012

Eclipse - Saga Crepúsculo

[ótimo]

Eu recomendo: Eclipse
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca

Crepúsculo:
Eclipse é o terceiro volume dessa série. Se você não leu os primeiros livros Crepúsculo e Lua Nova, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Uma série de estranhos assassinatos tem ocorrido em Seatle, cidade próxima a Forks, e a suspeita é que alguém está criando um exército de vampiros. O problema é que o caso pode atrair a atenção dos Volturi, um poderoso grupo vampiros que regem o mundo deles, que querem Bella transformada em vampiro o mais rápido possível já que ela sabe da existência deles. Bella quer muito se tornar uma vampira, mas as vezes tem algumas duvidas, principalmente depois da atitude de Edward que a abandonou e da proximidade de Jacob, por quem também está apaixonada. Entrelaçados pelos dilemas amorosos de Bella, vampiros e lobos se unem para destruir o exército de vampiros recém-criados por Victoria, que deseja a morte de Bella como pagamento pela morte de seu companheiro por Edward.

Meu cantinho:
Eu continuo dividida nesse livro entre Edward e Jacob, mas assim como o livro passado estou tendendo um pouco mais para o lado do Jacob. Edward trata Bella como um bebê, um enfeite que tem que ficar seguro e guardado em uma prateleira enquanto Jacob é sincero, diz as coisas pra Bella pois acredita que ela é forte o suficiente e que deve saber das coisas que o sanguessuga esconde dela. O receio da proximidade da formatura, data que marca o fim de sua vida como humano, mostra que Bella tem dúvidas quanto a imortalidade ao lado de Edward e tem que admitir que seus sentimentos por Jacob representam mais do que uma simples amizade.
Esse livro é ótimo porque qual menina não gosta de um romance impossível, um dilema, ser disputada por dois rapazes lindos, inteligente, carinhosos? O melhor de tudo é o toque sobrenatural e as várias reviravoltas.
O que eu gosto nesse livro é a tensão, a preparação para a batalha, a união entre vampiros e lobos para treinar e lutar. Victoria não está brincando, ela quer a todo custo destruir Bella e está construindo um enorme exército, sem ligar para as consequências, sem se importar se os novatos podem sair do controle ou se seus atos iram atrair a atenção do Volturi. Gosto muito da guerra, das cenas de batalha, do perigo iminente, do medo de que algum personagem que eu goste muito morra. Sendo que a tensão da guerra está envolta nos conflitos existente entre Edward e Jacob. Gosto muito dos enfrentamentos, das piadinhas de Jacob, de como ele pensa alto certas coisas a respeito de Bella perto de Edward. Nesses momentos ele traz uma pitada de humor e alivia todo o peso dos conflitos existentes na trama. Ele é um personagem leve, sincero, que apesar de se transformar em lobisomem parece alguém que pode existir na vida real. Gosto da argumentação dele, de como ele sempre joga na cara de Edward que ele pode dar a ela uma vida normal, mortal, perto dos amigos, dos familiares, que ele é alguém de corpo quente, que pode proteger Bella, lhe dar filhos. Mas infelizmente nem sempre o melhor argumento racional supera o mais intenso sentimento.

Continuação:
O próximo e último livro da saga é Amanhecer. Em breve minha resenha aqui.

2 comentários:

  1. kk diferente de vocÊ, sempre fui team Edward, portanto o Jacob sempre me irritou extremamente, somente em Amanhecer que fui simpatizando com ele. beijos

    ResponderExcluir
  2. Jura que voce fica indecisa? Eu sempre preferi o Edward, e pelo contrario, ate sentia raiva do Jacob haha

    xx carol

    ResponderExcluir