16 de janeiro de 2012

Senhores do Mundo Subterrâneo - A paixão mais sombria


««««««
[muito bom]

Eu recomendo: A paixão mais sombria – Senhores do mundo subterrâneo.
Autora: Gena Showalter
Editora: Harlequim

Os Senhores do Mundo Subterrâneo:
A paixão mais sombria é o quinto livro da série, se você não leu os quatro primeiros livros A noite mais sombria, O beijo mais sombrio, O prazer mais sombrio e O sussurro mais sombrio, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Aeron está preocupado com Paris e se sente responsável pela situação do amigo que não consegue esquecer Sienna. Ele tenta retirar o amigo dessa situação que diz que um dia ele ainda irá perder a cabeça por uma mulher, e Aeron desafia os deuses a lhe mandar uma mulher assim. Quando aquela bela mulher aparece na fortaleza ele se encanta com sua beleza. Na verdade ela é um anjo caído, que caiu por se recusar a matar Aeron que quebrou uma regra divina ao libertar Legião do inferno, e logo outro anjo será enviado para cumprir a missão que ela se recusou a fazer. Ela desesperadamente tenta fazer com que ele a aceite de seu lado enquanto ele tenta de todas as formas mante-la longe, mas a atração é inevitável o que desperta a raiva da pequena Legião que faz um pacto com Lucifer para tentar conquista-lo o que pode resultar na destruição dos senhores. Enquanto isso a busca pelos artefatos continua, os desafios são inúmeros e a descoberta de que Esperança tem a capa da invisibilidade torna a busca pelo útlimo artefato ainda mais acirrada.

Meu cantinho:
Tenho tantas coisas para falar a respeito desse livro que fico até um pouco confusa sem saber exatamente por onde começar!
Eu gostei muito da trama do livro, parece algo previsível um anjo que caí ao se apaixonar por alguém, estamos com livros repletos de histórias como essa, mas essa tem todo um toque especial que a torna única. Quando o anjo caí ela na verdade já esta apaixonada por Aeron mas não sabe, ela sabe que existem demônios, não gosta deles, mas vê um lado nele que poucos veem, ela sabe das atrocidades por ele cometida – muito em função do demônio Ira que ele abriga, mas sabe que ele se arrepende, que ele marcou seu corpo para nunca esquecer suas ações, que ele é um amigo fiel e que faz tudo para protege-los, que trata legião com uma doçura mesmo essa sendo um demônio. Ela vê todas essas bondades nele e percebe que não nasceu para ser um anjo guerreiro, ela quer levar alegria e luz para as pessoas, que ela não quer matar, principalmente se a pessoa for Aeron. Decidida ela se põe diante do conselho que a condena, ela acaba caindo direto no inferno onde tem suas asas arrancadas, mas decidi que não vai acabar daquela forma e luta para sair do inferno para avisar Aeron que outro anjo será mandado para executa-lo agora que cobrou regras divinas – que ele nem sequer tem consciência de que quebrou por conta de Legião.
O mais irônico dessa história toda é que se não fosse Legião o anjo nunca teria aparecido, ela não teria que sofrer as dores que sente quando ela está por perto, ela não teria que começar a disputar a atenção de Aeron com ela e muito menos teria cometido o erro de fechar um pacto com Lucifer, que a engana e assim pode colocar em risco a vida de todos os Senhores do Subterrâneo.
O que eu não gostei muito foi a falta de angelicalidade (essa palavra não existe, acabei de inventá-la) no anjo caído. Tudo bem que ela fez uma escolha, ela caiu para estar ao lado de Aeron, ela já viu muitas coisas, ela diz que quer diversão, que quer ter aquelas sensações e sentimentos, mas também sabemos que ela nunca fez nada de fato – em relação a qualquer tipo de interação e relacionamento, ela falava como os anjos pouco interagiam – e ela, sinceramente, as vezes age com certa promiscuidade que eu não esperava nela. Ela é um anjo, caído (como ela sempre lembra Aeron), mas mesmo assim acho que ela tem que preservar em sí certas características que estiveram presentes em todos os séculos que viveu. Eu sei também que o tempo dela na terra ao lado do homem que ela gosta é extremamente curto, mas ainda acho que ela age de um jeito um tanto pervertido, acho que ele deveria ter sido mais acanhada no começo e não sair por ai oferecendo sua calcinha a Gideon.
Eu confesso que não gostei muito do final, gostei do fato de acabar tudo bem, mas não gostei de como as coisas se resolveram. A questão de intervenção divina, como eles agem e a justificativa da “felicidade”, achei tudo muito “conveniente” e uma solução muito fácil.
Temos algumas revelações interessantes, a respeito de Gideon, também sobre o que Aeron descobre no final do livro, as pessoas que ele reencontra e o que achar a caixa de Pandora pode significar.
O que eu gostei nesse livro é que temos um espaço um pouco maior do que normalmente temos para outros personagens, quando o livro se trata de um Senhor, quase todos os outros somem nessa história, nesse livro temos um destaque especial a Gideon, guardião da Mentira, e revelações sobre seu passado. Temos também Derrota e muito de seus pensamentos e sentimentos durante a batalha, e por último William. Quando comecei a ler levei um tempo para processar quem era ele, havia me esquecido completamente! Li o último livro da série a algum tempo e quando me toquei que William era o amigo de Anya, amaldiçoada por sempre dormir com as esposas dos deuses, que pode estar se interessando por um mortal! Fiquei extremamente ansiosa por essa história, mas quando dei uma olhada nos livros em inglês, a continuação é Mentira, depois Segredo, Derrota e Lúxuria. Nada de Willliam!

Continuação:

O próximo livro da série é The Darkest Lie, sem previsão de lançamento no Brasil. 

4 comentários:

  1. Ih, Ju, eu até li a resenha toda, mas como já é do 5º livro e eu não li nem o primeiro, não entendi bulufas. Pretendo um dia ler a série, mas tem tantas que eu quero ler ;\

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oi amiga, eu nem pude ler sua resenha direito, porque ainda não li esse livro, já comprei mas não tive tempo ainda, tô meio lerda nas leituras esse mÊs..beijos

    ResponderExcluir
  3. Apesar de falarem muito bem desta série eu ainda não li nenhum...preciso consertar isto urgentemente!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir