11 de agosto de 2014

Aparador de livro!


Olá pessoal!
Hoje eu trouxe algo um pouco diferente para vocês: um tutorial que achei na página do facebook da Vivero, que ensina como fazer um aparador de livro (e eu não estou ganhando nada para divulgar, só achei realmente legal). Eu particularmente sou apaixonada por trabalhos manuais só que ainda não testei o tutorial, mas pretendo em breve! Enquanto isso já passo aqui para que vocês possam testar. Achei super bacana porque é realmente difícil achar modelos variados de aparadores de livros, e quando eu acho para comprar eles são extremamente caros. O bom desse tutorial é que ele não sairia tão caro quanto comprar um modelo na internet e no fim você pode personalizar para que o aparador fique a seu gosto.


Os materiais necessários são:
- Bicho de plástico 
- Primer 
- Tinta spray
- Cegueta ou faca de serrinha
- Cola universal
- 2 Retalhos de madeira ou MDF 20x10cm


O primeiro passo é cortar o bichinho que você escolheu ao meio. Nesse ponto faço uma observação: não precisa ser necessariamente um bichinho, use sua imaginação e inove no seu aparador. Ande por lojas na sua cidade e veja se encontra algo legal que sirva no lugar do bicho, lembrando de comprar algo que forneça certo suporte para o aparador.


Passe o primer e deixe secar. Eu não fazia ideia do que era o primer e fui pesquisar, basicamente é um tipo de tinta especial usado na preparação da superfície, o que faz todo o sentido no próximo passo.


Utilize o spray para pintar os bichinhos – o primer foi necessário para a fixação da tinta.


Certifique-se de cobrir toda a extremidade dos bichinhos com o spray. Nesse passo acho que você pode inovar com as cores, jogar um glitter, colar algum enfeite.... fica por conta da criatividade! Depois desse passo espere secar. Não sei exatamente quanto tempo é necessário esperar, mas acredito que o primer acelere o processo. Para garantir pinte algum objeto velho feito do mesmo material para que você posso mexer nele, para saber se já secou ou não, ao invés do bichinho. Caso contrário você pode acabar estragando a pintura e tendo que começar do zero.


Passe a cola nos bichinhos nas extremidades onde foi feito o corte.


Cole as metades dos bichinhos nos pedaços de madeira. Aqui eu acho que novamente podemos inovar, fazer alguma pintura, colagem, ou qualquer outra coisa interessante para colorir essas madeiras. Eu tive a seguinte ideia: não seria bacana fazer nelas o desenho de um livro? Dessa forma, quando você colocar outros livros no meio vai parecer que a única coisa que os segura é na verdade o bichinho nas extremidades.


Seja paciente e espere secar... Nesse ponto é que eu geralmente estrago meu trabalho, pois não sou paciente e fico mexendo antes da cola estar totalmente seca e tenha que começar o processo novamente. Então, não seja igual a mim e seja paciente! Só para garantir faça em um dia e esqueça dele até o dia seguinte.


E está finalizado! Você tem um aparador de livro personalizado e muito mais barato do que se tivesse comprado em uma loja. É uma boa opção para dar de presente para um amigo leitor, ou até quem sabe para vender e ganhar algum dinheiro extra. Gostou?

7 comentários:

  1. Oi Ju =)

    Adorei a dica! Você vê esse tipo de aparador para comprar e ele custa super caro rs...
    Vou tentar fazer um *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Uow, que legal!! Isso é muito genial hahaha preciso de um deesses

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha de "Atormentada", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oláá'á!
    aaai qeu legaaal! hahaha
    aparadores de livros são sempre bem vindos... as estantes logo logo de entopem e tudo vira um lugar para apoiar nossas preciosidades! :)
    Adorei a idéia! que sabe não ligo meus dotes artísticos - limitados - e resolvo fazer um desses? :)


    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  4. Nunca me interessei por aparadores, mas minha estante não tem espaço para mais nada e, como disseram, "tudo vira um lugar para apoiar nossas preciosidades". kkk Por isso o interesse agora existe e particularmente acho o trabalho manual muito mais agradável do que um pronto, principalmente pelos altos valores, como também foi citado. Não saberia escolher outro item para colocar no lugar do animal, mas a ideia é válida. rsrs
    Muito bacana você utilizar seu espaço para divulgar esse tipo de trabalho.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Poxa, isso é legal!!!!
    Fazer alguns desses, montar umas estantes na parede e pronto! Tá feito o quarto.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir