25 de agosto de 2014

Estudo Independente

[ótimo]


Eu recomendo: Estudo Independente
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única

O Teste:
Estudo Independente é o segundo volume dessa série, se você não leu O Teste o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Cia conseguiu entrar na faculdade, Tomas também, tudo parece perfeito se não fosse a mensagem contida no Comunicador de Trânsito. É a sua voz, falando sobre as atrocidades cometidas no teste. Ela não sabe se isso é uma nova prova a que está sendo submetida, ou se tudo o que está gravado ali é real. Até que os pesadelos começam a invadir sua mente e não lhe restam dúvidas. Michal então lhe fala sobre a resistência, o perigo de uma guerra iminente se provas do que realmente acontecem no teste não vierem a tona e o Dr. Barnes for deposto. Cia quer ajudar, mas percebe que não pode confiar em ninguém. Além disso, Barnes e sua nova professora parecem ter uma suspeita sobre ela e estão lhe vigiando de perto, Cia não pode vacilar, pois poderia lhe custar um redirecionamento, ou seja, a morte.

Meu cantinho:
Primeiro quero elogia a editora pelo bom trabalho feito. Gostei do fato da capa seguir certo padrão, gostei da diagramação, da fonte, dos detalhes no início de cada capítulo e do marca página que vem para ser destacada na orelha no fim do livro. Contudo, percebi alguns errinhos de revisão no meio do livro, mas nada que prejudicasse a leitura.
Eu não esperava ter esse livro em mãos tão cedo, mas ganhei-o de presente e logo parti para a leitura. Estava louca para saber o que Cia faria com as informações que tinha em mãos, se Tomas também havia conseguido preservar sua memória, o que seriam deles na universidade e se novas tarefas seriam impostas a eles com as mesmas conseqüências do passado – redirecionamento, palavra usada para cobrir os assassinatos. Para meu alívio todas essas questões foram respondidas, muitas outras coisas aconteceram e o final do livro termina de um modo esplêndido e surpreendente que me fez gritar por não ter o próximo livro em mãos.
As informações estão corroendo Cia, mas por um lado é bom se lembrar já que ela está alerta e preparada para o pior. Todos os alunos das colônias que passaram no teste, agora precisam fazer uma nova prova para saber em que área irão seguir. Cia quer seguir na área de Engenharia Mecânica, ajudar a melhorar a comunicação do país, mas ela é direcionada para o setor que menos deseja participar: Estudos Governamentais. Ela descobre que alunos de Tosu City iram estudar com ela e seus colegas, mas descobre que diferente dos alunos que vieram das colônias, eles não precisaram passar pelo o terrível teste de sobrevivência ao qual ela e seus amigos foram submetidos. Muito desses alunos estão ali por influência dos pais que são pessoas que fazem parte do governo, e esnobam a participação dos alunos das colônias. Outros vêm de partes de Tosu City que ainda não foram totalmente revitalizadas e lutaram muito por essa vaga e não estão dispostos a perder sua vaga. Acontece que Cia sabe que isso vai muito além de poder e influência, ela está entrando em outra etapa da sua jornada pela sobrevivência. Isso só fica mais evidente no processo de iniciação do seu curso, onde desafios são feitos e respostas erradas resultam no redirecionamento do aluno. Sua professora e Dr. Barnes parecem ter um interesse especial em Cia e em seu desempenho, sem que ela saiba os motivos – mas percebe que tem algo relacionado ao seu teste. Eles colocam pessoas para vigiá-las, colocam quase o dobro de matérias em sua grade curricular, mas mesmo assim ela se empenha e se dedica. 
Paralelo a sua vida na universidade ela tem as questões da resistência. Michal lhe revela muita das coisas que estão acontecendo. Há na verdade dois focos de resistência, um pacífico, que quer agir com calma, e outro agressivo que quer tirar Dr. Barnes e seus seguidores do poder através da violência, mesmo que isso ocasione uma guerra. Cia agora vai tentar descobrir provas que incriminem Dr. Barnes para que possa evitar mais mortes. Contudo, ela ainda não pode confiar em ninguém e nem tudo é o que aparenta ser.
Quem achou que o teste havia acabado e que o ingresso na faculdade facilitaria a vida de nossos jovens estavam enganados. Provas tão difíceis quanto ainda existem, eles estão sendo analisados e vigiados constantemente e qualquer deslize ou fraqueza é motivo para ser expulso do programa. Paralelo a isso há um movimento de rebelião crescendo. O livro não fica parado, há sempre cenas de ação, de perseguição, mas sempre exigindo uma reflexão e astucia por parte de Cia. Uma continuação digna que eu recomendo!

Continuação:
O próximo volume da série é Graduation Day, sem previsão de lançamento no Brasil.

3 comentários:

  1. Oi!
    Esse livro parece um infanto-juvenil bastante interessante!
    Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele... acredito que seja uma leitura divertida e rápida, certo?
    SEguindo aqui.
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aaahh, eu quero muito O Teste!! Ta na minha lista de desejos ha um bom tempo, pretendia comprar na bienal, mas tinha tantas outras preferências que acabei ficando sem dinheiro pra comprar esse, e isso que nem tava caro :((

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem review da Bienal do Livro no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dudi,
    Esse livro chegou por aqui, adorei o primeiro.
    Adorei que o Michal ainda continua em destaque.

    Mal posso esperar para ler, preciso finalizar uns antes...sua resenha me deixou mega ansiosa.

    bjs
    Nana – Obsession Valley

    ResponderExcluir