16 de agosto de 2014

Harry Potter e a Câmara Secreta

[ótimo]

Eu recomendo: Harry Potter e a Câmara Secreta
Autora: J.K.Rowling
Editora: Rocco

Harry Potter:
Harry Potter e a Câmara Secreta é o segundo volume dessa série, se você não leu Harry Potter e a Pedra Filosofal o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Harry Potter descobriu que não é um trouxa, ele na verdade é um bruxo, assim como seus pais foram. Depois do primeiro ano no colégio, ele agora está de volta para passar as férias na casa dos seus tios, ansioso para voltar para Hogwarts. Acontece que antes do início das aulas ele recebe um aviso de que um perigo ronda a escola e ele não deve retornar. Harry que ama esse mundo se recusa a escutar esse conselho e quando volta ao colégio se depara com um grande perigo. Pessoas estão sendo atacadas, petrificadas, nem sequer os fantasmas estão a salvo. As suspeitas recaem sobre Hagrid, a escola ameaça ser fechada, então Harry, Rony e Hermione decidem desvendar esse mistério. Eles precisam descobrir quem é o herdeiro de Salazar Slytherin, que foi o fundador da casa Sonserina, que está deixando recados nas paredes do colégio, fazendo ameaças e atacando os alunos nascidos trouxas.

Meu cantinho:
Ultimamente tem saído muitas notícias de Harry Potter, foi o conto que a Rowling publicou sobre nossos amados bruxinhos já adultos (mostrei aqui), a notícia de livro novo e capas novas que postei aqui. Além disso, Animais Fantásticos e Onde habitam (esperem a resenha dele em breve) que faz parte desse universo vai para as telonas em 2016 (falei sobre isso aqui). A verdade é que eu amo de paixão Harry Potter, foi graças a ele que ingressei de modo permanente no mundo da literatura, mas por um descuido meu até hoje não resenhei todos os livros no meu blog – erro esse que estou tentando corrigir.
Harry Potter e a câmara secreta traz o segundo ano de Harry na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry era esse menino que se sentia excluído, que não tinha pais e morava com os tios que o odiavam e desprezavam. Foi quando tudo em sua vida mudou, ele descobre que seus pais eram bruxos, que ele tinha uma vaga garantida em Hogwarts e que ele era alguém extremamente famoso no mundo mágico, pois foi ele que ainda bebê colocou um fim no reinado de terror de Lord Voldemort, um terrível bruxo das trevas.
Apesar de ter achado seu lugar no mundo ele ainda tem muitos desafios para enfrentar, no livro passado ele teve que lutar contra a tentativa de Lord Voldermort de voltar a vida, já esse ano ele precisa enfrentar novos perigos, ataques a colegas que ameaçam fechar a escola.
Harry não está feliz de passar as férias com os seus tios, mas a verdade é que as coisas não estão tão ruins quanto antes, agora seus tios têm certo medo dele, seu primo que antes adora implicar com Harry agora se assusta quando esse murmura palavras sem sentido, mas o melhor de tudo é que ele tem amigos e um lugar para voltar. Acontece que Harry recebe um aviso de que não deveria voltar para a escola e que grandes perigos lhe aguardam lá. É nesse momento que conhecemos Dobby, um elfo doméstico, que ao tentar evitar o retorno de Harry para o colégio acaba gerando uma grande confusão com seus tios e a quase expulsão de Harry do colégio. Dobby é uma criaturinha feia, que trabalha numa espécie de servidão a seus donos, mas que tenta quebrar a lealdade a sua família para ajudar Harry. Dobby a princípio não parece nada extraordinário, mas ele cresce nesse e nos próximos livros e acredito que não tenha uma pessoa que leu essa saga que não o adore. Não lembro exatamente onde eu vi, mas cheguei de ler uma reportagem que fala que Dobby é um dos personagens de animação (referente a adaptação dos filmes para o cinema) mais queridos de todos os tempos.
Quando Harry Potter volta para o colégio estranhos ataques começam a acontecer a alunos nascidos trouxas e há uma suspeita que o descendente de Salazar Slytherin esteja por traz dos ataques, já que o objetivo do fundador da casa Sonserina sempre foi limitar o ensino de bruxaria àqueles de sangue puro. Eles descobrem que algo parecido já havia ocorrido no passado e que a suspeita havia caído sobre Hagrid, o guarda caça, e por esse motivo ele havia sido expulso do colégio. Pesquisando mais a fundo Harry, Rony e Hermione descobrem um pouco mais sobre o passado dele e sobre sua inocência, agora lhes resta achar o verdadeiro criminoso antes que Hagrid seja novamente julgado culpado.
O livro tem muitos ensinamentos, fala sobre preconceito, amizade, confiança, lealdade. Ele traz situações extremamente hilariantes, outras extremamente tensas. Ele nos conquista com seus personagens absurdamente cativantes, apesar da repulsa por alguns outros (como Draco e sua família e o novo professor de Defesa contra a arte das trevas). Foi ótimo ler e acompanhar esse bruxinho, li quando tinha a mesma idade dele e me identifiquei muito e queria fazer parte desse mundo mágico. Hoje em dia, mesmo mais velha, relendo, ainda o acho encantador. Eu não tenho qualquer crítica a esse livro, mas preciso dizer que dá serie toda, esse é o meu menos preferido. Não vou dizer que é o que eu menos gosto, pois parece que ele é de alguma forma ruim, mas numa escala entre os setes livros ele está em último. Mas esse é apenas um dos livros nessa jornada maravilhosa de Harry que se você não conhece, deve conhecer.

Continuação:
O próximo livro da série é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, espero em breve resenhá-lo aqui.

Um comentário:

  1. Acredita que eu só li o primeiro livro da série
    E já faz muito tempo, mas gostei da resenha
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir