18 de agosto de 2014

Penny Dreadful - 1º temporada


Eu gostei muito desse seriado. Adorei a primeira temporada, tenho muitas coisas boas para falar a respeito dele! Antes de qualquer coisa acho que preciso explicar a ideia central desse seriado, o que é algo muito complicado! Esse seriado tem simplesmente tudo o que você poderia pensar: mitologia, história, personagens de livros, de quadrinhos, tudo em único lugar em um enredo sobrenatural bem incomum. O título se refere aos Penny Dreadfuls, publicações de ficção e terror que eram vendidas na Inglarerra do século 19 (mais ou menos o período no qual se passa o seriado). Eram histórias que custavam um centavo, por isso tinham como apelido "centavos do terror”.
O seriado começa com Vanessa Ives (interpretada por Eva Green), uma mulher enigmativa e com poderes paranormais contratando Ethan Chandler (interpretado por Josh Hartnett lindo demais) para um trabalho, sobre o qual ela dá poucas informações. Ethan é dos Estados Unidos e está apenas de passagem por Londres em um show no qual demonstra sua grande habilidade com armas, e é por isso que Vanessa o contrata, ela precisa de um homem que não tenha medo de atirar. Quando ele chega para o trabalho descobre que ele, Vanessa e Sir Malcolm Murray (interpretado por Timothy Dalton) estão atrás de uma criatura sobrenatural que sequestrou a filha de Sir Malcolm, amiga de infância de Vanessa. Essa busca está apenas no começo e é necessário o envolvimento de diversas outras pessoas, cada uma com seus próprios segredos e mistérios.
Lembra quando eu falei aqui do episódio piloto de Constantine e disse que ele deveria ser um seriado sobrenatural, mas que não causava medo e que tinha efeitos especiais ruins? Bem, Penny Dreadfull é o total oposto de Constantine. Os efeitos são muito bons, a maquiagem é maravilhosa, a produção é impecável, os cenários são condizentes com a época, o figuro é deslumbrante, o jogo de cores valorizam cada cena e a atuação é estupenda. Eu fiquei maravilhada, fiquei com medo, mas principalmente, fique curiosa com muitas coisas (algumas para as quais só devo ter as respostas na próxima temporada)! Mas já alerto que quem tem coração fraco, quem não aguentar ver algumas tripas para fora do corpo ou tenha aracnofobia, esse seriado não será a melhor opção.
Como eu disse, o seriado tem como foco encontrar Mina, a filha perdida de Sir Malcolm, e nessa empreitada muitos personagens se envolvem diretamente com a busca e alguns outros personagens se conectam a esses, e assim desenvolvem-se vários outros focos dentro dessa busca inicial. Vou trazer um pouco de cada personagem para que vocês entendam melhor o enredo, mas sem grandes spoilers!

 Vanessa Ives

Essa personagem nos é apresentada como uma mulher séria, distinta, com certas habilidades paranormais, que está na busca de Mina por essa ser sua amiga de infância. Descobrimos que na verdade ela tem um demônio que a atormenta e que ela trava uma luta constante contra ele, mas que suas habilidades estão sendo úteis na busca por sua amiga. No decorrer da série seu passado é revelado e podemos entender melhor sua relação com Mina, com Sir Malcolm, e como ela já sofreu até hoje. Ela passa por psiquiatras, clínicas de internação e podemos perceber como o tratamento antigamente era ineficaz e doloroso.
Essa atriz foi quem mais me surpreendeu nessa série, sua voz e expressões ficaram de acordo com a personagem que ela interpreta. Acho incrível como em um segundo ela está séria, composta, e no segundo seguinte ele sofre por conta de demônio que a atormenta e ela parece debilitada, machucada, descabelada, uma pessoa completamente diferente. A maquiagem nessa transição é outra coisa que precisa ser elogiada. Além disso, preciso falar do figurino dela porque eu babei em quase todas as roupas que Vanessa usa! O figurino do seriado foi desenvolvido por Gabriella Pescucci, que já trabalhou para vários diretores famosos, incluindo meu adorado Tim Burton. Para desenvolver os figurinos dessa série ela disse ter procurado por obras de arte de franceses impressionistas como Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet, Berthe Morisot and James Tissot; pois os princípios estéticos dessa vertente teriam os valores culturais na Era Vitoriana (período em que a série transcorre).

Pierre Auguste-Renoir, "Woman in a Lace Blouse" (1869).

Berthe Morisot, "Woman at Her Toilette" (1875/80).

Pierre Auguste-Renoir, "La Loge" (1874).

Essa curiosidade a respeito dos figurinos eu descobri na internet no site Indiewire, dou a eles os créditos das três imagens acima.

 Sir Malcolm Murray

Sir Malcolm parece ser um homem desesperado, mas ainda assim um homem bom, que está atrás da sua filha. Entretanto, quando seu passado é revelado percebemos que ele não é tão bom assim. Ele era um homem infiel, que ligava mais para suas viagens do que para a família. Ele parecia adorar sua filha, mas negligência de maneira evidente seu filho, que buscava de todas as formas alcançar a aprovação do pai. Depois de ter seu passado revelado comecei a vê-lo com outros olhos, ele ainda comete muitos deslizes, tem muitas atitudes mesquinhas, até que uma ação boa o salva de meu ódio total – mas ainda estará sobre minuciosa avaliação na próxima temporada.

Ethan Chandler

Quando Ethan aparece pela primeira vez, ele passa a impressão de ser um homem sem profundidade alguma, levando a vida do modo mais fácil possível. Quando o conhece, Vanessa afirma que ele é uma pessoa violenta e profunda que oculta sua verdadeira personalidade. Como essa não é a imagem que ele passa, fiquei com a ideia de que Vanessa havia se enganado, ou de que se houvesse algum segredo escondido seria algo bobo. Na realidade, durante a primeira temporada há algumas sugestões do que poderia ser esse segredo: o fato dele ter fugido dos EUA, aparentemente com alguns problemas com a lei, flashback de cenas de guerra (e fiquei pensando ser algo envolvendo massacre de índios), mas no último episódio da temporada um segredo maior é revelado e o que Vanessa disse faz total sentido. Ele foi um dos personagens que conquistou muitas pessoas e que ainda tem muito a revelar. Li que na próxima temporada teremos mais detalhes sobre seu passado e a relação conturbada com o pai que deixou para trás.

“Who doesn’t love a lost cause?" - Vanessa se dirigindo a Ethan.

 Victor Frankenstein

Eu nunca li o livro Frankenstein.  A minha imagem dele era uma criatura monstruosa, construída a partir de órgãos de diferentes corpos, uma criatura burra, que vi no gibi do penadinho ou na família Adams. Eu achava que essa parte do Victor era totalmente diferente do livro, mas ao ler sobre ele na internet, descobri que é um dos personagens mais fiéis a suas origens literárias. Um cientista, que faz experimentos com corpos, que consegue trazer um homem de volta a vida. Contudo, com medo, ele abandona esse experimento que anos depois o procura e passa a atormentá-lo em busca de uma companheira. O Victor de Penny Dreadful é esse homem fascinado pela vida e morte, pelo momento de transição entre os dois. Essa obsessão de Victor parece extremamente bizarra, mas quando seu passado é explicado suas atitudes passam a ter mais sentido. Devido a suas habilidades como médico ele é contrato por Sir. Malcolm, para que quando Mina for resgatada eles já tenham uma cura, já que ela está se transformando por conta da criatura que a controla.

“Sir. Malcolm: - You have the soul of a poet
Victor: - And the bank account match.”

Dorian Gray

Para quem não sabe Dorian Gray é o nome de um personagem criado por Oscar Wilde, presente em sua obra “O retrato de Dorian Gray”. Eu nunca li esse livro, sei algumas coisas que já ouvi outras pessoas comentarem, que é pintado um retrato de Gray e que este parece estar relacionado ao fato dele nunca envelhecer. De fato há um quadro que Gray guarda em uma sala secreta, mas em nenhum momento dessa primeira temporada nós temos um vislumbre dessa imagem. Dorian é misterioso, primeiro por eu não conhecer muito do livro do qual ele se origina, mas também porque ele tem atitudes muito inesperadas. Ele tem uma perspicácia, uma ar sedutor, parece ser gentil e cortês, e às vezes é tomado por luxúria – as cenas de sexo mais fortes desse seriado são cortesias dele. Uma das coisas que mais gostei foi quando ele começou a se envolver com a Srta. Ives, os diálogos entre os dois são sempre os melhores.

“Vanessa: - Is it poisonous? 
Gray: - Like all the beautiful things, I hope so.”

 Brona Croft

Interpretada por Billie Pipe, Brona é uma personagem com um passado sombrio, que se vê obrigada a fugir e a se prostituir para se sustentar. Ela foge para Londres onde conhece Ethan Chandler e eles começam a ter um relacionamento amoroso. Contudo, esse relacionamento tem os dias contados já que Brona tem tuberculose, uma doença incurável na época. Sinceramente, eu não achava que ela era uma personagem tão relevante, até que algo muito importante acontece no final e fica implícito que ela irá retornar na próxima temporada com um papel de maior destaque.

 Sembene

Interpretado por Danny Sapani, Sembene é um homem africano com marcas de rituais em seu rosto (li na internet que essa é a origem das marcas porque quase nada dele é explicado na série). É um homem de confiança de Sir Malcolm Murray e parece que um já salvou a vida do outro mais de uma vez. Apesar de trabalhar para ele, Sembene não tem receio de dizer o que Sir Malcolm precisa ouvir, ultrapassando uma simples relação de empregador e empregado. Apesar disso, ele é geralmente um personagem quieto, sério e que raramente demonstra emoções. Ele é um exímio lutador (a faca da foto não é só de enfeite) e demonstra conhecer muitas coisas do mundo sobrenatural, já que raramente se espanta com o que vê.

Caliban

Essa criatura foi o primeiro experimento de Victor Frankenstein. Ele acorda em meio a grande dor e sofrimento, seu criador Victor fica assustado e foge deixando-o para traz.  Ele fica no laboratório abandonado e começa a aprender tudo por si, ele aprende a ler graças aos livros e anotações deixadas por seu criador, ele vê como o mundo funciona e como as pessoas podem ser cruéis através de uma janela. Quando finalmente abandona sua zona de conforto ele encontra muita rejeição e maldade, mas também gentileza. A história de Caliban é a mais triste de todas, as pessoas fogem e tem medo dele, e ele percebe que como um ser imortal e feio está destinado a ficar sozinho. Por conta disso ele volta a procurar Frankenstein, o ameaça e exige que ele crie para ele uma noiva imortal, para que ele não passe sua eternidade sozinho. 

Assista ao trailer.

Eu li algumas críticas negativas em relação ao seriado e a principal delas é que ele traz muitos elementos conhecidos (como o que seria o Drácula, Frankstein, Van Helsing), mas não se atêm a essência deles. Eu acho que o produtor tem a total liberdade de casar diferentes elementos e fazer as mudanças que achar necessária. Acho que ele usa esses elementos como uma referência, mas não fica preso a eles e isso traz algo único ao seriado. Além dos atores principais que eu já comentei, há muitas outras referências a personagens conhecidos, como por exemplo, Van Helsing e Mina, personagens do livro Drácula, além de muitas outras que não devo ter percebido.
Para não dizer que eu não tenho nada contra esse seriado eu não gostei da música de abertura, que é bem ruim. As imagens são interessantes, macabras e conectas a história, mas a música é muito lentinha para o meu gosto. Essa série estreou em maio nos EUA e chegou em junho ao Brasil pela HBO. A próxima temporada foi confirmada e tem previsão de estréia para 2015.

5 comentários:

  1. Ando meio parada em assistir séries, até porque meus dias, inclusive fim de semana, estão sendo meio corridos.
    Ainda não assisti nada em séries relacionando ao sobrenatural, mas me interessei por essa série especificamente.

    Valeu pela dica!

    Beijos

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  2. Olá =3.
    Todos sempre falam tão bem desse seriado, eu ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas ele parece ser mesmo muito bacana. Vou tentar ver.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanhei esse seriado conforme saía nos EUA, e adorei!! Estou bem ansioso pra próxima temporada. Espero que eles falem mais do Sembene também.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  4. Eva Green <3 No início estava acompanhando a série, mas apesar de ter gostado muito, parei por um tempo (iniciei uma maratona de Castle). Ler sua postagem apenas aumentou a vontade de voltar o quanto antes.
    Infelizmente quase não conheço os personagens originais, então não posso falar sobre a essência. De qualquer forma, é ótimo ver tantos personagens interessantes mostrados de tal forma.
    Mesmo um pouco atrasado, quando soube que a série foi renovada fiquei bem feliz.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Acompanhei este seriado na HBO gostei bastante, ansiosa para a próxima temporada.
    Muito legal a questão dos figurinos da Vanessa não sabia.
    Eu gostei desta mistura de personagens já existentes para criar uma nova historia, já conhecia a historia deles devido a quantidade de filmes sobre o assunto. Mas os atores e novas historias que esta serie traz são muito legais ... só não gostei do Caliban muito depre e chato. Próxima temporada gostaria de saber mais do Victor e do Ethan.

    Beijos
    Letycia Paixão.

    ResponderExcluir