27 de agosto de 2014

Tartarugas Ninjas

 
Teenage Mutant Ninja Turtle (2014)
Dirigido por Jonathan Liebesman

Eu assistia ao desenho das Tartarugas Ninjas quando era criança e adorava! Contudo, quando fui rever alguns episódios antigos descobri que ele não era tão legal assim (odeio fazer isso, estraga toda a minha infância). O mesmo aconteceu com os filmes, que na época pareciam maravilhosos, mas com a qualidade de produção que temos hoje não tem como não fazer comparações... Apesar disso ainda guardo uma impressão boa e essa sensação de uma infância feliz quando penso neles. Por isso, assim que soube que teríamos um filme novo eu não tive dúvidas de que assistiria no cinema.
Se você quer saber o que eu achei, eu preciso dizer que eu amei! Mas eu não amei tanto o enredo porque ele tinha algumas falhas bem feias, e não foi nada tão espetacular. O que eu amei foi a construção de cada tartaruga, a aparência, a personalidade, as ações, as conversas, a interação entre as quatro.

Roupinha amarela para lembrar o desenho.

O filme começa nos apresentando a jornalista April O’Neil (interpretada por Meg Fox), que infelizmente está presa a trabalhos chatos pela emissora. Sua vontade real é investigar o perigoso Clã Foot e destruí-lo. Em uma dessas investigações ela descobre que há um grupo secreto lutando contra o clã, e ao tentar fotografar esses heróis descobre que eles na verdade não são humanos, eles são tartarugas mutantes. Até esse ponto não teria nada de extraordinário (tirando as tartarugas mutantes, claro), mas acredito que eles ficaram tentando dar um destaque maior para a Megan Fox e ela não apenas descobre sobre esses mutantes, como também se lembra que eles eram seus bichinhos de estimação quando criança! As quatro tartarugas com nomes de pintores da renascença (palavras dela no filme, o que deveria ser um momento de iluminação, mas na verdade é uma cena bem tosca) mais o rato Splinter! Seu pai era um cientista que ela acreditava ter morrido em um acidente de laboratório. Ao encontrar as tartarugas já adultas, ela descobre que na verdade seu pai estava desenvolvendo uma substância que deveria ser capaz de curar qualquer doença, mas quando percebe que seus experimentos seriam usados para fins malignos eles começou a destruir o laboratório e colocou fogo em tudo. A filha dele estava lá e percebendo a confusão salvou tanto as quatro tartarugas quanto o rato e os deixou na boca de um bueiro para que sobrevivessem. Porque o pai coloca fogo no laboratório quando sabe que a filha está lá eu não sei, como a menina não percebe que o pai está louco e tacando fogo em tudo também não. E sinceramente, ela resgata os bichos para deixá-los vivendo no esgoto?
Antes de descobrir que o antigo chefe do seu pai Eric Sax (interpretado por William Fichtner) era malvado, April vai encontrá-lo e conta sobre as tartarugas. Ele então dá um jeito de rastreá-la para encontrar as criaturas. Elas são a última chance de extrair o mutagenio que o pai de April desenvolveu, em posse dele, Sax pode lançar uma substância tóxica pela cidade e lucrar vendendo a cura para o governo. O clã Foot assumiria a autoria pelo ataque e se tornaria ainda mais temida, reafirmando sua posição. É na busca pelo mutagênico e durante as revelações do filme que percebemos umas falhas feias... Lá está o Destruidor invadindo o esgoto e indo atrás das tartarugas para conseguir o que deseja. Primeiro: até achei interessante o novo visual dele, mas achei um pouco exagerado demais todas as lâminas que voam para todos os lados e ainda voltam para o traje! Apesar de ter sido legal a ideia entre algo no estilo samurai e meio robótico... Voltando! Lá está ele no esgoto, a luta começa, ele massacra o mestre Splinter e consegue capturar três das tartarugas, acreditando que matou a outra. O que eu não entendo é porque ele não captura o mestre Splinter também, já que se ele sofreu uma mutação foi por conta das mesmas substâncias que afetaram as tartarugas. Acontece que ele só leva as tartarugas como se elas fossem únicas e afirma que vai extrair até a última gota de sangue para obter o que quer. Eles agem como se fosse super normal um rato mutante, apenas tartarugas mutantes são especiais... Depois, se esse mutagênico é a cura para tudo, porque exatamente ele não cura um simples defeito genético que é a miopia de Donatello (ou os óculos são apenas para incrementar seu visual de nerd?). O filme então segue com as tartarugas lutando para impedir a contaminação da cidade (isso sem que ninguém descubra sobre sua existência).


Depois de todas essas coisas ruins vamos falar das coisas boas! As Tartarugas! No filme temos Pete Ploszek como Leonardo, Alan Ritchson como Raphael, Noel Fisher como Michelangelo e Jeremy Howard como Donatello. Quando as primeiras imagens saíram, muitos ficaram com receio dessa cara de mal, desse corpo grande, e que isso afetaria a essências das tartarugas. Já eu pensei que ficou super legal olhinhos brilham! Sério, eles são tartarugas mutantes e vão ter caras fofinhas? Eles precisam de cara de mal, corpo grande e musculoso (afinal anos de treinamento tem que ter algum resultado), mas ainda assim quando eles querem, eles colocam uma expressão gentil no rosto que casa perfeitamente.


Leonardo é o mais centrado, o líder (ele até tem um rosto que parece ser de alguém mais velho, mais maduro). É ele quem consegue pensar com mais clareza nos momentos de pressão, é ele quem tenta manter o grupo unido e faz o possível para apartar as constantes brigas que surgem entre os quatros.


Raphael é o temperamental. Ele é o mais estourado, o chato, que cobra todos, que bate de frente, que parece querer arrumar briga com todos a todo o momento. Para combinar com essa personalidade forte e explosiva ele é a tartaruga com o maior corpo e a cara de malvado de brinde! Ele fica parecendo esse cara ranzinza a maior parte do tempo, mas confesso que ele me surpreendeu no final e ficou tentador colocá-lo no posto de minha tartaruga preferida (ainda não sei bem qual escolher).


Donatello tem esse jeito de geek, inventor, tipo nerd (voltando ao ponto do óculos). Ele tem um monte de aparatos e bugigangas que carrega consigo. Se você reparar bem, de todas as tartarugas ele é quem tem um porte menor, um rosto magrinho, como se tentassem combinar a ideia de uma tartaruga mutante ninja com a ideia de típico nerd magrela.


Michelangelo é o cômico, o mais extrovertida é  aquele que arranca a risada do público a maior parte do tempo. Uma ou outra piada é chata, quando força o aspecto de “tartaruga ignorante” nele, mas no geral esses momentos passam rápido. Foi nele que vimos o amor das tartarugas por pizza, ele também é louco por garotas, afinal eles são adolescentes (e acredita seriamente que April é sua namorada), adora músicas e em mais de um momento fala sobre o fato dele ser o Mc Mike. 


Falando em música a melhor cena ever é a do elevador! Lá estão eles subindo o prédio, entram no elevador, prontos para chegar ao telhado, enfrentar o Demolidor e salvar a cidade! É quando começa a música ambiente, Michelangelo começa umas batidas e logo as outras vão entrando no ritmo e quando você vê o clima hilário se infiltrou na tensão até então criada (e isso de forma alguma é ruim).

Porque não basta o gif, você tem que ouvir! 

O filme é repleto de cenas de ação, de luta, mas não é tudo corrido que você nem vê o que te acertou. Há uma pausa, você entende todos os elementos no plano e então segue para o ritmo normal. Eu acredito que as cenas de ação, as tartarugas, mais as piadas foram o que salvaram esse filme! Acredito que a Megan Fox e a trama em nada contribuíram, para não dizer que prejudicaram as coisas.Para finalizar, preciso dizer que senti falta da cena clássica onde elas são alvos e para se desviar de um projétil escondem a cabeça dentro do casco! Sem falar que achei estranho o “Cowabunga” porque como via o desenho dublado para mim sempre foi “Santa tartaruga”! Mas ainda assim amei (com todas as ressalvas que já fiz) e recomendo!

3 comentários:

  1. Oi Dudi!!
    Pra falar a verdade, eu tenho medo de tartarugas.
    Sério, elas são assim... umas das poucas espécimes que são primas, parentes ou descendentes dos dinossauros. Então quando eu vejo uma tartaruga, tenho um pouco de medo. kkkkk
    Quando vi o trailer no cinema, por mais que eu saiba que são animações e tal, eu fiquei meio com nojo .. ahhaha não sei porque mas tenho aflição de olhar pra essas tartarugas mutantes mega fortes e urrrrgh, enfim .. nunca fui fã do desenho (e olha que eles ainda tinham uma cara fofinha) kkkkkk

    Beijos,
    Mari Siqueira
    Love Lovers Blog

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flor! Tudo bom?
    Surtei quando vi que Tartarugas Ninjas estaria agora nas telas dos cinemas. Acho que se isso acontecesse quando eu era bem mais nova, quando assistia ao desenho na televisão, teria um infarto, aposto que sim. Fiquei surpresa que a Megan estaria fazendo parte do elenco, mas ela é uma atriz maravilhosa, acho que não tenho que falar mal dela.
    Alguns amigos já assistiram ao filme, mas ainda não sentei e conversei com eles sobre essa nova adaptação, mas tenho certeza que é maravilhosa. Você também gostou e fico mais feliz ainda, querendo dizer que o filme chegou bem próximo de ser fiel! Mal posso esperar pela minha vez.

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou bem a fim de ver esse filme, mas por questões de $$$ vou ver em casa mesmo. Até por que, você já citou vários elementos negativos, e pelo que vi do trailer, não é mais o mesmo TMNT que eu adorava quando pequeno. Deve sim ser um bom filme como um todo, mas com uma outra identidade.
    COMOASSIM eles não se escondem dentro do casco? Poxa... =/

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir