12 de agosto de 2014

Um Caso Perdido

[ótimo]

Eu recomendo: Um Caso Perdido
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record

Sinopse:
Sky foi educada a vida inteira em casa e por conta dos princípios de sua mãe, não pode ter contato com nada tecnológico – nada de tv, celular ou computador. No que seria seu último ano antes da faculdade, ela convence sua mãe a deixá-la a estudar no colégio. Ela já entra no colégio com uma fama de fácil, já que sua melhor e única amiga, troca de namorados com incrível rapidez e sua reputação repercutiu nela. Sky também beija vários meninos, mas nunca foi além, pois não os ama, na verdade, não sente nada a não ser um entorpecimento. Tudo muda quando ela conhece Holder, um aparente caso perdido que faz Sky sentir coisas que achou que jamais seria capaz de sentir. Mas esse rapaz parecer tem um temperamento volátil, e esconde segredos que podem mudar para sempre a vida dela.

Meu cantinho:
Eu achava que a autora havia me surpreendido com a série Slammed e escrito um trabalho maravilhoso, mas isso é porque eu ainda não havia lido Caso Perdido. A autora me espantou a todo o momento, o que aparentemente parece ser superficialidade é envolto em mistérios e traumas profundos; o que parece ser instabilidade na verdade é certeza e proteção; o que parece ser amor na verdade é terror absoluto. Ela construiu personagens extremamente distintos e tão cheio de camadas que as vezes você acha que não suporta um personagem e no momento seguinte, há um reviravolta, e você não consegue não simpatizar com ele. Prepare-se para um livro com aparentemente leveza, mas com medos profundamente enraizados e segredos para todos os lados.
O primeiro personagem que nos é apresentado e Sky. Ela foi adotada por Karen quando ainda era criança. Pouco se lembra do seu passado, apenas que sua mãe morreu, seu pai não conseguiu cuidar dela e a colocou para adoção. Ela não tem nenhuma memória e não faz qualquer questão de lembrar ou procurar por esse pai que lhe abandonou. Sua vida é bem diferente das outras pessoas, pois sua mãe tem um estilo de vida único que impõe a filha: nada de escola, sendo educada em casa, apenas comida saudável (nada de açúcar), nada de aparelhos tecnológicos (ou seja, nada de televisão, celular, computador ou qualquer coisa do gênero), portanto ela não tem perfil em facebook, não sabe mandar um e-mail e só assiste tv quando vai à casa da sua melhor (e única) amiga chamada Six, também sua vizinha. Six é divertida e impulsiva, ela simplesmente adora Sky e faz o possível para ajudá-la, seja contrabandeando chocolate ou lhe mostrando um pouquinho do mundo do qual ela é privada. Sky, com a ajuda de Six, consegue convencer sua mãe a deixar que estude seu último ano no colégio local, antes que tenha que ir para a faculdade. Acontece que Sky já vai começar o colégio com fama de vagabunda graças a sua amizade com Six, as duas ficam com muitos garotos, trocam de namorados toda hora, mas a verdade é que diferente de Six ela nunca avançou nesses relacionamentos e ainda é virgem. Sky não consegue se envolver e sempre que está com alguém tudo o que sente é um entorpecimento, um distanciamento e nada mais. Resumindo: ela não conhece quase nada da realidade do colégio, já tem uma fama ruim, e o pior de tudo: Six tem uma oportunidade de estudar fora e não poderá mais estudar com sua amiga. Ela terá que enfrentar o colégio pela primeira vez na vida e totalmente sozinha.
Acontece que pouco antes das aulas começarem ela conhece Holder, alguém que finalmente desperta nela emoções que ela nunca sentiu. Acontece que ele é estranho, quando Holder aparece achei que ele deveria ser bipolar, depressivo, agressivo, descontrolado. Ele podia ser fofo em alguns momentos, mas no geral eu ficava com medo, pensando que ele iria machucá-la, que ele devia ser um psicopata em potencial que estava perseguindo ela. Ele passa uma imagem de instabilidade total. Quando Six revela que ele saiu do colégio porque espancou um menino que inclusive perdeu a audição em um dos ouvidos, meu medo por Sky apenas aumentou. Então ela começa a frequentar o colégio e ele também está lá. E ele tem gestos preocupados, até atenciosos, mas ainda assim parece não ter o mínimo controle de si em outros momentos. Acontece que eles começam a se envolver, e eles terminam, e voltam. No decorrer da leitura passamos a conhecer um pouco mais do nosso personagem e algumas coisas parecem se tornar justificáveis, mas não todas. Acontece que Holder parece esconder muitos segredos envolvendo a própria Sky. Somado a isso temos várias cenas de sonhos e flashbacks do passado de Sky e então começamos a perceber que algo definitivamente não está certo e a culpa não é de Holder.
Eu não vou revelar os detalhes desse mistério para não dar spoilers. Mas elogio aqui a escritora que pensou em todos os detalhes, ela amarrou muito bem a história e deixou várias outras surpresas guardadas para o leitor. Contudo, aviso que a situação não é leve, haverá assuntos pesados e situações angustiantes e sórdidas. Tanto isso é verdade, que se vocês olharem no verso do livro, acima do código de barras há um aviso de indicação de idade, sendo esse para maiores de 16 anos.
Para finalizar gostaria de dizer que achei muito bacana o sentido do nome do livro “Hopeless” (título original) que é explicado no decorrer da leitura, foi uma sacada bacana, pena que perdemos um pouco isso na hora da tradução. Além disso, descobri que essa série tem alguns contos extras. O primeiro chamado “Best First Kiss” (1.5) é escrito do ponto de vista de Holder, que se segue depois desse livro. Após o segundo livro temos outro conto chamado “Finding Cinderella” (2.5). Ainda não procurei para baixar nem li nenhum dos dois, mas assim que tiver um tempinho procuro para ler e resenho aqui.

Continuação:
O próximo livro da série é Losing Hope. A editora anunciou que ele teria o lançamento no segundo semestre de 2014, muitos acreditam que ele será lançado agora na Bienal. Só resta esperar.

3 comentários:

  1. Oii
    Vale a pena ir na bienal pra conferir a continuação desse livro.
    A história é bem interessante.
    Gosto desse tom de mistério por ela não se lembrar de seu passado e tudo o mais.

    Até mais

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi Dudi,
    Ah meu Deus é a décima resenha que eu leio desse livro e também é positiva!
    Então, claro que deve ser uma história incrível! Ouvi algumas críticas a autora depois da série Slammed, muitos não gostaram do rumo da história e isso me deixou meio reticente. Depois de ler tanta coisa boa sobre Caso Perdido eu acabei conseguindo pedir ele pra Galera Record e ele será minha próxima leitura, espero que antes da Bienal. kkkk


    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou morta de vontade de ler esse livro!
    Principalmente depois desse ótimo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir