31 de agosto de 2014

Verão Cruel

[bom]

Eu recomendo: Verão Cruel
Autora: Alyson Noel
Editora: Novo Século

Sinopse:
Colby finalmente tem tudo o que quer, ela é a melhor amiga de Amanda, conseguiu ficar com Levi e tem a certeza de que seu último ano no colégio será o melhor, agora que é popular e será convidada para todas as festas. O que ela não esperava era que o divórcio dos pais fosse ser tão complicado, as brigas tão constantes e eles fossem mandar ela para longe de tudo isso, mas especificamente para a Grécia. Lá ela vai ficar hospedada com a tia que seus pais sempre se referiram como “maluca”, que não tem tv ou internet, que vive em uma ilha pequena onde nada de interessante acontece. Agora seu futuro corre risco: ela precisa desesperadamente se manter em contato com Amanda e Levi ou tudo aquilo pelo o que batalhou irá por água abaixo.

Meu cantinho:
Assim que comecei a ler não teve como não me lembra de Garoto encontra Garota da Meg Cabot. O livro é escrito no mesmo estilo: através de bilhetes, cartas, e-mails, mensagens pela internet. Verão Cruel é um livro bem fininho, que não tem capítulos, composto por diversos textos em diferentes meios, cada um sendo diferenciado por uma fonte e tamanho diferenciados.
No livro temos Colby, uma menina de 17 anos, meio nerd, comum, que deixou de lado as coisas que gostava, a melhor amiga, tudo para ficar ao lado de Amanda, a garota mais popular do colégio. Ela sabe que agora que tem o posto de melhor amiga de Amanda seu último ano será maravilhoso, ela vai se divertir, vai conhecer as pessoas mais legais, vai ser convidada para todas as festas. Sem falar que agora ela se aproximou de Levi graças a Amanda e ela ainda teve sua primeira vez com ele. Mas tudo corre o risco de ir por água abaixo graças ao divórcio de seus pais. Eles não param de brigar, de gritar, e a separação está sendo mais do que complicada. Buscando afastar a filha deles de toda essa confusão eles decidiram mandar Colby para umas férias forçadas em uma ilha na Grécia com a louca da tia Tally. Acontece que lá não têm shoppings, nem internet, e ficando longe ela corre o risco de ser esquecida por Amanda, sem falar que vai ficar distante de Levi.
Logo de cara eu impliquei com Colby pela infantilidade dela. Ela abandona a melhor amiga para andar com a menina mais popular (de quem ela vivia falando mal) e vive morrendo de medo de ser trocada e esquecida. Ela não pode falar das coisas que realmente gosta se não agrada a Amanda e precisa concordar com ela a todo o momento. Os pais dela estão se separando e tudo o que ela consegue pensar é: nossa, como eles estão estragando a minha vida me afastando de Amanda. Sério, seus pais vivendo esse momento difícil e ela nem liga. Colby tem uma chance única de viajar, de ir para Grécia e ela acha isso o fim do mundo. Sem falar que na sua festa de despedida ela finalmente consegue ficar com o cara lindo pelo qual é apaixonada, chamado Levi, que até então nunca tinha dado bola para ela, e ela simplesmente decide perder sua virgindade com ele.
Ela chega a Grécia e não se dá ao trabalho de conhecer sua tia ou a ilha, ela saí em busca de um cybercafé e é lá que passa a maior parte do tempo. Mandando mensagens para Amanda (que mal lhe dá o trabalhado de responder), mandando mensagem para os pais implorando para voltar, e ela começa um blog chamado “Verão Cruel” para escrever sobre todas as coisas terríveis que está passando longe de casa.
Quando ela conhece Yanni as coisas começam a mudar. Ele é um rapaz bonito, interessante, que obviamente está interessado nela. Ele a leva para conhecer as belas praias, os festivais, experimentar as comidas, faz com que ela passe um tempo a mais com sua tia e o namorado dela. Acontece que assim que ela posta um foto de Yannis no seu blog e a Amanda crítica suas horríveis sandálias, ela logo começa a negar que está saindo com ele, começa a odiar suas roupas, seu sotaque e todas as coisas que antes gostava. E agora Levi está chegando a Grécia em um cruzeiro e ela terá a chance de vê-lo! Logo dá para perceber que essa menina só faz coisas erradas, se deixa facilmente levar pela influência dos outros, não sabe ter opinião própria, não sabe dar valor ao que realmente importa! Ela ainda vai fazer muita coisa errada e quebrar a cara até que finalmente começa a tomar as decisões corretas.
Apesar dessa personagem infantil e muitas vezes irritante eu preciso dizer que o livro traz muitas reflexões interessantes, ao mesmo tempo em que é um livro leve com uma leitura fluída. Eu gostei particularmente do final, não apenas pelo visível amadurecimento de Colby, mas pelo final “não convencional”. Recomendo para quem procura uma leitura leve e rápida, mas sem grandes expectativas.

Volume único.

5 comentários:

  1. Acho legal algumas obras que envolvem bilhetes, cartas e uma comunicação mais à moda antiga.
    Eu não sei se gostaria do livro porque não gosto muito das obras da autora, no gênero. Mas esse parece que chamaria a minha atenção. Pelo menos esse livro chamou

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, se você se irritou com a personagem logo de cara pela infantilidade, eu já me irritei só na resenha hahaha que diabos essa menina tem na cabeça? Nossa, nao entendo o que faz alguem abandonar os melhores amigos só pra virar popular, e o pior é que isso acontece muito na realidade também!
    Ahh que horror, única coisa cruel nesse livro é ela ter a chance de ir pra Grécia e ainda ficar enfezada, como pode?? Ainda bem que no final ela amadurece, mas a vontade de dar uns tapas nela durante o decorrer inteiro do livro deve ser bem difícil de segurar hahahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Escuro" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oi dudiii!
    naaao conhecia o livro, só tinha visto nas suas aquisições e sua resenha me deixou com muuita vontade de ler! :)
    adorei ler Garoto encontra a garota quando era mais novinha, por ser diferente do normal, vai que me encanto com esse tambem?!
    super me atraiu, ainda mais sabendo que é um volume unico... SÓ LANÇAM SÉRIES! hahaha! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  4. Já li resenha sobre esse livro. E adorei a sua também!
    Mega anotado. Adorei o formato do livro da Meg, então acho que vou amar esse livro por esse motivo também! :))
    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho que já li algum livro dessa autora
    Mas de todo jeito, gostei bastante da dica
    não conhecia esse livro e ele me parece ser bem interessante

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir